Qual a rocha mais antiga datada?

Perguntado por: aibrahim . Última atualização: 3 de junho de 2023
4.5 / 5 20 votos

zircão

Fragmento de zircão, datado de 4,4 bilhões de anos, foi encontrado em um rancho na Austrália por pesquisadores da Universidade de Wisconsin. Junte quatro fios de cabelo. Essa é a espessura do fragmento de rocha mais antigo já encontrado na Terra.

As rochas em questão são as Idiwhaa gnaisses de 4,02 bilhões de anos encontradas no Complexo de Gnaisse Acasta do Noroeste do Canadá.

Cientistas podem ter encontrado a rocha intacta mais antiga da Terra — na Lua. Um estudo publicado na revista científica Earth and Planetary Science Letters informa que uma das rochas coletadas pelos astronautas da Apollo 14 em 1971 contém um fragmento da antiga crosta da Terra, de mais de 4,011 bilhões de anos.

tonalitos gnaisses

As rochas mais antigas do nosso país, e também da América do Sul, são tonalitos gnaisses que ficam na região de Serra Caiada, no Rio Grande do Norte, a 100 km de Natal. Há 10 anos essas rochas foram datadas com 3,5 bilhões de anos, nos estágios iniciais da evolução do planeta Terra, período Arqueano.

Basicamente, os solos formam-se a partir do processo de decomposição das rochas de origem, chamadas de rochas mãe.

rochas sedimentares

Já as rochas sedimentares são de formação mais recente: datam das eras Paleozoica, Mesozoica e Cenozoica. Essas rochas formam um verdadeiro capeamento, ou seja, encobrem as rochas magmáticas e as metamórficas quando estas não estão afloradas à superfície da Terra.

Painite

Painite foi considerada a joia preciosa mais rara do planeta pelo Guinness Book of Records de 2005. Até então, havia pouco menos de 25 espécimes conhecidos. Foi descoberta na década de 1950, na Birmânia. É uma pedra que apresenta diferentes tonalidades, dependendo do ângulo de observação, variando do rosa ao castanho.

diamante

O talco é o mineral de menor dureza da escala, por isso, pode ser riscado por qualquer um dos demais. Já o diamante, é o mais duro, sendo assim, risca todos os outros minerais e não pode ser riscado por nenhum deles, apenas por outro diamante.

Visao panorâmica do cinturão de Nuvvuagittuq, ao norte da província de Quebec (Canadá). Nessa formação foram encontradas as rochas mais antigas do planeta, com com 4,28 bilhões de anos (fotos: Science/AAAS).

Os escudos cristalinos ou macicos antigos, são as rochas mais velhas e resistentes da Terra, capazes de resistir à erosão e ao intemperismo. Os escudos cristalinos, que também recebem o nome de maciços antigos, são um tipo de estrutura geológica resistente à erosão e ao intemperismo.

As rochas formam-se a partir da agregação dos minerais durante milhões de anos. Quando há a junção dos minerais, temos a formação de um composto rochoso.

Atualmente, o zircão é tido como o recurso mineral mais antigo da Terra, tendo seu mais antigo pedaço de cristal aproximadamente 4,38 mil milhões de anos.

A Groenlândia possui a evidencia mais antiga deste fenômeno, anteriormente datada em 2,5 bilhões de anos. Núcleo. É a camada mais interna do planeta e representa cerca de 1/3 de toda a massa da Terra. Possui temperaturas altíssimas e acredita-se que seja formado por metais como ferro e níquel, entre outros elementos.

Se para um leigo já é difícil imaginar o que seja um milhão de anos, muito mais intrigante é saber que se pode determinar que uma pedra se formou tanto tempo atrás ou que a Terra tem 4,54 bilhões de anos de idade.

basalto

Entre as rochas mais utilizadas pelo homem, quatro delas se destacam pela elevada importância: o basalto, a argila, a ardósia, o mármore e o granito. O basalto é uma rocha do tipo magmática vulcânica, composta por um elevado número de minerais (como a augita, a magnetita e o quartzo).

basalto

O exemplo mais comum é o basalto. Se o magma sobe através da crosta, mas resfria ainda dentro dela, em grandes profundidades, ele origina uma rocha ígnea plutônica (também chamada de intrusiva). O exemplo mais comum é o granito.

rochas sedimentares

Bacias sedimentares
Essa formação recobre cerca de 60% do território brasileiro. São constituídas de espessas camadas de rochas sedimentares, consequência da intensa deposição de sedimentos de origem marinha, glacial e continental nas partes mais baixas do relevo.

cerca de 3,8 bilhões de anos, as condições na Terra começaram a se estabilizar. O constante bombardeamento por meteoros que até então atormentava o planeta começou a se acalmar, e a água líquida pôde condensar, formando lagos e oceanos. Isso marcou um ponto importante na história do solo.

Vasily Vasil'evich Dokuchaev é geralmente considerado o pai da pedologia, o estudo dos solos no seu ambiente natural. Ele desenvolveu a ciência do solo na Rússia, e foi, talvez, a primeira pessoa a fazer grandes investigações geográficas de diferentes tipos de solo.

A Terra foi formada há aproximadamente 4,6 bilhões de anos, provavelmente como resultado de uma supernova (explosão de uma estrela). Os detritos desta explosão começaram a se unir devido à gravidade, formando o sol.

A classificação dos tipos de rochas, conforme sua gênese, é em ígneas ou magmáticas, metamórficas e sedimentares.