Qual a resposta para Adupé?
Para agradecer podem ser usadas as seguintes expressões: Obrigada(o) : Mo dupé ! / Adupé ! / É séun ! / É sé o !
Como se diz amém no candomblé?
Axé significa "força, poder" mas também é empregada para sacramentar certas frases ditas entre o povo de santo, como por exemplo: Eu digo: - "Eu estou muito bem." Outro responde: -"Axé!" Esse "axé" aí dito equivaleria ao "Amém" do Catolicismo ("que Deus permita").
O que quer dizer Mojuba?
A expressão MOJUBÁ ou EXÚ MOJUBA é uma “saudação de encontro” ou a própria saudação,proveniente do Candomblé convida à compreensão, ao diálogo e a permanência dos encontros.
Como saudar o meu Ori?
O litúrgico é mais simples, saudar Ori todos os dias, passar as mãos na cabeça com delicadeza ao acordar, reconhecer Ori como a parte de Eledunmare em cada um de nós, cantar um belo orin de coração, ser positivo, ser grato, reconhecer Ori como seu Eledá e finalmente: o Bori.
Como agradecer um axé?
Senhor dos meus caminhos, venha sempre me valer. Ainda que me falte tudo, a minha fé nos Orixás vai me levantar! Que o fogo de Xangô limpe o meu caminho, traga justiça e amor. Se fosse fácil, você não teria sido escolhido.
Como é desculpa em Yorùbá?
pedido de desculpas. - Àgò onílé o! - Àgò yà!
Quando falar axé?
A palavra axé é utilizada no contexto das religiões afro-brasileiras, principalmente em cumprimentos. Ela tem sua origem na língua iorubá e significa força de realização, poder e desejo felicidade.
O que significa a expressão Laroye?
A expressão “Laroyê, Exú”, por exemplo, que significa “Salve, mensageiro!”, foi muito utilizada em comentários nas redes sociais após notícias da vitória da Escola de Samba Acadêmicos da Grande Rio no carnaval deste ano.
Como responder motumba?
é um pedido de bênçãos entre os nagôs (língua yorubá) a palavra Motumbá, e a resposta é Motumba Axé.
Como saudar a pomba gira?
Laroyê é a saudação destinada à Pomba Gira, que em português significa "Salve!".
O que quer dizer Laroye na Bíblia?
O que é Laroiê:
Trata-se de um "SALVE!" destinado exclusivamente para um ou mais Exús,seja ele feminino,masculino ou para uma falange inteira. Esta saudação também é utilizada na entrega de oferendas ou como pedido de proteção.
Onde fica o Ori da pessoa?
Espiritualmente, a cabeça como o ponto mais alto (ou superior) do corpo humano representa o Ori, não existe um Orixá que apoie mais o homem do que o seu próprio Ori.
Quem rege meu Ori?
Caso você queira saber realmente qual é o seu Orixá, é preciso conversar com um Pai ou Mãe de Santo. Através do jogo de Búzios eles irão encontrar o seu Orixá de cabeça. Procure um terreiro de sua confiança, participe da comunidade e desenvolva seu caminho espiritual.
Quem rege o meu Ori?
Regido por Iemanjá e Iansã, o Odu Osá mostra que essa é uma pessoa que faz tudo de forma bastante atenciosa e levando em consideração os mínimos detalhes. Gostam de avaliar cuidadosamente tudo ao seu redor antes de agir.
O que significa saudar com axé?
Dentro e fora do contexto religioso, axé é uma saudação utilizada para desejar votos de felicidade e boas energias.
Como agradecer os eres na Umbanda?
Salve os Erês Força pura, verdadeira, Que reluz no céu azul Traga ao nosso lar a paz E a esperança, Zele por todas as crianças. Doces crianças, oh Erês, representantes de Cosme e Damião, Que vossa santa proteção me sirva de consolo e apoio nas horas difíceis.
O que a Oxum gosta?
Quem deseja agradar a Oxum deve lhe oferecer flores de cor amarela, lírios, mel, frutas e alimentos doces. Além desses, podem ser ofertados milho branco, arroz, fava e feijão preto. O prato que mais lhe agrada é o mulukun, que consiste na mistura de feijão fradinho, cebola, sal e camarão.
O que é ya no candomblé?
Iá / Babá: significado das palavras iá do iorubá significa mãe, babá significa pai. Ialorixá / Babalorixá: Mãe ou Pai de Santo. É o posto mais elevado na tradição afro-brasileira. Iaquequerê (mulher): mãe-pequena, segunda sacerdotisa do axé ou da comunidade.
Como se escreve ekedi em yorubá?
Equede (em iorubá: ekedi), ajoiê e macota (makota) são nomes dados de acordo com a nação do candomblé para um cargo feminino de grande valor: a de "zeladora dos orixás". É o equivalente feminino dos ogãs, sendo escolhida e confirmada pelo orixá do terreiro de candomblé.