Qual a responsabilidade dos civis na ditadura?

Perguntado por: aconceicao . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.9 / 5 11 votos

Caracterizada a responsabilidade civil do Estado de reparação ou indenização às vítimas de tortura durante o regime militar, surge outra questão a ser discutida: a incidência da prescrição com relação aos pedidos de condenação da União Federal no pagamento de indenização dos danos morais suportados por decorrência de ...

Os estudantes organizados tiveram um papel político de luta fundamental contra a ditadura militar. Foram às ruas protestar, participar de passeatas, integraram movimentos de luta armada, distribuíram panfletos, lutaram, enfim, contra o sistema repressivo vigente naquele momento.

A luta armada, os movimentos sindicais e estudantis e as ligas camponesas foram os principais movimentos contrários ao regime militar.

A Ditadura Militar ficou marcada por ser um período de exceção, no qual todo tipo de arbitrariedade foi cometido pelo governo em nome da “segurança nacional”. A ditadura ficou marcada pelas prisões arbitrárias, cassações, expurgos, tortura, execuções, desaparecimento de cadáveres e até mesmo por atentados com bombas.

Uma das principais consequências para os Brasileiros durante golpe, foi principalmente marcada pela censura à imprensa e à liberdade de expressão, em seguida, o fim das eleições diretas para presidente, o fechamento do Congresso Nacional, e as práticas de tortura de dissidentes e cassação de direitos civis.

A censura, assim, desempenhou papel fundamental na implantação e na consolidação da ditadura, silenciando uns e servindo a outros. Houve abençoados pela censura que construíram impérios de comunicações.

No período do Regime Militar foram violados direitos e garantias do cidadão brasileiro. Os exemplos evidentes de direitos violados nesse período foi a liberdade de expressão, liberdade em geral, dignidade da pessoa humana, os direitos fundamentais, direitos humanos.

Brasil – A Ditadura MilitarResistências

  • O movimento estudantil. ...
  • Movimentos sindicais. ...
  • Ligas Camponesas. ...
  • A luta armada.

O que é? A resistência civil é uma forma de pessoas comuns lutarem pelos seus direitos, pela liberdade e pela justiça sem recorrer à violência.

Muitos militantes foram presos, torturados, feridos e mortos em confrontos com os militares. Vários dos líderes estudantis acabaram se enveredando pela luta armada, na tentativa de depor o governo. Outros foram obrigados a se exilar.

Votar para presidente. Organizar-se politicamente. Ir a uma roda de capoeira ou frequentar um espaço religioso de matriz africana. Amar quem quiser e exibir publicamente esse afeto.

A repressão à comunidade LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais) e à população negra, as agressões sexuais contra mulheres militantes e o controle social das favelas no período da ditadura militar mostram que as restrições da liberdade foram além do confronto com a militância armada e alcançaram ...

Abaixo listamos alguns dos movimentos sociais mais conhecidos ao redor do mundo:

  1. Movimento Feminista. ...
  2. Movimento Negro. ...
  3. Movimento Estudantil. ...
  4. Movimento Operário (ou trabalhista) ...
  5. Movimento Ambientalista. ...
  6. Movimento LGBTQIA+

Tortura e ausência de direitos humanos
As torturas e assassinatos foram a marca mais violenta do período da ditadura. Pensar em direitos humanos era apenas um sonho. Havia até um manual de como os militares deveriam torturar para extrair confissões, com práticas como choques, afogamentos e sufocamentos.

A ditadura militar agia violentamente contra qualquer pessoa que viesse a se manifestar contra o sistema. Os seus métodos eram agressivos, o que levavam os militares a tomarem uma posição totalmente contra a Declaração Universal dos Direitos Humanos, a qual o Brasil já era signatário nesta época.

Dezenas de assistentes sociais e estudantes de Serviço Social lutaram contra o regime militar e, no auge da ditadura, muitos foram alvos da repressão. Ainda que uma parcela tenha marcado presença no combate à ditadura, “é fato que o grosso da categoria profissional atravessou aqueles anos terríveis sem tugir nem mugir.

O regime ditatorial concretizou tudo aquilo que representa o temor da democracia brasileira, pois censurou todo o contexto de constitucionalismo com as instaurações dos Atos Inconstitucionais, além de ficar marcado na história pelas intervenções, táticas autoritárias e repressão aos cidadãos daquela época.