Qual a religião que tem que raspar a cabeça?

Perguntado por: lporto2 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.7 / 5 11 votos

A assessoria de comunicação da influencer explica à Marie Claire que, dentro do candomblé, raspar a cabeça é uma grande prova do seu amor e devoção ao espírito, é o desprendimento da vaidade, em nome da fé.

As Ekedis são suspensas para a iniciação, não precisando raspar a cabeça em sua preparação para servir aos Orixás”, diz um dos trechos.

Raspar a cabeça é uma prática antiga que aparece nas Escrituras. É algo que apareceu por muitos séculos nas tradições judaicas, e a tradição é citada algumas vezes na Bíblia. Muitas vezes, essa atitude é usada como símbolo de luto e arrependimento, ou como forma de se aproximar de Deus.

O filho de santo deve deixar de comer o que lhe faz mal, concebendo-se depois da iniciação como um corpo cujos sintomas são, ao mesmo tempo, indícios que deixam de atuar em relação ao corpo-objeto da biomedicina.

O Candomblé, é um culto baseado em vários rituais de etnia africana. Já a Umbanda, tem como base: divindades africanas, catolicismo, espiritismo e rituais indígenas.

Terminado esse ritual, começa a preparação para o próximo passo, conhecido como orô. O candidato à iniciação é mantido confinado em um quarto por 21 dias. Ele (ou ela) tem a cabeça raspada e recebe marcas no braço ou na cabeça, geralmente feitas com espinhas de peixe.

A diferença básica é que o candomblé é uma religião que tem uma matriz africana mais forte, ele é um culto, é uma religião que basicamente cultua os Orixás, ele tem uma hierarquia muito bem demarcada e é dividido entre aqueles que incorporam os Orixás e aqueles que são os Ogãs e as Equedes, que são os que dão ...

Já Anitta, segundo o autor, tem uma posição privilegiada no candomblé: "Ela foi 'abençoada'. Funciona assim: no candomblé, existem as chamadas Ekedi, que são como zeladoras dos orixás e têm posições privilegiada no terreiro.

Anitta negou que raspou o cabelo em stories publicados no Instagram na tarde desta terça-feira, 10. A cantora, que segue o candomblé, afirmou: "Eu não brinco com doença. Não tenho vergonha nenhuma da minha religião".

Mesmo sem citar nomes, muitos acreditaram ser uma indireta para Anitta. "Soube que uma cantora 'poderosa' ficou careca há dois meses. Mas não por saúde, e sim por religião. Ela deitou para o santo novamente [sic] e raspou a cabeça.

Essas cobranças são caracterizadas por infortúnios ou acontecimentos desastrosos que acometem a vida do sujeito, com o objetivo de deixá-lo ciente de que os acontecimentos são fruto de uma cobrança do Divino, o qual se mostra desgostoso pelo rumo que a vida do médium está seguindo, compondo uma forma de pedir o retorno ...

Uma teoria difundida é que o cabelo age como uma antena, coletando detalhes do mundo, canalizando energia para partes frontais. Quase comparável a um sexto sentido; muitos acreditam que ele pode ajudar a detectar quando outras pessoas estão mentindo, ou até permitir que preveja as coisas antes que elas aconteçam!

Durante a leitura da Bíblia, existem várias referências ao cabelo. Acredita-se que, para os antigos hebreus, o cabelo representava a força e poder. Em algumas histórias, como a de Sansão, o cabelo é a fonte de poder. Além disso, há evidências de que o uso de véus para cobrir o cabelo era comum entre as mulheres.

O costume de raspar a cabeça vem dos tempos de Buda. Assim ele cancelou o sistema de castas dentro da Ordem. Também significa fim da vaidade, nem um cabelo para se preocupar.