Qual a religião dos francês?

Perguntado por: nramos . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.4 / 5 11 votos

católica

A grande maioria dos franceses é católica e é fato que por menor que seja uma cidade, sempre existirá uma igreja. Mas, geralmente, os mais velhos costumam ser mais religiosos, enquanto os mais jovens estão se distanciando cada vez mais da religião.

Apesar da aparente diversidade religiosa, a população segue basicamente o cristianismo: são cerca de 60 a 70 por cento de católicos e de outros 20 a 30 por cento de evangélicos, segundo a FGV e o Datafolha. Todas as demais religiões não reuniriam mais do que 3 por cento da população.

Nesse período, os revolucionários também atacaram os privilégios do clero por meio da aprovação da Constituição Civil do Clero, em 1790. Essa medida tentou subjugar a Igreja Francesa à autoridade do Estado e contribuiu largamente para que o clero francês aderisse ao esforço contrarrevolucionário.

A grande maioria dos franceses é católica e é fato que por menor que seja uma cidade, sempre existirá uma igreja. Mas, geralmente, os mais velhos costumam ser mais religiosos, enquanto os mais jovens estão se distanciando cada vez mais da religião.

Em relação à vida em sociedade, a cultura francesa é baseada no tripé: “igualdade, fraternidade e liberdade” e gera muita influência, não somente na cultura europeia, mas também em todo o mundo ocidental.

O nome “protestante” provém dos protestos dos cristãos do século XVI contra as práticas da Igreja Católica. Em alguns países, especialmente no Brasil, o termo “protestante” foi substituído por “evangélico”, retirando a conotação polêmica da palavra e dando uma característica mais positiva e universal.

Francês

Outra lei aprovada pelo Estado francês, porém em 2004, foi a que proibiu o uso da burca e outros símbolos religiosos em instituições de ensino, com o fim de afirmar a laicidade no país10.

A seguir, fazemos uma breve descrição de algumas delas, em ordem alfabética.

  • Budismo. O budismo tem aproximadamente 500 milhões de seguidores pelo mundo e foi fundando por Sidarta Gautama, no Nepal, há mais de 2500 anos. ...
  • Candomblé ...
  • Cristianismo. ...
  • Hinduísmo. ...
  • Islamismo. ...
  • Judaísmo.

As razões para o Brasil liderar ranking de países onde mais se acredita em Deus.

Na China dois são os sistemas religiosos que lhe acompanham a história: o Confucionismo e o Taoísmo.

Em 451, Átila, o líder dos hunos invadiu a Gália com a ajuda dos povos francos e visigodos. Adotou vários nomes até que, a partir de 877, foi chamado França. Francos, Burgúndios (Borgonha), Vikings (Normandos) e também Britânicos (Bretões) uniram-se aos gauleses no território que hoje é chamado França.

Em 18 de Brumário do ano VIII (9 de Novembro de 1799), Napoleão toma o poder por meio de um golpe militar e se declara cônsul da França. Esse golpe tem o apoio da burguesia, que enxerga em Napoleão um aliado de seus interesses econômicos. Nesse momento termina a Revolução Francesa.

Herança do século das Luzes, o lema "Liberdade, Igualdade, Fraternidade" é invocado pela primeira vez durante a Revolução Francesa.

Os franceses gostam de ir a exposições, concertos, teatros e cinemas. Na França, a oferta cultural é muito rica. Quando o verão se aproxima, os festivais se multiplicam em todos os cantos do país, o que se mostra uma boa forma de conhecer a cultura local e o lado acolhedor de seu povo.

Cerca da metade da população na Alemanha é cristã.

Na França, sentar-se à mesa e saborear uma boa refeição entre amigos é um ritual sagrado que pode levar horas e horas. Eles não têm pressa alguma de sair, lavar a louça e partir para a próxima atividade, seja ela qual for.

Acostume-se a sempre dizer as palavras mágicas que muitos brasileiros esquecem: bonjour, excuse-moi, s'il vous plaît e merci beaucoup. São palavras que fazem parte do cotidiano e do costume de todos os franceses. E, ao se despedir, não se esqueça de desejar bonne journée.