Qual a religião do escoteiro?

Perguntado por: ipereira . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.2 / 5 11 votos

religião Católica

Na Associação dos Escoteiros de Portugal coexistem muitas orientações religiosas, muito embora a maioria dos seus membros professe a religião Católica.

Sinal Escoteiro
Os três dedos estendidos representam as três partes da Promessa Escoteira.

O Escotismo é um movimento de educação não formal, que complementa os esforços da família, escola e outras instituições e se propõe a oferecer atividades progressivas, atraentes e variadas, respeitando as diferentes fases de desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens, considerando as particularidades do seu ...

O escotismo é uma filosofia de vida que ensina o respeito pela natureza, a tolerância, a igualdade, o companheirismo, a atividade física e a capacidade de superar adversidades.

Se tiver o hábito de fazer as coisas com alegria, raramente encontrará situações difíceis. Um Escoteiros deve colocar a sua honra acima de tudo. Uma dificuldade deixa logo de o ser, assim que te rires dela e a enfrentares. Vale a pena ser bom, mas o melhor é fazer o bem.

O que não muda é a essência do Escotismo. O termo chefe é para definir uma hierarquia dentro do movimento, onde os adultos voluntários são chamados carinhosamente de chefes, mas que atualmente o termo atualizado é considerado Escotista. ...

O lema do escotismo é "Be Prepared" (esteja preparado), contudo no Brasil o mesmo foi adaptado para "Sempre Alerta". Isso significa que o escoteiro deve estar preparado mentalmente, sempre se lembrando de seus valores, e fisicamente, tornando-se ativo, forte e capaz de realizar o que for necessário.

O Escoteiro é obediente e disciplinado. O Escoteiro é alegre e sorri nas dificuldades. O Escoteiro é econômico e respeita o bem alheio. O Escoteiro é limpo de corpo e alma.

A Saudação é próximo ao Sinal Escoteiro, só que deve ser levado a têmpora, com a palma voltada ao chão. A Saudação devem ser realizada pelo escoteiro a outro, pelo menos, na primeira vez que o vê, não há hierarquia o primeiro a ver é o primeiro a saudar.

Baden-Powell adotou esse gesto depois de visitar uma tribo guerreira e ser recepcionado com a mão esquerda pelo chefe da tribo. Ele ouviu a explicação de que ali, eles se cumprimentavam assim pois era necessário largar o escudo, sua única defesa, mostrando ao adversário que deposita nele confiança e lealdade.

Um dos grandes benefícios de ser escoteiro é o aprendizado de valores morais, tais como respeito, honestidade, educação, cordialidade, disciplina e lealdade.

No movimento escoteiro a criança, adolescente ou jovem desenvolve e complementa as atividades desenvolvidas nas escolas, através do desenvolvimento de Atividades Escoteiras. É através do contato com a natureza que se complementam, por exemplo, os conteúdos trabalhados nas aulas de Ciências e Geografia.

O sinal escoteiro é feito com os dedos indicador, médio e anular, da mão direita, estendidos e unidos, mantendo-se o polegar sobre o mínimo. Os três dedos estendidos representam as três partes da Promessa Escoteira.

Para ser um escoteiro é preciso ter pelo menos 6 anos de idade e se apresentar (com os responsáveis) a um grupo próximo a sua região. Em seguida, o interessado será direcionado para uma das divisões que estão de acordo com sua faixa etária.

PERFIS: CARGOS E FUNÇÕES - NÍVEL LOCAL
É o responsável pela liderança da equipe de escotistas de uma Tropa Escoteira. Coordena todas as tarefas educativas, cuidando da aplicação do Método Escoteiro e do desenvolvimento de atividades adequadas para os adolescentes, sendo responsável pela totalidade da gestão.

Como se tornar escoteiro? Para encontrar o grupo escoteiro mais próximo de você, acesse o site escoteiros.org.br e informe seu estado, cidade e bairro. As atividades costumam acontecer aos sábados e os participantes precisam ter entre 6 anos e meio e 21 anos.

O ramo Lobinho (Alcatéia) é o ramo para as crianças de 6,5 a 10 anos de idade de ambos os sexos. O programa educativo e as etapas do lobinho visam os primeiros ensinamentos para a vida no campo, vida em equipe e desenvolvimento da liderança.

Atualmente, existem três modalidades do Escotismo, que se diferenciam somente no foco das atividades, mas preservam os mesmos valores: a Lei e Promessa Escoteira, são fundamentadas pelo Método Escoteiro e Proposta Educativa, mas abordam práticas voltadas para à própria vertente.