Qual a relevância para a empresa de encontrar o seu oceano azul?

Perguntado por: afrutuoso3 . Última atualização: 21 de maio de 2023
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Com o uso da estratégia do Oceano Azul, a empresa consegue se afastar dessa competição e encontrar outros mercados que possam gerar melhores resultados.

O oceano azul desobriga os empreendedores de escolher entre diferenciação (a entrega de valor dos produtos) e otimização de custos. Um dos objetivos dessa estratégia é criar as condições para que a empresa fomente a inovação pelo melhor custo-benefício.

Empresas que navegam no oceano azul

  • Apple. Enquanto a indústria da computação buscava aparelhos cada vez maiores, a Apple criou um espaço de mercado novo com o seu computador doméstico. ...
  • General Motors. ...
  • Azul Linhas Aéreas. ...
  • Netflix. ...
  • Havaianas. ...
  • Cirque du Soleil. ...
  • Casas Bahia. ...
  • Uber.

Quando você já atua em um mercado tradicional, por exemplo, com um público já existente, fazer a transição para o Oceano Azul e promover soluções diferenciadas é uma forma de alavancar os resultados. A partir daí, fidelizar os clientes se torna bem mais simples, e captar a atenção de outros consumidores, também.

Características do oceano azul:
A estratégia não é vencer a concorrência, mas torná-la irrelevante; – Criação de novas demandas; – Fim do trade off entre preço e valor.

A inovação de valor ocorre quando as empresas conseguem combinar inovação e utilidade para os compradores e oferecer preço e custos adequados. Essa combinação foi capaz de tornar a concorrência irrelevante e produzir vantagens competitivas singulares para os empreendedores que as adotaram.

Dentre os benefícios da gestão estratégica, podemos citar: Otimização dos recursos: ao se realizar um planejamento estratégico e acompanhá-lo ao longo do tempo, há significativa otimização dos recursos da empresa.

As estratégias de oceano azul buscam simultaneamente explorar os benefícios do baixo custo e da diferenciação. Os riscos da estratégia do Oceano Azul envolvem a dificuldade para encontrar o mercado certo, entrar no mercado muito cedo, ser muito diferente ou muito novo e não conseguir conquistar a confiança do cliente.

Neste oceano, cada organizações tenta superar concorrentes, para obter uma parcela maior do mercado. À medida em que o espaço de mercado do Oceano Vermelho fica lotado, as perspectivas de lucro e de crescimento vão sendo reduzidas e a competição acirrada torna a água desse oceano “sangrenta”.

O modelo das quatro ações consiste em reduzir, eliminar, elevar e criar atributos pertinentes ao setor para a elaboração de uma nova curva de valor que rompa com o trade-off diferenciação – baixo custo, gerando valor para o mercado e mantendo baixa a estrutura de custos.

A inovação de valor é uma nova maneira de raciocinar sobre a execução da estratégia, que resulta na criação de um novo espaço de mercado e no rompimento com a concorrência(KIM; MAUBOURGNE, 2005, p. 13).

Na metáfora marítima, o oceano azul é um local em que se pode nadar livremente. Já o oceano vermelho, são os mercados saturados em decorrência do sangue derramado nas batalhas entre os concorrentes.

O Cirque du Soleil criou uma barreira aos potenciais entrantes por criar um produto com alto grau de diferenciação. Desta forma, evitando a perda de rentabilidade. Poder de barganha dos clientes, pode ser traduzido como a capacidade de barganha dos clientes para com as empresas do setor.

Conhecer seu público-alvo é indispensável para o sucesso de qualquer negócio. Afinal, apenas compreendendo bem o perfil do seu cliente você será capaz de estabelecer uma comunicação eficiente, definir um planejamento estratégico e desenvolver produtos e serviços para atender às suas necessidades específicas.

Atualmente, as principais estratégias de marketing disponíveis são: outbound marketing; inbound marketing; marketing digital; marketing de Relacionamento; marketing de produto; e endomarketing. Nem todas as estratégias são ideais ou devem ser aplicadas na sua empresa.

Inovação é a criação, transformação e exploração de novas ideias para que elas possam dar forma a um novo jeito de realizar algo. Para além deste conceito, no ambiente empresarial, também está associado à modificação de processos, costumes e atividades com o objetivo de alterar os resultados obtidos.

A Estratégia do Oceano Azul é um guia para ajudar você a navegar por mares com menos competição e maior lucratividade. Os autores pesquisaram o impacto de ideias inovadoras nas indústrias tradicionais e também em empresas como a Tesla Motors e Starbucks.

Os grupos estratégicos podem ser definidos como uma série de empresas competindo dentro de uma indústria com base em combinações similares de estratégias, seja de domínio de mercado ou de alocação de recursos (COOL; SCHENDEL, 1998).

inovação de valor”. Qual é a definição deste conceito? A É o fornecimento de menor valor aos consumidores, com menor impacto possível nos custos.

Os oceanos são porções de água que ocupam as principais e mais amplas depressões do relevo do planeta. Trata-se, portanto, de um imenso conjunto de água misturada com outros elementos, principalmente os sais minerais, e que circunda as áreas formadas pelas terras emersas, o que inclui ilhas e continentes.