Qual a relação entre poesia e arte?

Perguntado por: arebelo . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.8 / 5 15 votos

A poesia reside também nas diferentes manifestações artísticas, e não apenas na literatura: há poesia nas artes plásticas, na fotografia, na música, no teatro e em tudo aquilo onde se deposita a vontade de provocar no leitor ou no espectador uma experiência sensorial.

Segundo os modernistas, a poética na arte é apenas o sentimento subjetivo do artista empregado em sua obra. Não existe uma busca pela Beleza ou por objetivos claros. Existe apenas a expressão única de cada indivíduo, que não busca chegar a nenhum fim, mas apenas sentir emoções.

A POESIA É UMA CRIAÇÃO ARTÍSTICA E PODE ESTAR RELACIONADA COM A LITERATURA, NO ENTANTO, POSSUI UMA ABRANGÊNCIA MAIOR QUE O POEMA. UMA OBRA DE ARTE, POR EXEMPLO, POSSUI POESIA, MAS NÃO É CONSIDERADA UM POEMA. UM POEMA APRESENTA: VERSOS, ESTROFES E PODE APRESENTAR RIMAS.

A importância da poesia
A arte entra exatamente como uma forma de provocar a lógica instaurada. Ela alivia, inspira, motiva e emociona.

A poesia concreta é considerada de vanguarda e tem um caráter experimental. Tem forte apelo aos elementos gráficos e busca a relação entre imagem, palavra e sonoridade. O poema concreto elimina pronomes, preposições e conjunções - geralmente é composto apenas por verbos e substantivos e não tem pontuação.

A poesia como uma forma de arte é anterior à escrita. Os primeiros poemas, datados de antes de Cristo, apenas foram compostos em forma poética para que sua memorização fosse facilitada, assim como sua preservação, visto que a transmissão oral nem sempre o fazia de maneira eficiente.

A principal característica do Concretismo é a geometrização e visualização da linguagem: há uma integração entre o som, a imagem e as palavras, além de uma forte ligação com a música, as artes visuais e o design.

Na lista, Pintura, Escultura, Música, Literatura, Dança e Arquitetura. O Cinema entrou como o sétimo item a partir do “Manifesto das Sete Artes”, escrito pelo intelectual italiano Ricciotto Canudo em 1911 e publicado em 1923.

Arte poética é expressão que remete, em primeiro lugar, para Aristóteles (384-322 a. C.) e para o seu conhecimento tratado sobre a poesia. Ao que se pensa e julga saber, este tratado, composto na parte final da vida ao autor, revela do carácer acromático de importante parte do corpo textual aristotélico.

Para perceber a poética na obra de um artista deve-se observar seus elementos, sejam eles objetos, cores utilizadas, seres vivos, pinturas. Devemos nos atentar também aos detalhes escondidos por baixo dos outros elementos, pois muitos artistas preferem expressar seus sentimentos de forma discreta e subliminar.

Linguagens artísticas são as diversas maneiras de expressões por meio das artes. Que podem ser: música, poesia, dança, teatro, cinema, pintura, desenho, música, dança, cinema, literatura, história em quadrinho, escultura, vídeo game, grafite, fotografia

Sendo um pouco mais específico, um poema é sempre representado no formato de texto, seguindo formas e métricas pré-estabelecidas conforme o estilo literário escolhido. Já as poesias podem ser expressas para além das palavras.

A Poesia é um texto poético, geralmente em verso, que faz parte do gênero literário denominado "lírico". Ela combina palavras, significados e qualidades estéticas. Nela, prevalece a estética da língua sobre o conteúdo, de forma que utiliza de diferentes dispositivos fonéticos, sintáticos e semânticos.

A poesia apresenta a subjetividade do eu lírico e é marcada pela conotação. Poesia é um conteúdo plurissignificativo, já poema é um tipo de estrutura textual. A poesia pode ser escrita em versos ou em forma de prosa. O poema pode ser lírico (conteúdo poético) ou narrativo (conta uma história).