Qual a relação entre os reflexos e as emoções?

Perguntado por: onunes . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 11 votos

Quando sentimos alguma emoção, varias alterações ocorrem em nosso corpo. Boa parte daquilo que conhecemos como emoções envolve comportamentos reflexos, ou seja, relações entre estímulos do ambiente e respostas do organismo.

Reflexo, portanto, é uma relação entre um estímulo e uma resposta, é um tipo específico de interação entre um organismo e seu ambiente. Para compreendermos o que é reflexo, ou seja, uma relação entre estímulo e resposta, é necessário que, antes, saibamos claramente o que é um estímulo e o que é uma resposta.

Mais um fruto da evolução pode ser observado quando há o aprendizado de novos reflexos (MOREIRA & MEDEIROS, 2007). Isso ocorre quando se aprende a reagir de formas diferentes a estímulos novos.

As emoções capturam a atenção e ajudam a memória, tornando-as mais relevantes e claras, a sua ativação ou excitação somática desencadeia vínculos que fortalecem as funções cognitivas, ao contrário do que se pensava no passado.

O refluxo ocorre por uma falha no esfíncter que existe na base do esôfago. Esse esfíncter funciona como uma espécie de válvula, que controla a passagem de materiais nessa região – tanto o que desce para o estômago quanto impedindo os sucos gástricos de subirem.

As três leis do comportamento reflexo

  • Lei da magnitude. A intensidade do estímulo é diretamente proporcional à magnitude da resposta. ...
  • Lei do limiar. Para que uma resposta ocorra, o estímulo precisa alcançar uma intensidade mínima. ...
  • Lei da latência. Latência é o nome dado ao intervalo de tempo entre o estímulo e a resposta.

Os atos reflexos são respostas involuntárias, comandadas pelo SNC (Sistema nervoso central), a determinados estímulos recebidos pelo organismo. São exemplos de atos reflexos a tosse, o espirro, o vômito, a salivação (ao ver um alimento saboroso) e o reflexo patelar.

Significado de Reflexo
adjetivo Que se faz por meio de reflexão; refletido. Que não age diretamente; que se realiza indiretamente: influência reflexa. substantivo masculino Efeito da reflexão da luz, da cor de um corpo em outro. [Figurado] Reprodução atenuada; imitação: é o reflexo do pai.

Os atos reflexos são respostas rápidas e involuntárias, isto é, independentes de nossa vontade, que o nosso corpo produz quando recebe um estímulo. Essa resposta é formada pela própria medula, o que significa dizer que a mensagem gerada pelo estímulo não precisa chegar ao cérebro para que uma resposta seja criada.

Sendo que estímulo é uma parte ou mudança em uma parte do ambiente, e a resposta é uma mudança no organismo. "Em termos técnicos, o reflexo é uma relação entre um estímulo e uma resposta na qual o estímulo elicia a resposta" (Moreira; Medeiros, 2007).

Recapitulando, por condicionamento (associação de estímulos) podemos emparelhar um estímulo neutro a uma resposta automática (semelhante a um reflexo inato), criando uma aprendizagem! Esse tipo de estudo é denominado de pesquisa básica, pois busca apenas entender um fenômeno.

A função das emoções é, principalmente, contribuir com nossa evolução e amadurecimento, evitando alguns riscos, nos afastamento dos mesmos, e assim como para gerar laços com pessoas, locais e situação que nos trazem sensações boas e agradáveis.

“As emoções desempenham um papel crucial no relacionamento com outras pessoas e na manutenção do valor ou da dignidade nas situações sociais. As emoções positivas, como o amor, a alegria, a satisfação e o respeito, tendem a resultar em uma relação próxima, estimulando o vínculo interpessoal.

Conheça as 5 emoções universais

  • Medo. O medo é um mecanismo de proteção que nos mantém vivos. ...
  • Raiva. A raiva excessiva e constante pode ser muito nociva para a sua vida, mas sabia que essa emoção também funciona como um mecanismo de proteção? ...
  • Alegria. ...
  • Nojo. ...
  • Tristeza.

De acordo com o livro “Descobrindo a Psicologia”, de Don e Sandra Hockenbury, uma emoção é um estado psicológico complexo que envolve três componentes diferentes: uma experiência subjetiva, uma resposta fisiológica e uma resposta comportamental ou emocional.