Qual a relação entre o ouvido e o equilíbrio do nosso corpo?

Perguntado por: lapolinario . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 12 votos

O órgão responsável pelo equilíbrio do nosso corpo é a nossa orelha, também chamada de ouvido. No interior de nossa orelha, mais precisamente em nossa orelha interna, há o aparelho vestibular, também conhecido como labirinto, que é formado pelo utrículo, pelo sáculo e pelos canais semicirculares.

A orelha interna também é responsável por outra função além da audição: o equilíbrio. Em seu interior estão localizadas as estruturas responsáveis pela noção de equilíbrio: os vestíbulos e os três canais semicirculares.

O equilíbrio consiste em manter o centro de gravidade (CG) dentro de uma base de suporte que proporcione maior estabilidade nos segmentos corporais, durante situações estáticas e dinâmicas.

A vertigem pode ser de causa: Central, quando se deve a doenças cerebrais, como tumores, doenças degenerativas, acidentes vasculares cerebrais, tóxicos e infeções como meningite, encefalite ou abcessos. Periférica, quando se deve a alterações ao nível do ouvido interno, mais especificamente do sistema vestibular.

Os ouvidos são órgãos muito sensíveis, que, além de permitirem o sentido da audição, são responsáveis pelo equilíbrio do corpo. Dessa forma, é essencial protegê-los, pois, com o envelhecimento natural, eles sofrem uma perda na capacidade funcional, que provoca perdas auditivas.

Os sistemas sensoriais (visual, somato-sensitivo e vestibular) são responsáveis pelo início do processo de construção do equilíbrio corporal humano.

Para o equilíbrio corporal ser mantido é necessário um conjunto de estruturas funcionalmente entrosadas: sistema vestibular, sistema visual, sistema proprioceptivo e o meio ambiente.

Dependendo do comportamento de um objeto após ser retirado de sua posição inicial, podemos classificar seu equilíbrio em três tipos diferentes: estável, instável e indiferente.

As perturbações do equilíbrio podem ser causadas por infecções virais ou bacterianas no ouvido, um ferimento na cabeça ou distúrbios circulatórios que afetam o ouvido interno ou o cérebro . Muitas pessoas experimentam problemas com o seu senso de equilíbrio à medida que envelhecem.

O sistema vestibular exerce um importante papel na manutenção do equilíbrio geral do corpo, sendo constituído por três componentes: um sistema sensorial periférico, denominado aparelho vestibular, um processador central, constituído pelo cerebelo e núcleos vestibulares, e um mecanismo de resposta motora, composto por ...

O equilíbrio estático ocorre em resposta à gravidade e força de reacção ao solo, permitindo que o corpo permaneça na posição desejada, enquanto o equilíbrio dinâmico ocorre em resposta a uma perturbação (alteração sensorial do ambiente envolvente) e permite que o corpo se mova de maneira controlada [12,13].

O equilíbrio é um fator de grande importância para o ser humano, pois sem ele seria difícil ou até impossível a realização de algumas tarefas. Trata-se de habilidades das articulações que as fazem retornar ao seu estágio inicial após a realização de um movimento que provoca instabilidade.

Outras patologias como alterações da pressão arterial, espondilite cervical, doença de Parkinson e diabetes podem ser causa de desequilíbrio.

O que causa tontura?

  • Vertigem Posicional Paroxística Benigna (VPPB)
  • Doença de Menière.
  • Neurite vestibular.
  • Enxaqueca vestibular.

O desequilíbrio é causado por uma região do cérebro responsável por coordenar os movimentos e o equilíbrio. Cerca de 10% das pessoas que têm tonturas recorrentes (labirintite) ou outras tonturas também apresentam enxaqueca vestibular ou enxaqueca vertebrobasilar.

Portanto, para que o corpo mantenha o equilíbrio é necessário que a informação chegue até o cerebelo e, a partir daí, o estímulo à locomoção, dado pelo córtex motor passará pela coordenação do cerebelo e, enfim, chegará aos músculos agonistas e antagonistas, possibilitando uma correta movimentação.