Qual a relação entre Atena e Poseidon?

Perguntado por: igaspar . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 14 votos

A relação entre esses dois personagens está no mito de que houve uma disputa entre eles para ver quem teria a honra de ser reverenciado pelo povo da cidade. Então os deuses ofereceram dádivas à população. Poseidon presenteou os gregos abrindo o solo para que brotasse uma fonte de água.

Considerada uma das três divindades virgens da mitologia grega, Atena nunca se casou, relacionou ou se apaixonou por alguém. Ao lado de Hera e Afrodite, ela era uma das deuses cujas disputas desencadearam a Guerra de Troia.

Atena era filha de Zeus, o principal deus do panteão grego, e a respeito de seu nascimento existem duas versões nos mitos gregos. Uma delas fala que ela era filha de Zeus com Métis, a deusa da saúde e da prudência.

Enquanto Poseidon presenteou os habitantes com uma fonte na Acrópole, Atena lhes entregou uma oliveira, a que os atenienses preferiram, dando a vitória à deusa.

Saga de Poseidon
O Imperador dos Mares travou uma batalha contra Atena pela posse das terras áticas, sendo derrotado e aprisionado pela deusa logo após a Guerra Santa, ocorrida há milhares de anos.

Percy Jackson

Percy Jackson, filho semideus favorito de Poseidon, foi anotado quase como a imagem de seu pai, com o mesmo cabelo preto, olhos verde-mar e aparência pensativa. Percy também herdou a beleza de Poseidon, como confirmado por Hazel em O Filho de Netuno , onde afirmou que Percy tinha a boa aparência de um deus romano".

Posídon era um dos filhos de Cronos e Reia, e, como seus irmãos e irmãs, foi engolido por Cronos ao nascer.

Os gregos acreditavam que Poseidon era casado com uma nereida (conhecida também como ninfa) chamada Anfitrite. O casamento aconteceu depois que ela foi convencida por um golfinho. Do casamento nasceram Tritão, parte homem, parte peixe, e Cimopoleia, uma ninfa.

Atena teve um filho com Hefesto (deus do fogo, da metalurgia e do trabalho) que se chamava Erictônio. Porém, este filho não foi concebido de forma natural, pois Atena era virgem. De acordo com o mito, Atena foi pedir para Hefesto confeccionar armas para ela.

Como mencionado, na mitologia grega, Afrodite era considerada a deusa mais bela e capaz de seduzir tanto homens quanto os deuses.

Seus filhos nascem da mesma maneira que ela, literalmente tornando-os filhos da imaginação. Um dos filhos semideuses mais famosos de Atena seria Dédalo . Como mostrado em A Batalha do Labirinto , ela abençoou seu filho e seu neto Perdix .

Segundo a mitologia grega, Atena nasceu da cabeça de Zeus, o senhor dos deuses e, por isso, era sábia e corajosa. Era filha da primeira esposa de Zeus, a astuciosa Métis, sendo a filha preferida dele.

Ares é considerado um contraste com Atena, que em guerra priorizava a estratégia. Em geral, era acompanhado dos filhos Phodos e Deimos, medo e terror, quando estava em batalha. Sua beleza física e o comportamento sedutor seriam os elementos que atraíram Afrodite, casada com Hefesto.

As armas de Libra são danificadas na tentativa de destruir o suporte principal. Ikki chega ao local e segura Poseidon para que Seiya, Shiryu e Hyoga, com seus ataques combinados, ataquem o suporte principal. Seiya é arremessado contra o pilar e o destrói, salvando Athena.

Até mesmo a forte e implacável deusa da sabedoria. E o seu único ponto fraco durante aquela guerra tinha nome, olhos acinzentados e agora, estava presa no Tártaro. Atena estava preocupada, tanto que resolveu descontar sua raiva em um deus que podia ter evitado a situação.”