Qual a relação entre a poesia de Manoel de Barros e o meio ambiente?

Perguntado por: lleiria5 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 13 votos

O poeta não falava apenas de paisagem, da natureza, de meio ambiente. Ele conseguiu inventar uma linguagem própria, ao mostrar que é possível poetizar a partir de elementos da natureza, das figuras de linguagens (as plantas, as águas, os bichos), dos seres insignificantes, pautado na existência das coisas ínfimas.

Manoel falava da infância como um território de liberdade, e defendia o “criançamento” das palavras, ou seja, revolucionar a linguagem da forma como ela nos é apresentada, e fazer dela cenário de brincadeira.

01 – O que o poeta Manoel de Barros quis dizer ao afirmar que, desde cedo, já queria ser fraseador? Ele quis dizer que desde menino já queria ser poeta.

É por meio do uso dos elementos naturais e o ambiente em que viveu que ele cria em forma de poema, o processo pelo qual a poesia passa para se tornar de fato poesia. Ele eleva a natureza ao nível da palavra. Barros vê a palavra como a própria existência, nela já está o que o poeta precisa o significado.

Livro sobre Nada

Nascido em Cuiabá em 1916, Manoel de Barros estreou em 1937 com o livro “Poemas Concebidos sem Pecado”. Sua obra mais conhecida é o “Livro sobre Nada”, publicado em 1996.

A educação ambiental faz com que o direito ao meio ambiente saia do âmbito normativo e abstrato e passe a ser trabalhado de maneira prática e acessível. Ensinar seu filho a cuidar do próprio lixo reflete uma consciência ambiental consigo e com o planeta.

Para a Educação Ambiental, são inúmeras as possibilidades de se abordar história e lugares de memórias em seus processos, sempre buscando a conexão entre a memória do passado e o meio ambiente que temos hoje.

Entende-se que a Educação Ambiental pode mudar hábitos, transformar a situação do planeta terra e proporcionar uma melhor qualidade de vida para as pessoas. E isso, só se fará com uma prática de educação ambiental, onde cada indivíduo sinta-se responsável em fazer algo para conter o avanço da degradação ambiental.

É próprio da poesia de Manoel de Barros valorizar seres e coisas considerados, em geral, de menor importância no mundo moderno. No poema de Manoel de Barros, essa valorização é expressa por meio da linguagem (A) denotativa, para evidenciar a oposição entre elementos da natureza e da modernidade.

Manoel de Barros - a natureza é sua fonte de inspiração, o pantanal é a sua poesia. "Tenho em mim um sentimento de aldeia e dos primórdios. Eu não caminho para o fim, eu caminho para as origens. Não sei se isso é um gosto literário ou uma coisa genética.

No poema “Os deslimites da palavra”, de Manoel de Barros, é possível encontrar as funções emotiva e poética: Ando muito completo de vazios. Meu órgão de morrer me predomina. Estou sem eternidades.

Manuel Bandeira, em seu poema Poética, produzido em 1930, busca uma libertação estética semelhante ao descrito no Manifesto de 1922 que critica fortemente o engessamento de leis rígidas da criação poética e valoriza o lirismo de libertação, ou seja, liberto das regras das correntes anteriores.

Manoel Wenceslau Leite de Barros (1916-2014) foi um poeta mato-grossense conhecido por transformar “inutilidades” em poesia, ou seja, mostrou que a poesia está nas coisas mais simples e que há beleza onde menos se espera, como em insetos e cacos de vidro.

A poesia de Manoel de Barros filia-se ao projeto da modernidade lírica, uma vez que se pauta na racionalidade excessiva do fazer e na expressão poética do pensamento.

Recursos da linguagem poética, rima, ritmo, métrica, sonoridade e musicalidade. Métrica, ritmo e rima são alguns dos recursos inerentes à linguagem poética.

Além de ter sido poeta, ele estudou Direito e também foi fazendeiro. Ele é autor de livros como Gramática expositiva do chão e O livro das ignorãças. Sua poesia é marcada pela presença de neologismos e desconstrução da linguagem. Também apresenta traços regionalistas e caráter autobiográfico.

Confira: 1 – A poesia contribui para a formação do imaginário, do jogo simbólico e da criatividade. 2 – Poemas expressam a beleza por meio da linguagem literária. 3 – Os poemas contribuem para o desenvolvimento da sensibilidade estética, construindo uma ponte entre a criança, o mundo real e o simbólico.

O meio ambiente não é somente a área florestal longe das cidades, mas sim o espaço em que vivemos. Saber que o meio ambiente é parte integrante do ser humano é vital para entender que a natureza e humanidade devem caminhar harmonicamente. A relação entre homem e natureza não é uma batalha, como muitos pensam.

Em resumo, o meio ambiente engloba todos os elementos vivos e não-vivos que estão relacionados com a vida na Terra. É tudo aquilo que nos cerca, como a água, o solo, a vegetação, o clima, os animais, os seres humanos, dentre outros.

A apropriação do aprendizado de História permite ao aluno, portanto cidadão, o desenvolvimento social, cultural, crítico, científico, tornando os sujeitos de hoje, ainda crianças, futuros homens preparados para enfrentar os meios socioculturais, prontos a assumir suas ambições e responsabilidades como adultos.

A Educação Ambiental contribui para a qualidade de vida quando oferece às pessoas conscientização e atitudes de preservação, onde todos compreendem a importância da utilização correta dos recursos naturais e seu comportamento em sociedade.