Qual a relação entre a gralha azul e o pinhão?

Perguntado por: eferrari . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 12 votos

A gralha-azul alimenta-se de insetos e sementes. Acredita-se que a ave seja responsável pela disseminação das sementes da araucária, já que ela enterra o pinhão para guardar alimento, propiciando o crescimento de novas árvores.

A gralha-azul é uma ave onívora. Se alimenta de frutos diversos, pinhão, ovos e filhotes de outras aves, pequenos vertebrados e invertebrados, e restos de alimentos humanos, como pão.

Segundo uma das versões mais difundidas da lenda, a gralha-azul era uma ave totalmente preta, assim como a maior parte dos corvídeos. Conta-se que, certo dia, a gralha-azul assumiu uma missão divina que a tornaria muito útil e a distinguiria de outros animais da sua espécie no que diz respeito à importância.

Ele morreu cheio de flechas pelo corpo. Diz a lenda que ele se transformou numa araucária e a índia numa gralha-azul e as gotas de sangue que pingaram eram os pinhões que a gralha-azul enterra. As flechas eram os espinhos e o índio, a árvore.

Em vida livre, o pinhão faz parte da alimentação de aves como a gralha-azul e o papagaio-charão. Segundo o veterinário Renan Stadler, as espécies são dispersoras das florestas de araucária.

Araucária

Árvore-símbolo do Paraná, Araucária é a muda mais procurada nos viveiros do Estado. Somente no ano passado foram distribuídas 127.760 mudas da árvore, popularmente conhecida como Pinheiro do Paraná.

gralha-azul

pinhões liberados pela araucária para comer e. algumas vezes estas sementes caem em diversos. locais.

araponga

A araponga foi escolhida como ave símbolo de Santa Catarina, por conta do seu canto metálico que representa o povo trabalhador.

SementeO pinhão é a semente de uma árvore bem brasileira: a Araucaria angustifolia. Na verdade, o fruto do pinheiro é a pinha, onde encontramos a semente, isto é, o pinhão.

Conhecida como a Guardiã dos Mistérios, na verdade é a Guardiã da Origem dos Mistérios, assim dizem os alquimistas dos guaranis. Por sua superatividade, a gralha não pode ser criada em cativeiro.

Quando se sentem ameaçadas por predadores, a Gralha possui um sistema de defesa que avisar a todos os animais por meio de seu canto. Este comportamento é frequente quando elas encontram seu principal predador, qualquer espécie de cobras.

Lenda da araucária
Diz a lenda que o índio se transformou em uma araucária e a índia em uma gralha azul. As gotas de sangue que pingaram eram os pinhões que a gralha azul enterra. As flechas eram os espinhos e o índio a árvore.

Gralha Azul

Gralha Azul – Lenda Paranaense
Era madrugada, o sol não demoraria a nascer e a gralha ainda estava acomodada no galho onde passara a noite, quando acordou com a batida aguda de um machado e o gemido do pinheiro. Era o lenhador golpeando a arvore para transforma-la em tabuas.

As tradições mais fortes vieram dos grupos de imigrantes e as principais manifestações são o Fandango, do Litoral, as Cavalhadas, de Guarapuava, e Congada, da Lapa. As Cavalhadas e Congadas acontecem em datas específicas.

A araucária chegou a ocupar metade do território paranaense. Por isso, se tornou um dos símbolos do estado e ficou conhecida como o pinheiro do paraná.

Os índios a chamavam curi; no comércio internacional, chamam-na de Brazilian pine ou Paraná pine.

Mesmo assim, a araucária aparece muitas vezes ligada à identidade do Sul do país, principalmente do Estado do Paraná. Comumente, a árvore é associada ao frio, ao ambiente seco e de características campestres, como se fizesse parte da Taiga - bioma de árvores coníferas.