Qual a relação entre a China e a Rússia?

Perguntado por: ofigueiroa4 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.9 / 5 20 votos

A Rússia apoia o princípio da integridade territorial da China. Após a adoção pela República Popular da China, em março de 2005, da lei "Sobre o combate à divisão do país", o presidente Putin declarou seu apoio inequívoco a essa lei.

A República Popular da China e os Estados Unidos são parceiros comerciais importantes e têm interesses comuns na prevenção e repressão ao terrorismo e a proliferação nuclear. A China e os Estados Unidos são os maiores parceiros comerciais mútuos, excluindo a União Europeia.

A China vai fortalecer a cooperação com a Rússia de acordo com sua vontade e suas preocupações com a segurança nacional", disse. Muitos analistas acreditam que há algo maior em jogo e veem o conflito na Ucrânia se transformando em uma 'guerra por procuração', ao estilo da Guerra Fria.

Não à “mentalidade da Guerra Fria”
Nesta sexta, a China condenou também as sanções unilaterais impostas a Moscou. “Não são capazes de resolver o conflito, mas de criar novos problemas”, destaca.

As exportações chinesas à Rússia de microchips e outros componentes eletrônicos e matérias-primas, algumas com aplicações militares, têm aumentado desde a invasão de Moscou à Ucrânia, o que complica os esforços dos Estados Unidos e de aliados ocidentais para isolar a economia da Rússia e prejudicar suas forças ...

Enquanto a Rússia dispõe de maior área, a China possui a maior população absoluta do planeta. É possível encontrar países com grande extensão territorial em todos os continentes.

A porção asiática do território russo, além de parte do Cazaquistão, faz fronteira com Mongólia, China e uma estreita faixa da Coreia do Norte. Os Montes Urais fazem as vezes de fronteira física aos continentes europeu e asiático, separando a Rússia em ocidental e oriental.

Brasil e Rússia firmaram Parceria Estratégica em 2002. Na literatura, a ideia de Parceria Estratégica remete a um relacionamento privilegiado e abrangente, o qual também serve como ferramenta para a consecução dos interesses dos Estados e para alterar seu status quo no sistema internacional.

Quem são os principais aliados da China? A República Popular da China e os Estados Unidos são parceiros comerciais importantes e têm interesses comuns na prevenção e repressão ao terrorismo e a proliferação nuclear. A China e os Estados Unidos são os maiores parceiros comerciais mútuos, excluindo a União Europeia.

China. Considerada a maior economia do Brics (Agrupamento Brasil-Rússia-Índia-China-África do Sul), com PIB (Produto Interno Bruto) de 15 trilhões, a China carrega o título de maior economia de exportação do mundo. É, atualmente, o principal parceiro comercial do Brasil.

Aliado prioritário extra-Otan

  • Brasil.
  • Estados Unidos.
  • Finlândia.
  • Otan.

A Rússia é o terceiro maior produtor de petróleo do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da Arábia Saudita. Mais da metade de suas exportações têm a Europa como destino.

O motivo da suspensão são os relatos de "violações e abusos grosseiros e sistemáticos de direitos humanos" por tropas russas invasoras na Ucrânia. Os Estados Unidos anunciaram que pediriam a suspensão da Rússia depois que a Ucrânia acusou tropas russas de matar centenas de civis na cidade de Bucha.

A primeira borracha artificial comercialmente viável foi a resina de polibutadieno, sintetizada pelo método desenvolvido pelo químico russo Sergei Lebedev. Ele obteve os primeiros espécimes de borracha sintética em 1910.

A construção do socialismo chinês recebeu inicialmente um valioso apoio da URSS. A ajuda soviética veio em forma de assessoramento técnico, científico e, principalmente, financeiro. Entre 1950 e 1956, a assistência soviética contribuiu decisivamente para a recuperação e posterior desenvolvimento da economia chinesa.

Em um raro discurso presencial - só feito em momentos estratégicos ao longo da guerra -, Putin disse que: A guerra continuará; Seu país tem "todos os recursos" para seguir lutando; É "impossível" vencer a Rússia no campo de batalha - em uma clara ameaça à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan);

Brasil importou US$ 3,5 bilhões de fertilizantes da Rússia em 2021. A maior dependência comercial do Brasil em relação à Rússia são os adubos e fertilizantes, que representam 62% dos produtos importados daquele país, o principal fornecedor. No ano passado, foram gastos US$ 3,5 bilhões com a compra desses itens.