Qual a relação dos microrganismos e as doenças em seres humanos?

Perguntado por: acurado . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 3 votos

São responsáveis por causar diversas doenças graves no homem, como HIV, febre amarela, caxumba, varíola, entre outras. Podem ser classificados em adenovírus (compostos de DNA), arbovírus (transmitidos aos seres humanos por meio de insetos) e retrovírus (composto de RNA).

Para causar uma infecção, os micro-organismos devem entrar no organismo, mesmo que superficialmente, como na pele. A saber, o local em que eles entram é conhecido como porta de entrada. As principais portas de entrada são: Trato respiratório (boca e nariz), por exemplo, vírus influenza que causa a gripe.

Provavelmente, um dos benefícios mais conhecidos dos microrganismos é a sua capacidade de melhorar a disponibilidade de nutrientes no solo, através da: Decomposição e mineralização da matéria orgânica; Fixação biológica de nitrogênio.

Utilizar a técnica correta. A higiene das mãos pode ser feita com água e sabonete líquido, quando as mãos estiverem visivelmente sujas, ou com preparação alcoólica, quando não estiverem visivelmente sujas. Realizar a higiene de mãos antes de calçar e também na troca das luvas.

O contato inicial com essa microbiota estimula o desenvolvimento das funções do trato gastrointestinal, dos movimentos peristálticos, além de auxiliar na degradação de polissacarídeos e a ocupação desse nicho que impede a colonização por microrganismos patogênicos.

Além de enzimas, os microrganismos são responsáveis pela produção de outros compostos, como os carotenoides, especialmente o betacaroteno, com sua ação antioxidante e potencial de diminuição do risco de doenças cardiovasculares; as estatinas, utilizadas como tratamento para distúrbios do perfil lipídico sanguíneo; e a ...

Resumindo, com a microbiologia foi possível aumentar a qualidade e a expectativa de vida dos seres humanos. Sendo assim, o estudo dos microrganismos foi de extrema importância para descobertas de causas e formas de transmissão de doenças, além de métodos preventivos como vacinas, medicamentos e soros.

Os microrganismos são seres microscópicos e estão em todos os lugares. Contribuem de forma essencial na manutenção do meio ambiente e dos seres vivos. Fazem parte de nosso cotidiano e estão envolvidos em processos como a fermentação, reciclagem da matéria, na fabricação de alimentos e bebidas, medicamentos e vacinas.

Microrganismos ou micro-organismos são seres cuja estrutura só é identificada com a utilização de um microscópio. Esses organismos são estudados na Microbiologia e os principais tipos são: fungos, bactérias, protozoários e algas unicelulares. Além deles, podem existir animais microscópicos, como os ácaros.

constitui o nosso “microbioma”, o nosso ecossistema interno. São milhares de espécies diferentes que convivem conosco, distribuídas em diferentes partes de nosso corpo, como a boca, o nariz, os ouvidos, a garganta. Esses microrganismos tiveram um importante papel na história da evolução.

Microrganismos do solo fazem parte de importantes ciclos de elementos, como o do nitrogênio. Além disso, microrganismos presentes no solo podem promover melhor nutrição das plantas, expandindo seu desenvolvimento radicular e potencializando a absorção de nutrientes.

Entre as principais doenças causadas por vírus estão: gripes e resfriados, hepatites, HIV, dengue, rubéola, varíola, etc. As principais doenças causadas por bactérias são: tuberculose, coqueluche, tétano, sífilis, cólera, pneumonia, dentre outras.

Bactérias decompositoras e saprófitas, juntamente com os fungos, são responsáveis pela reciclagem da matéria orgânica oriunda de organismos mortos e resíduos, como fezes e urina, transformando-a em moléculas de composição mais simples: papel essencial para que os ciclos do nitrogênio e oxigênio sejam desempenhados.

  • Doenças Bacterianas. Existem diversas doenças bacterianas, algumas brandas e outras mais graves,... ...
  • Doenças genéticas. As doenças genéticas estão relacionadas com alterações na sequência de... ...
  • Doenças Psicológicas. ...
  • Doenças sexualmente transmissíveis. ...
  • Micoses. ...
  • Protozooses. ...
  • Verminoses. ...
  • Viroses.

Não é difícil compreender a relação existente entre a ação do homem e o aumento do número de doenças. Poluição das águas, da atmosfera e desmatamento são apenas alguns dos impactos negativos do homem no planeta.

Ao passar pelo furos aquecidos, o ar carregado de fungos, bactérias e microrganismos que causam doenças respiratórias é completamente esterilizado. O processo é contínuo, mas após cerca de 3 horas o ar do ambiente estará completamente limpo, proporcionando vida nova para a sua respiração.

Micro-organismos são seres vivos de tamanho extremamente reduzido, impossíveis de serem percebidos a olho nu. Presentes no planeta há milhões de anos, povoam todas as regiões da Terra de forma complexa e variada. Alguns exemplos de microrganismos bastante conhecidos são as bactérias, vírus, fungos e os protozoários.