Qual a relação dos 4 pilares da educação infantil?

Perguntado por: aevangelista . Última atualização: 30 de abril de 2023
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Os quatro pilares são formados pelo grupo: Aprender a Conhecer, Aprender a Fazer, Aprender a Conviver e Aprender a Ser. Eles são vistos como os principais objetivos da educação para o século XXI e foram criados para nos auxiliar a enfrentar todos os desafios da nossa sociedade.

O professor pode incentivar a prática deste pilar:

  1. Criando atividades práticas para fixar os conteúdos de aula.
  2. Oferecendo opções para a criança praticar a tomada de decisão.
  3. Deixando o aluno ser mediador do conhecimento, promovendo seminários.

5 resposta(s) Os três pilares na Educação Infantil compreende cuidar, educar e brincar. O cuidar se refere ao oferecimento de um espaço seguro, em que os pais poderão confiar suas crianças, com profissionais competentes e capacitados.

Aprender a conviver é um dos princípios propostos e defendidos no relatório da Unesco, elaborado por Jacques Delors. Esse Pilar da Educação tem o intuito de estabelecer entre todos que existe o pensar diferente e que ainda temos muito o que avançar em relação à percepção e a respeito aos interesses da coletividade.

Esta prática propõe ampliar a imaginação e incentivar nas crianças a descoberta do universo da literatura infantil, confrontando realidade e fantasia. Além disso, ela auxilia no desenvolvimento do gosto pela leitura e por histórias, estimulando também o lúdico e o faz de conta.

Aprender a ser. O último dos pilares da educação da Unesco está relacionado ao desenvolvimento assertivo da personalidade do indivíduo, para que suas ações tenham um nível cada vez maior de autonomia, discernimento e responsabilidade pessoal.

Aprender a conhecer
Esse pilar da educação trata, portanto, da necessidade em instruir o indivíduo a buscar, pelos próprios meios, maneiras de descobrir e absorver os mais diversos assuntos. Desta forma ele pode identificar quais instrumentos de aprendizado melhor se encaixam em seu perfil.

Aprender a fazer
Uma das características desse pilar é o movimento, a ação, o colocar me prática, o saber.

Os quatro pilares são o contexto certo para trabalhar na educação, pois sendo onde tudo acontece na vida dos alunos em seu desenvolvimento, desde aprender a falar corretamente a seu caráter, como respeito e ética para a sociedade em que vivemos, os pilares tem o poder de construir nos alunos sua identidade.

Aprender a ser está relacionado com o aprender a conhecer o mundo que nos rodeia e, para que isso aconteça, é fundamental que haja uma educação de qualidade, que não pode prescindir de uma equipe comprometida com a educação, proporcionando assim o desenvolvimento do ser humano, tornando-o capaz de elaborar pensamentos ...

2. Aprender a fazer. É ir além do conhecimento teórico e entrar no setor prático. Aprender a fazer faz com que o ser humano passe a saber lidar com situações de emprego, trabalho em equipe, desenvolvimento coorporativo e valores necessários para cada trabalho.

Quais são os eixos da Educação Infantil?

  • Conviver. Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.
  • Brincar. ...
  • Participar. ...
  • Explorar. ...
  • Expressar. ...
  • Conhecer-se.

Com a nova normativa, a educação infantil passa a ser dividida etariamente (e não necessariamente por unidade, como no ensino fundamental e médio) por: creche, para bebês de 0 a 1 ano e 6 meses; creche, para crianças de 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses; pré-escola, destinada a crianças de 4 a 5 anos e 11 meses.

São eles: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer. Notamos que são todos verbos de ação e poderíamos nos perguntar porque isso acontece.

Aprender a conhecer
Esse pilar é definido no relatório como os meios e o objetivo final do desenvolvimento humano. Aprender a conhecer não significa deter todos o conhecimento em uma só pessoa, e sim, dominar maneiras de como saber estudar um novo assunto.

É fomentando a boa comunicação entre todos os agentes envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. Quando o aluno pode expor suas ideias de forma adequada, buscando uma participação protagonista nos projetos educacionais, ele consegue agir a favor da resolução de um problema.

Saber conviver é a habilidade de aprender a viver junto dos outros, com atitudes solidárias, cooperativas e construtivas, integrando e respeitando as diversidades e desenvolvendo um pensamento mais flexível, criativo e inovador, que leva à realização pessoal, mas também à cooperação, à possibilidade de ser fiel ao ...

Mas qual a finalidade da educação infantil? Seu principal objetivo é promover nos pequenos estudantes o desenvolvimento dos aspectos físico, motor, cognitivo, social e emocional, além de fomentar a exploração, as descobertas e a experimentação.

O principal objetivo da Educação Infantil é o desenvolvimento integral das crianças, ou seja, não apenas o cognitivo, mas também o físico e socioemocionais como também cuidar e educar as crianças ajudando a construir sua identidade.

Este processo envolve aprender e dominar habilidades como sentar, andar, falar, pular, amarrar sapatos, fazer amigos, se comunicar, entre outras. As crianças aprendem essas habilidades, chamadas marcos de desenvolvimento, durante períodos de tempo previsíveis na infância.