Qual a relação do fígado com o colágeno?

Perguntado por: lmeireles3 . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.8 / 5 4 votos

A fibrose hepática é caracterizada pela deposição de fibras de colágeno nos espaços entre as células do fígado. “Esse mecanismo ocorre como uma tentativa do organismo de reparar uma lesão”, explica Pereira.

A diminuição da produção dessa proteína pelo organismo é decorrente do processo de envelhecimento. Por isso, por volta dos 30 anos de idade, podem começar a aparecer os primeiros sinais da falta de colágeno na pele.

Uma dica é prepará-lo com suco de laranja, que é muito rico em vitamina C e, por isso, ajuda o organismo a absorver melhor o colágeno e garantir seus benefícios.

Os melhores alimentos para o fígado são os que possuem vitaminas C e E, ômega 3, carotenos ou flavonoides, como o salmão, castanha-do-pará, alho, brócolis e alcachofra, por exemplo.

As principais formas de desintoxicar o fígado são:

  1. Ingerir alimentos desintoxicantes. ...
  2. Beber sucos detox. ...
  3. Tomar chás detox. ...
  4. Beber água diariamente. ...
  5. Praticar atividade física regularmente. ...
  6. Dormir de 7 a 9 horas por noite. ...
  7. Evitar alimentos inflamatórios.

Quem pode tomar? Tomar colágeno não faz mal e não existem contraindicações para o consumo de colágeno. O suplemento pode ser utilizado por qualquer indivíduo, a partir dos 19 anos. O colágeno é uma proteína longa e fibrosa abundante em mamíferos, responsável por cerca de 30% da massa proteica total do corpo.

Tome o colágeno junto com vitaminas e minerais
As vitaminas atuam como aliadas do tratamento com colágeno hidrolisado, já que colaboram para a absorção da substância pelo corpo e ainda potencializam sua produção. Tomar vitaminas C e E, por exemplo, pode favorecer uma pele mais saudável, assim como zinco e selênio.

A substância é distribuída conforme as necessidades do corpo. Dessa forma, a suplementação auxilia num quadro global, mas não é eficiente quando queremos agir de maneira focada. Por isso, além da suplementação, o melhor é incluir na rotina também outros hábitos: Uso de filtro solar.

A vitamina C ajuda a produzir colágeno e é abundante em frutas como limão e laranja. Manga, kiwi, abacaxi, goiaba e acerola são as frutas tropicais mais indicadas para melhorar a qualidade dessa proteína criada pelo corpo.

É possível estimular a reposição do colágeno perdido ao longo do tempo. Uma das formas é por meio de da aplicação de bioestimuladores. Este procedimento é considerado minimamente invasivo e consiste na aplicação de substâncias tais como o ácido poli-L-láctico e a hidroxiapatita de cálcio.

— A glicação acontece quando moléculas de açúcar (por conta da ingestão excessiva de doces e alimentos que se transformam em glicose, como massa e pães) se misturam com as proteínas e causam uma reação química que destrói as fibras de colágeno e elastina, responsáveis pela sustentação e firmeza da pele.

O colágeno pode ser consumido em qualquer horário e momento do dia, mas a recomendação é para que seja ingerido longe de refeições com grandes quantidades de proteínas como almoço e jantar. A sugestão é ingerir antes de dormir ou no shot matinal, assim o organismo absorve melhor os nutrientes.

E a melhor forma de reposição é o colágeno hidrolisado, em sachê, com bioativos do colágeno tipos I e III, indicados para flacidez, celulite, preenchedor de flacidez, auxiliar no tratamento com botox e tratamentos estéticos.

Como tomar o suplemento de colágeno
É importante seguir as orientações do médico ou nutricionista em relação ao tempo de uso, sendo normalmente indicado o uso por pelo menos 2 meses para que seja possível garantir os benefícios.