Qual a relação da imagem com o ultrassom?

Perguntado por: acurado . Última atualização: 17 de maio de 2023
4 / 5 4 votos

RESUMO - A ultrassonografia é um método de diagnóstico por imagem que fornece informações em tempo real da arquitetura dos órgãos abdominais e pélvicos. As interfaces dos tecidos refletem o som, onde esta reflexão é processada por um computador produzindo uma fotografia ou uma imagem em movimento em um monitor.

Para que serve o ultrassom
Por ser inofensivo, o exame é usado principalmente em crianças e gestantes, seja como parte do pré-natal ou no rastreamento de males em recém-nascidos. Mas não só isso. O teste também é empregado para traçar uma primeira avaliação do estado de órgãos internos, como o fígado e os rins.

A ultrassonografia é um método rápido para determinar de qual nódulo se deve coletar uma amostra para biópsia por aspiração com agulha fina. Por outro lado, o exame de tomografia computadorizada não é restringido pela atenuação do eco e distingue entre nódulos benignos e malignos.

A ultrassonografia é fundamental na obstetrícia, onde é possível observar o feto, a placenta, os ovários, a anatomia do útero, entre outros órgãos. O objetivo desse exame é avaliar o estado de saúde em que o bebê se encontra, determinar o sexo e identificar alterações morfológicas.

Para que servem os exames de imagem? De maneira geral, os exames de imagem servem para estudar áreas internas do organismo, identificando padrões e anormalidades. Dependendo do procedimento, podem fornecer imagens estáticas ou em movimento, a exemplo das ultrassonografias.

Ao contrário da maioria dos exames de diagnóstico por imagem, a ultrassonografia é uma técnica que não emprega radiação ionizante para a formação da imagem. Ela utiliza ondas sonoras de alta frequência, que quando batem em órgãos e tecidos produzem ecos.

Durante o exame, o paciente se deita em uma maca que desliza para dentro do tomógrafo, uma máquina em formato de anel que contém uma fonte de raios-X e um detector. Esse anel gira ao redor do paciente para que a radiação incida em diferentes ângulos, dando origem a cerca de 600 imagens em duas dimensões.

A radiografia é indicada para analisar diversas estruturas do corpo, como ossos, dentes, tórax, trato gastroesofágico etc. Já o exame de raio X contrastado – ou seja, com o uso de contraste – é recomendado para investigações do sistema urinário e digestivo.

Na medicina, o ultrassom é muito utilizado para diagnóstico de doenças cardíacas e em exames preventivos em gestantes. Com o auxílio de um computador, o sistema transmite ondas de ultrassom em todas as direções e detecta o sinal refletido nos diversos tipos de tecidos e ossos.

Alguns dos benefícios comprovados do ultrassom são:

  • aumento da taxa de metabolismo no tecido;
  • aumento do fluxo sanguíneo e da cicatrização tecidual;
  • redução da sensibilidade dos elementos neurais;
  • alívio da dor;
  • redução dos espasmos musculares;
  • aumento da extensibilidade do colágeno.

O exame de imagem gerado por ultrassom é chamado de ultrassonografia, assim como a radiografia, que é a imagem gerada por raio X. Esse exame utiliza uma pequena sonda, chamada de transdutor, e um gel condutor especial que é espalhado sobre a pele.

A Ressonância Magnética é o exame de imagem mais completo que existe atualmente. Com ele os médicos conseguem analisar mais precisamente os tecidos do corpo humano, assim como músculos e outros órgãos. A RM é muito utilizada para estudos neurológicos e para a investigação de tendões, mamas e lesões no fígado.

Veja quais são os principais exames de imagem!

  • Tomografia computadorizada. A tomografia computadorizada é utilizada na emissão de raio-x e oferece uma visão ampla dos tecidos em diferentes dimensões. ...
  • Ressonância magnética. ...
  • Radiografia. ...
  • Mamografia. ...
  • Ultrassonografia.

Ultrassom abdominal

  • Evitar bebidas alcoólicas, refrigerantes, leites e derivados, feijão, repolho, alimentos muito gordurosos, como frituras e processados, ou que aumentem a produção de gases no dia que antecede o exame;
  • Jejum absoluto de no mínimo oito horas;
  • Estar com a bexiga cheia na hora do exame.

Segundo Silva et al (2008), o exame ultrassonográfico é um ótimo meio de diagnóstico auxiliar em pequenos animais com suspeita de nefropatias, mesmo que as doenças renais possam apresentar características ultrassonográficas semelhantes.

Imaginologia são métodos que usam imagem como meio de diagnóstico. Também conhecida como “imagenologia”, tem se destacado na clínica médica por se tratar de um método não invasivo de detecção de patologias.

Tomografia computadorizada
Assim como o exame anterior, a tomografia computadorizada (TC) também se baseia na emissão de feixes de raio X. Contudo, sua realização possibilita uma abrangência mais ampla, permitindo a visualização em múltiplos planos e viabilizando a análise em diferentes dimensões.