Qual a regra para siglas?
As siglas com até três letras são grafadas em maiúsculas: SUS, PFL, DOU, PM, OAB, USP, PUC, MEC, CEP, MP, URH, ME. As siglas com mais de três letras são grafadas apenas com a inicial maiúscula, desde que possam ser pronunciadas como uma palavra.
Como definir siglas?
Sigla é o conjunto de letras iniciais de palavras que são usadas para nomear empresas e organizações, estados, países, entre outros. Exemplos: ONU - Organização das Nações Unidas. FGTS – Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.
Como fazer lista de abreviaturas e siglas ABNT?
Conforme as regras da ABNT, a Lista de Abreviaturas e Siglas formatação deve ser incluída na parte de elementos pré-textuais. Portanto, essa lista – assim como a de ilustração – deve ser inserida depois do Abstract e antes da Introdução da pesquisa. No mais, os elementos da listagem devem ser alinhados à esquerda.
Qual é o correto ATT ou at te?
O uso de "Att." é inadequado para documentos oficiais e e-mails, pois é a abreviação da expressão "in attenttion to", equivalente à "A/C", utilizada para direcionar o documento a um destinatário específico. Segundo a Academia Brasileira de Letras, a abreviação de "Atenciosamente" é "At. te".
Como usar a abreviação de exemplo?
A forma preferível para abreviar a expressão «por exemplo» é p. ex. (com espaço), de acordo com o Novo Prontuário Ortográfico, de J. M. de Castro Pinto, edição da Plátano Editora. A forma e. g., do latim exempli gratia, também está correcta, mas tem o inconveniente de ser menos compreensível para a maioria das pessoas.
Qual a forma correta no padrão brasileiro de usar siglas?
Escreva com todas as letras maiúsculas: siglas com até três letras: PF, BC, ONU, OAB, ILB, DRU, CPI, USP; siglas cujas letras são soletradas: BNDES, INSS, CPMF, CPMI, DNER.
Como colocar siglas No artigo?
A primeira vez que a sigla aparecer no texto deve ser escrita por extenso, seguida da sigla entre parênteses, e não o contrário; 5. É comum que as pessoas não comecem a ler seu artigo a partir da Introdução, portanto, alguns editores recomendam que as siglas sejam apresentadas por extenso em cada nova seção do artigo.
Como fazer a sigla de uma palavra?
A forma mais simples de se fazer a abreviatura de uma palavra é pegar a primeira sílaba dela, acrescentar a primeira letra da segunda sílaba — caso esta seja uma vogal, continue até chegar à próxima consoante — e colocar um ponto final. Gram. Adm. Alg.
Como usar siglas no texto ABNT?
Quando se menciona uma sigla pela primeira vez no texto, deve-se identificar o nome completo a que ela se refere, sempre escrito com a primeira letra de cada palavra em maiúsculo, e citá-la entre parênteses. Exemplo: Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Qual é a diferença entre siglas e abreviaturas?
Sintetizando: A abreviatura tem como objetivo economizar espaço e tempo ao representar parte da palavra como equivalente a um todo; A abreviação é a redução de uma palavra baseada no conceito de economia linguística; A sigla é formada pelas letras iniciais de uma palavra.
Pode abreviar o nome composto?
São abreviados ou não, conforme tabela. quando simples nunca se abrevia; quando composto de duas palavras é abreviado, se necessário, o primeiro nome, colocando sua letra inicial, e o último não se abrevia.
Quando colocar lista de siglas?
Consiste na relação alfabética das abreviaturas e siglas utilizadas no texto, seguidas das palavras ou expressões correspondentes grafadas por extenso. Recomenda-se lista própria para abreviaturas e outra para siglas.
Qual a sigla atual utilizada pela ABNT em suas normas?
NBR é uma sigla usada para representar a expressão Norma Técnica. É um conjunto de normas e regras técnicas relacionadas a documentos, procedimentos ou processos aplicados a empresas ou determinadas situações. Uma NBR é criada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Como colocar lista de siglas no Word?
Vá a Referências > siglas. No painel de siglas, encontre as siglas do seu documento com as suas definições.
O que usar no lugar de atenciosamente?
O ponto final é usado quando se faz a despedida por meio de uma frase toda, acabe ela com a palavra atenciosamente ou não. Exemplos: Agradecendo sua atenção, subscrevo-me cordialmente.