Qual a regra do uso do l no final dos substantivos?

Perguntado por: ecavalcanti . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.4 / 5 19 votos

O "L" é usado quando a sílaba final total é tônica: afinal, legal, moral. No meio das palavras, quase sempre, o "U" tônico em hiato é sempre acentuado, seja no meio ou no fim.

Mensal é um adjetivo, por isso deve concordar com o substantivo a que refere.

Segundo as regras de acentuação da língua portuguesa, as palavras terminadas em /U/ que tem como sílaba tônica a última. não recebem acentos e tem o som de “u” quando pronunciada. Podemos observar esse detalhe nas palavras, urubu, tatu e Aracaju a sílaba mais forte é a última, e todas elas terminam em 'u'.

A formação do plural dos substantivos terminados em -l segue duas regras. Nos substantivos terminados em -al, -el, -ol e -ul há a substituição do -l por -is. Já nos substantivos terminados em -il há a substituição do -l por -s se forem oxítonos e a substituição de -il por -eis se forem paroxítonos.

O plural dos substantivos possui como regra geral o acréscimo de “s”. Existem, no entanto, algumas exceções: 1- Se o substantivo terminar em “y”, precedido de consoante, tira-se o “y” e acrescenta-se “ies”.

A pronúncia do L
Entretanto, ao contrário do O, o L assume a sonoridade do U no final de todas as sílabas em que está presente. Ou seja, ele não tem esse comportamento apenas quando acontece de vir como a última letra em uma palavra. Por causa disso, L tem som de U em “calma” e também na palavra “salmo”.

Anual termina com a vogal "l" uma vez que tem a última sílaba totalmente tônica (a-nu-al). A palavra "anual" tem a última sílaba como tônica (sílaba mais forte da palavra), o que faz dela uma palavra oxítona.

Em cálculo, a Regra de L'Hôpital é um teorema que fornece uma técnica para avaliar limites de formas indeterminadas. A regra diz que, nesses casos, o limite da fração é igual ao limite da derivada do numerador dividida pelo limite da derivada do denominador, supondo funções deriváveis no intervalo de interesse.

No fim: sol, farol, futebol, girassol, lençol, cachecol, anzol, rouxinol, aerossol,...

889 Palavras que terminam em "l", no português, ordenado por número de letras.

“Mau” é sempre um adjetivo usado para descrever algo ou alguém de forma negativa. “Mal”, por sua vez, pode ser um advérbio de modo, um substantivo ou uma conjunção. Como advérbio, a palavra indica que algo não foi bem feito. Na forma de substantivo, refere-se à doença, tristeza ou problemas.

E é aí que podemos ter muitas dúvidas ao escrever. Por exemplo: Aqui no sul, em algumas cidades fala-se “leiti”. Mas, sabemos que a escrita correta é “leitE”, com e.

Abelha: seis letras e cinco fonemas /a/b/e/lh/a/.

Aprendeu na escola primária, e muito bem, que a semivogal u /w/ do grupo qu se pronuncia quando seguida das vogais a ou o, não acontecendo tal quando as vogais que se lhe seguem são o e ou o i. Esta é efectivamente a regra da pronúncia deste grupo.