Qual a regra do peão no xadrez?

Perguntado por: ualbuquerque . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 6 votos

PEÃO: move-se sempre para frente, uma casa por vez, podendo em cada primeira jogada de cada peão escolher mover uma ou duas casas. O peão é a única peça que captura de forma diferente do seu movimento. Sua captura é na diagonal, uma casa por vez.

O peão pode capturar as peças que estão nas suas diagonais a frente, apenas uma casas por vez.

Ao atingir a oitava linha transforma-se em qualquer outra peça, excluindo o rei, movimento chamado de coroação ou promoção; o peão será substituído imediatamente por outra peça: cavalo, bispo, torre ou dama (rainha) e deverá ser removido do tabuleiro, quando promovido, ele não pode ser removido novamente do jogo na ...

As combinações de material insuficiente para xeque-mate são:

  • rei contra rei.
  • rei e bispo contra rei.
  • rei e cavalo contra rei.
  • rei e bispo contra rei e bispo, estando os bispos na mesma cor.

Não existe o sopro. Duas ou mais peças juntas da mesma cor na mesma diagonal não podem ser capturadas. Pedra e dama tem o mesmo valor tanto para capturar quanto para serem capturadas. Pedra captura dama e dama captura pedra.

O peão é a peça de xadrez menos poderosa, mas ele pode ser promovido para qualquer outra peça (exceto o rei).

Natureza e objetivos do jogo de xadrez
Não é permitido deixar ou colocar o seu próprio rei sob ataque, bem como capturar o rei do oponente. O oponente cujo rei sofreu xeque-mate perdeu a partida. 1.3 A partida está empatada se resultar numa posição em que nenhum dos jogadores tem possibilidade de dar xeque-mate.

A Torre, apesar de frágil no início do jogo, é considerada a peça mais poderosa depois da Rainha. O Peão, chamado de Bhata no Chaturanga, representa a infantaria, a linha de frente dos exércitos medievais. É a peça mais fraca e menos valiosa de todo o tabuleiro.

O peão pode andar duas casas na primeira vez que se move. Entretanto, os peões adversários podem capturar o peão que anda duas casas como se este tivesse andado apenas uma casa, caracterizando uma captura en passant.

Rainha

As peças no Xadrez são chamadas de "material" e cada uma delas possui um valor baseado em sua força. A mais poderosa é a Rainha devido ao seu grande poder de ataque.

"Quando o peão alcança a mais distante fileira em relação à sua posição inicial deve ser trocado como parte de uma mesma jogada na mesma casa por uma dama, torre, bispo, ou cavalo da mesma cor do peão. A escolha do jogador não está restrita a peças já capturadas na partida.

Além do básico de cada peça, o xadrez permite ações especiais em algumas situações: o roque, a captura en passant e a promoção do peão. Os três também estão entre os principais movimentos do xadrez.

Um peão não pode ser movido para trás. Quando um avanço inicial de duas casas é feito de forma que coloque o peão horizontalmente adjacente ao peão do adversário, o peão do adversário pode capturar o peão "na passagem" como se fosse movido para frente apenas uma casa em vez de duas, mas apenas no movimento seguinte.

Regras do Xadrez: os movimentos diferenciados

  • Nenhuma peça entre os dois.
  • O Rei não pode estar em xeque.
  • O Rei não pode entrar em xeque ao fazer o Roque.

Nas regras do xadrez moderno, um enxadrista não perde automaticamente quando fica com o Rei solitário e pode continuar jogando. Entretanto, um Rei solitário não pode dar xeque e muito menos xeque-mate, limitando-se portanto a buscar uma situação de empate.

Peão = 1. Cavalo = 3,2. Bispo = 3,33. Torre = 5,1.

Cavalo: movimenta-se sempre em "L",ou seja,duas casas para frente e uma para a esquerda ou direita. O cavalo é a única peça que pode pular sobre as outras, tanto as suas quanto as adversárias.

As peças auxiliares, tanto as minhas como as adversárias, não têm valor intrínseco, servem somente para defender o rei próprio e matar o rei adversário. São instrumentos. Justamente por causa disso podem ser avaliadas. A dama vale dez, a torre vale cinco, o cavalo e o bispo três, e o peão um.

Empate (xadrez)

  • Insuficiência de material.
  • Xeque perpétuo.
  • Empate por afogamento.
  • Comum acordo entre os enxadristas.
  • Repetição de posição.
  • Regra dos 50 lances.