Qual a regra da adição e subtração?

Perguntado por: anunes . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.6 / 5 14 votos

Em resumo: Sinais iguais, soma e conserva o sinal. Sinais diferentes, subtrai e conserva o sinal do maior.

Poderíamos terminar logo: a ordem para realizar as operações é parênteses, potências, multiplicações e divisões e adição e subtração.

Deve-se resolver primeiro a multiplicação ou divisão, ou vice-versa, respeitando a ordem dos elementos. Depois, você resolve as adições e subtrações. Primeiro, resolva as multiplicações e divisões que aparecem, ou vice-versa, respeitando a ordem dos elementos.

Seguindo essa lógica, em qualquer operação matemática você deve começar resolvendo os parênteses, depois os expoentes, em seguida as multiplicações e divisões e por último a adição e a subtração. Quando as operações são do mesmo nível, elas devem ser resolvidas da esquerda para a direita.

Símbolos da matemática - Sinais que articulam as operações

7 + 8é o sinal de somar.
10 - 5é o sinal de subtrair.
2 × 3 2 * 3 2 · 3são os sinais de multiplicar.
8 / 4 8 4 8 ÷ 4são os sinais de dividir.
2 = 2é o sinal de igualdade.

Adição, subtração, multiplicação e divisão são as operações matemáticas básicas. A subtração é a operação inversa da adição, e a divisão é a operação inversa da multiplicação. O resultado de uma adição é a soma, e o resultado de uma subtração é a diferença.

Se em uma expressão numérica aparecer as quatro operações, devemos resolver a multiplicação ou a divisão primeiramente, na ordem em que elas aparecerem e somente depois a adição e a subtração, também na ordem em que aparecerem.

Já a ordem de resolução das operações em si é a seguinte: Primeiro, calcular raízes ou potências, depois, multiplicações ou divisões. e, por fim, adições e subtrações.

Deve -se resolver primeiro a multiplicação ou divisão. Deve-se manter a ordem dos elementos, por exemplo, se vier multiplicação primeiro e depois divisão, você deve resolver primeiro a multiplicação, e vice-versa. E após resolver todas as divisões e multiplicações, você resolve as adições e subtrações.

mais com menos, menos. menos com mais, menos. E menos com menos, mais.

Resumidamente, pode-se dizer que para fazer regra de três na calculadora, basta multiplicar os valores conhecidos e depois dividir pelo valor desconhecido, utilizando as operações básicas de multiplicação e divisão. O resultado final será o valor desconhecido da proporção estabelecida.

A regra de três é uma técnica usada para encontrar uma medida quando conhecemos outras três, desde que essas quatro medidas formem uma proporção. Esse método, conhecido como regra de três, faz uso de alguns conhecimentos importantes: propriedade fundamental das proporções, grandezas e medidas, razões e proporções.

Precedência: um operador possui maior precedência que outro se ele precisar ser analisado antes em todas as expressões sem parênteses que envolverem apenas os dois operadores. Na matemática, na expressão 8 * 2 - 1 , a multiplicação é sempre avaliada antes da subtração, ou seja, ela possui maior precedência.

As Operações Aritméticas Fundamentais são: adição, subtração, multiplicação e divi- são, mas juntaremos a elas outras três: potenciação, radiciação e logaritmação.

Soma de números negativos
Da mesma forma que acontece com os números positivos, como explicamos acima, quando você adiciona números com o mesmo sinal negativo, por exemplo, -3 e -5, o resultado é -8. Grave bem essa frase: sinais iguais na subtração, você mantém o sinal e realiza a soma.

Regra de sinais são os caminhos que devem ser percorridos em um cálculo matemático para alcançar o resultado correto, seja ele positivo ou negativo.

Os número inteiros correspondem aos números positivos, negativos e o 0 (zero). Eles formam um conjunto numérico representado pela letra Z, em referência a palavra alemã Zahlen (números ou algarismos), Z = {... -4, -3, -2, -1, 0, 1, 2, 3, 4...}.

União de Conjuntos
Para representar a união usamos o símbolo U. Exemplo: Dados os conjuntos A = {c, a, r, e, t} e B = {a, e, i, o, u}, represente o conjunto união (A U B).

A letra Q deriva da palavra inglesa quotient, que significa quociente, já que um número racional é um quociente de dois números inteiros. Por exemplo, se a = 6 e b = 2, obtemos o número racional 3,0.

Portanto, a soma de números com sinais iguais constitui ADIÇÃO, e a soma de números de sinais opostos constitui SUBTRAÇÃO.