Qual a regra básica da matemática?

Perguntado por: ejordao . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 18 votos

Deve-se resolver primeiro a multiplicação ou divisão, ou vice-versa, respeitando a ordem dos elementos. Depois, você resolve as adições e subtrações. Primeiro, resolva as multiplicações e divisões que aparecem, ou vice-versa, respeitando a ordem dos elementos.

Já a ordem de resolução das operações em si é a seguinte: Primeiro, calcular raízes ou potências, depois, multiplicações ou divisões. e, por fim, adições e subtrações.

No caso da Matemática para o Ensino Fundamental, por exemplo, há cinco unidades temáticas, a saber: 1) Números, 2) Álgebra, 3) Geometria, 4) Grandezas e Medidas e 5) Probabilidade e Estatística.

Resumidamente, pode-se dizer que para fazer regra de três na calculadora, basta multiplicar os valores conhecidos e depois dividir pelo valor desconhecido, utilizando as operações básicas de multiplicação e divisão. O resultado final será o valor desconhecido da proporção estabelecida.

A regra de três simples é uma ferramenta utilizada na resolução de problemas envolvendo duas grandezas proporcionais. A regra de três simples pode ser de duas maneiras: direta, quando as grandezas envolvidas são diretamente proporcionais; inversa, quando as grandezas envolvidas são inversamente proporcionais.

As Operações Aritméticas Fundamentais são: adição, subtração, multiplicação e divi- são, mas juntaremos a elas outras três: potenciação, radiciação e logaritmação.

Seguindo essa lógica, em qualquer operação matemática você deve começar resolvendo os parênteses, depois os expoentes, em seguida as multiplicações e divisões e por último a adição e a subtração. Quando as operações são do mesmo nível, elas devem ser resolvidas da esquerda para a direita.

Se em uma expressão numérica aparecer as quatro operações, devemos resolver a multiplicação ou a divisão primeiramente, na ordem em que elas aparecerem e somente depois a adição e a subtração, também na ordem em que aparecerem.

Deve-se manter a ordem dos elementos, por exemplo, se vier multiplicação primeiro e depois divisão, você deve resolver primeiro a multiplicação, e vice-versa. E após resolver todas as divisões e multiplicações, você resolve as adições e subtrações.

1º passo: resolvemos a operação dentro dos parênteses. 2º passo: resolvemos as operações dentro dos colchetes, começando pela multiplicação e, depois, a adição. 3º passo: resolvemos a multiplicação dentro das chaves. 4º passo: resolvemos a última operação, que é a divisão.

1º: organize a operação identificando o dividendo e o divisor; 2º: encontre um número que multiplicado pelo divisor seja igual ou próximo ao dividendo; 3º caso o número seja menor que o dividendo subtraia um pelo outro e continue a divisão com o resto até que não haja mais nenhum número para continuar a divisão.

As noções matemáticas (contagem, relações quantitativas e espaciais etc.) são construídas pelas crianças a partir das experiências proporcionadas pelas interações com o meio, pelo intercâmbio com outras pessoas que possuem interesses, conhecimentos e necessidades que podem ser compartilhados.

A dica mais importante para estudar matemática para concurso público é criar o hábito de resolver exercícios. Comece pelos tópicos mais básicos, mas tenha sempre como guia o conteúdo publicado no edital ou um material para concurso. Evite usar calculadora durante os estudos, pois você não poderá usar na hora da prova.

Para facilitar o aprendizado, a matemática é subdividida em aritmética, álgebra, trigonometria e geometria.

A regra de três é uma técnica utilizada para encontrar um valor não identificado usando a relação entre os valores identificados em um problema. Ela pode ser simples ou composta, dependendo da quantidade de valores existentes.

– Se uma grandeza diminui e a outra também diminui, serão diretamente proporcionais; – Se uma grandeza aumenta enquanto a outra diminui, serão inversamente proporcionais; – Se uma grandeza diminui enquanto a outra aumenta, serão inversamente proporcionais.

A regra de três só pode ser usada quando as grandezas relacionadas forem proporcionais, ou seja, se uma delas aumentar ou diminuir na mesma proporção que a outra. Essas grandezas podem ser diretamente proporcionais ou inversamente proporcionais.