Qual a região mais rica da Índia?

Perguntado por: acamilo . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 15 votos

Quanto a economia, Maarastra é o estado mais desenvolvido do país, sendo responsável por cerca de 23% do Produto Interno Bruto Nominal (PIB) da Índia (cerca de US$225 bilhões) em 2010, e cerca de 25% da atividades financeiras realizadas no país.

Kerala

Outros indicativos também chamam a atenção: Kerala é considerado o estado mais limpo da Índia, com os menores níveis de corrupção, mortalidade infantil e analfabetismo.

A maioria da sua população vive na zona rural. A economia indiana é essencialmente primária, concentrada nas atividades agrícolas e na exploração de recursos minerais. O PIB do país é um dos maiores do mundo, mas a renda per capita é baixa.

Bihar

Bihar é uma das comunidades mais miseráveis do país, onde ainda prevalece o discriminatório sistema de castas. O rato sobe pelo braço de Phekan Manjhi, que luta até conseguir matar, com um pedaço de pau, o roedor.

Chandigarh, uma cidade

Chandigarh, uma cidade atípica na Índia desenhada pelo arquiteto suíço Le Corbusier e considerada a cidade mais limpa do país, mostra hoje orgulhosa um imenso jardim de resíduos como principal atração turística.

O país abrigava 156 mil milionários em 2013, e esse número pode chegar a 358 mil em 2018, segundo a WealthInsight, uma empresa global que segue os movimentos dos indivíduos mais ricos do mundo.

Algumas castas altas indianas se converteram ao islamismo e se tornaram parte do governo dos sultanatos e do império Mogol, passando também a ser chamados de Ashraf (nobres).

Segundo levantamento do Ministério das Relações Exteriores, apenas 506 brasileiros vivem na Índia, o que reforça ainda mais a relevância de cada uma dessas pessoas em contar para os amigos no Brasil como é a vida no país.

Goa foi a capital do Estado português na Índia e as suas principais cidades são Vasco da Gama, Pangim, Margão e Mapuçá. A ocupação portuguesa começou em 1510 e as terras foram abandonadas em 1961.

Hoje a Índia se destaca na produção industrial de tecnologia de ponta, pois é grande produtora de eletroeletrônicos, agroindustriais, informática (maior produtora de softwares do mundo), biotecnologia. Tais produtos concorrem diretamente com as indústrias de países desenvolvidos.

Morar na Índia pode ser uma grande experiência ou um desafio para quem não estiver aberto e disposto a conhecer uma nova cultura e tradições, bem diferente da acidental. O país asiático é o segundo mais populoso do mundo e a vida caótica e agitada são destaques dos grandes centros urbanos.

A Índia é um dos países mais poluídos do mundo, perdendo apenas para Bangladesh, que perderá quase sete anos de expectativa de vida devido à poluição do ar. Também da região do sul da Ásia, Nepal (4,1 anos) e Paquistão (3,8 anos) são outras nações fortemente afetadas.

A maioria dos seus habitantes vive da agricultura de subsistência. Os produtos agrícolas mais importantes são: arroz, trigo, algodão, chá, cana-de-açúcar, juta, sementes oleaginosas, especiarias, legumes e verduras.

Entre os principais problemas demográficos, destacam-se as altas taxas de mortalidade e os elevados índices de analfabetismo. A cada 100 crianças que nascem, cerca de 60 morrem durante o nascimento; a cada 100 habitantes, 43 não sabem ler.