Qual a região do Brasil que mais lê?

Perguntado por: acurado . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.4 / 5 17 votos

Nordeste

A pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, do Instituto pró-livro (IPL), realizada em parceria com o Itaú Cultural, mostra o índice das capitais que mais leram em 2019. O estudo apontou que cinco das 10 capitais ficam no Nordeste.

A Bíblia

A Bíblia é apontada como o tipo de livro mais lido pelos entrevistados e também como o mais marcante. Esta é a 5ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Instituto Pró Livro em parceria com o Itaú Cultural.

A Índia encabeça a lista, com uma média de 10,7 horas semanais de leitura por habitante. Em seguida temos a Tailândia (9,4 horas semanais), China (8h), Filipinas (7,6h) e Egito (7,5h). O Brasil aparece em 27º, com uma média semanal de 5,2 horas de leitura por habitante.

Em uma comparação média com outros países, o brasileiro costuma ler somente cerca de quatro livros por ano, enquanto o canadense lê 12, o que indica um índice de leitura bem abaixo da média.

Ao analisarmos as notas, vemos que 50% dos brasileiros tem resultados nível 1 em leitura. Em uma escala de 1 a 6, 1 é o pior índice de desempenho e 6 é o melhor. Esses dados evidenciam que a compreensão média do brasileiro é literal e tende a se restringir a frases curtas.

No Brasil, o hábito de leitura diminui conforme a idade. De acordo com a última edição da Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Instituto Pró-Livro em 2019, 71% das crianças entre 5 e 10 anos de idade são consideradas leitoras e 81% na faixa etária de 11 a 13 anos.

  • Mato Grosso
  • Bahia
  • Minas Gerais
  • Paraná
  • Goiás
  • Santa Catarina

Retratos da leitura no Brasil.
[RLB 1] Disponível em: < http://www.snel.org.br/dados-do-setor/retratos-da-leitura-no-brasil/pesquisa-de-2001/>. Acesso em: 6 abr. 2018.

James Saigg Bauer

As inscrições para o evento podem ser realizadas via WhatsApp: (48) 99173-1202. Considerado o leitor mais rápido do mundo pelo livro dos recordes, James Saigg Bauer, 42 anos, é brasileiro, natural de São Paulo e reside em Brasília.

15 livros mais lidos do mundo: “Bíblia Sagrada” – Vários autores. “Dom Quixote” – Miguel de Cervantes. “O Alquimista” – Paulo Coelho. “O Senhor dos Anéis” – J.R.R. Tolkien.

No Brasil, 44% da população não lê e 30% nunca comprou um livro, diz Rafael Guimaraens.

a Índia

O país que mais lê no mundo é a Índia, que ocupa essa distinção desde 2005. Os indianos dedicam, em média, 10 horas e 42 minutos semanais para ler. Os seguintes três postos também são ocupados por países da Ásia: Tailândia, China e Filipinas. Já o quinto é, notavelmente, o Egito.

Como se chama uma pessoa que lê muito? Popularmente, denominamos de "bibliófilo" aquele que costumar ler com muita frequência. O historiador português João José Alves Dias define um bibliófilo simplesmente como "aquele que ama os livros". Qual o efeito da leitura no cérebro?

Ben-Hur: Uma História dos Tempos de Cristo, de Lew Wallace – mais de 30 milhões de cópias vendidas. "Ben-Hur: Uma História dos Tempos de Cristo" é um romance histórico escrito pelo autor americano e general Lew Wallace.

Da baixa renda de parcela populacional expressiva ao desrespeito à Constituição, são muitas as causas do pífio índice de leitura no Brasil. Entretanto, o problema não tem apenas origem social ou referente ao preço dos livros, pois também nas classes média e alta -se pouco.

A pesquisa Retratos da Leitura no Brasil indica a falta de domínio da habilidade de leitura como um dos principais desafios para a formação de leitores. “Não ter paciência para ler” e “ler muito devagar” estão entre as principais dificuldades apontadas, citadas por 24% e 20% dos entrevistados, respectivamente.

O país que mais lê no mundo é a Índia, que ocupa essa distinção desde 2005. Os indianos dedicam, em média, 10 horas e 42 minutos semanais para ler. Os seguintes três postos também são ocupados por países da Ásia: Tailândia, China e Filipinas. Já o quinto é, notavelmente, o Egito.

Pensando nisso, separamos os quatro principais tipos de leitura que existem. Confira! Esses diferentes níveis foram apresentados pelo grande intelectual americano Mortimer Adler em sua obra 'Como Ler Livros'. São eles os seguintes: leitura elementar, leitura inspecional, leitura analítica e leitura sintópica.

São eles os seguintes: leitura elementar, leitura inspecional, leitura analítica e leitura sintópica. Vamos apresentá-los! O primeiro nível é denominado leitura elementar, e compreende o processo de alfabetização funcional. É a capacidade de juntar sílabas, compreender frases e palavras e identificar as informações.

"Os jovens estão desenvolvendo uma impaciência cognitiva que não favorece a leitura crítica. Deixamos de estar profundamente engajados no que estamos lendo, o que torna mais improvável que sejamos transportados para um entendimento real dos sentimentos e pensamentos de outra pessoa", pontua.