Qual a região de Minas Gerais que mais chove?

Perguntado por: imonteiro . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.5 / 5 9 votos

As regiões de maiores incidências de chuvas de alta intensidade são o Triângulo Mineiro, Região Metropolitana de Belo Horizonte, Vale do Rio Doce e Zona da Mata. Dentre essas, apenas a região do Triângulo Mineiro não apresenta relevo acidentado.

Montalvânia fica no semiárido mineiro
São 180 dias sem precipitação.

A estação chuvosa em Minas Gerais, assim como, em toda a Região Sudeste, ocorre entre os meses de outubro a março, porém as primeiras pancadas de chuva, normalmente ocorrem na segunda quinzena de setembro, evidenciando o declínio da estação seca.

São Lourenço da Mata, em Pernambuco, com 3.386 mm.

Em Minas Gerais, Juiz de Fora ocupa a 3ª posição no ranking. O município só fica atrás de Ouro Preto e Ipatinga. Em relação ao Brasil, a cidade está na 14ª localidade com mais áreas de risco.

Pancadas de chuva à tarde e à noite. Alta probabilid. Sol com algumas nuvens. Não chove.

Previsão do tempo em Minas
Céu nublado com pancadas de chuva e trovoadas no Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Oeste e Zona da Mata. Nas demais regiões do estado, céu nublado a parcialmente nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas.

Maria da Fé
Maria da Fé é uma linda cidade do Sul de Minas que atrai turistas de todos os cantos do Brasil para viagens e passeios para curtir o frio. De acordo com os principais institutos de meteorologia do país, o município é considerado o mais gelado do Estado e por isso, atrai fãs do clima de inverno.

Monte Verde, Caldas, Maria da Fé, Patrocínio e Bambuí estão entre cidades que registraram as menores temperaturas do país.

Campina Verde: 38,4°C.

As regiões Sul e Sudeste concentram o maior número de áreas de alto risco de deslizamentos, embora haja locais suscetíveis em todo o país. Uma das áreas mais afetadas é a região serrana do Rio de Janeiro.

Recordes mundiais de precipitação
Apesar da Ilha possuir todos estes recordes mundiais, a região de Mawsynram, na Índia, pode ser considerada a mais chuvosa do planeta Terra, onde a precipitação acumulada anual atinge, em média, os 11.872 mm.

Bertioga, São Sebastião, Ilhabela, Ubatuba, Caraguatatuba, Santos, Praia Grande e São Vicente foram as mais afetadas. Até o momento, são mais de 1.730 desalojados e 766 desabrigados em todo estado.

Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h).

O período mais quente e com maior incidência de chuvas vai de outubro a março, quando os termômetros alcançam 28°C. Entre abril e setembro, a temperatura na cidade cai e as chuvas se tornam escassas. Nesse período, os termômetros durante a noite podem chegar à mínima de 10°C e os dias costumam ser bastante agradáveis.

A concentração de chuva em Minas Gerais neste momento é reflexo da ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul), um fenômeno que tem por característica provocar chuvas fortes por ao menos quatro dias consecutivos com acentuado volume.

deserto costeiro do Atacama

Precisamente, o deserto costeiro do Atacama (Chile) é popularmente conhecido por ser o local mais seco do mundo, com uma precipitação média anual de 0,1 mm, e acredita-se mesmo que em algumas áreas não chove há cerca de 500 anos.

Cabaceiras

A cidade que menos chove em todo o Brasil se chama Cabaceiras e ela faz parte da área geográfica de clima semiárido brasileiro, segundo o Ministério da Integração Nacional. Cabaceiras é uma cidade que fica na Paraíba, fazendo parte da Região Geográfica Imediata de Campina Grande.