Qual a regência do verbo cumprir?

Perguntado por: ncaetano . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

Qual é a regência do verbo cumprir? Resposta: podemos dizer “cumprir o dever” ou então “cumprir com o dever”. As duas formas estão corretas, mas existe uma pequena diferença de sentido: o dicionário de Regência Verbal de Celso Pedro Luft esclarece que a preposição “com” dá um pouco mais de ênfase ao verbo “cumprir”.

Essa relação de complementação entre os termos da oração é chamada de regência, que pode ser verbal ou nominal. Chamamos de termo regido a palavra que depende de outra para obter sentido completo e de termo regente a palavra a que se subordina o termo regido. Não pare agora...

verbo transitivo
Submeter-se, sujeitar-se.

Verbo transitivo direto é aquele cujo complemento verbal não apresenta uma preposição, como: “beber”, “ler”, “usar” etc. Já o complemento do verbo transitivo indireto possui preposição. O verbo também pode ser bitransitivo, isto é, transitivo direto e indireto ao mesmo tempo, como “dar”, “oferecer” etc.

Os verbos transitivos diretos e indiretos são aqueles que necessitam de dois complementos: um sem preposição (objeto direto) e um com preposição (objeto indireto). Exemplos: Apresentou as condolências aos familiares. Emprestei a coleção à minha colega.

Cumpriu vem do verbo cumprir. O mesmo que: executou, aconteceu, satisfez, acatou, obedeceu, realizou, conveio, preencheu.

Resposta: O verbo do verso "As tarefas são todas pra cumprir" é "cumprir". Em relação à sintaxe, ele é um verbo no infinitivo, que está sendo utilizado como complemento nominal do substantivo "tarefas".

Forma atual e correta: cumprir. Executar ou colocar em prática. Etimologia (origem da palavra comprir).

Diferença entre regência verbal e nominal
A regência nominal também se refere à relação de subordinação entre dois termos. No entanto, enquanto a regência verbal trata da relação entre um verbo e seu complemento, a regência nominal trata da relação entre nomes (substantivos, adjetivos ou advérbios) e seus complementos.

Regência Nominal é a relação estabelecida entre um nome (substantivo, adjetivo, alguns advérbios) e seus respectivos complementos por meio de uma preposição. Veja os exemplos: O problema ficou fácil de solucionar. Sou grata a vocês pela ajuda.

Como quem gosta, gosta de alguém ou de alguma coisa, o verbo pede a preposição de. Se o objeto é precedido de uma preposição, ele é indireto e o verbo, consequentemente, transitivo indireto. Veremos mais alguns exemplos de verbo transitivo indireto a seguir.

2 completar, perfazer, atingir, inteirar, totalizar. Exemplo: Fui condenada a cumprir 10 anos de prisão. Corresponder ao desejado: 3 satisfazer, preencher, corresponder.

COMPRIDO é medida. CUMPRIDO é usado para designar o que foi realizado. Por exemplo: quanto o terreno tem de comprido? E as exigências da prefeitura já foram cumpridas?

O que é classe gramatical? É a classificação das palavras em grupos de acordo com a sua função na língua portuguesa. Elas podem ser variáveis e invariáveis, dividindo-se da seguinte forma: Palavras variáveis - aquelas que variam em gênero, número e grau: substantivo, verbo, adjetivo, pronome, artigo e numeral.