Qual a regência do verbo abençoar?

Perguntado por: dmendes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 18 votos

Correto: Deus o/a abençoe. O verbo “abençoar” exige, neste caso, a regência direta, sem preposição; entretanto, em linguagem coloquial do dia a dia poderemos, também, dizer: “Deus te abençoe“.

A forma correta de escrita da palavra é abençoe, sem til. A palavra abençõe, com til, está errada.

Usa-se o pronome pessoal oblíquo da terceira pessoa, “lheou “o/a”, quando o interlocutor for tratado por “você”, e o pronome pessoal oblíquo da segunda pessoa, “te”, se ele for tratado por tu. Simples assim.

O verbo transitivo direto é aquele cujo complemento (objeto direto) não é regido de preposição. O complemento do verbo transitivo direto não é regido de preposição. Verbo transitivo direto é aquele cujo complemento verbal não apresenta uma preposição, como: “beber”, “ler”, “usar” etc.

O verbo é transitivo indireto quando o complemento está ligado ao verbo de forma indireta. Neste caso, o uso da preposição é obrigatória. São aqueles que necessitam de um objeto indireto para dar sentido a uma frase.

Abençoe vem do verbo abençoar. O mesmo que: louve, benza, sagre, bendiga, glorie, glorifique, ufane.

Abençoem vem do verbo abençoar. O mesmo que: louvem, benzam, sagrem, bendigam, gloriem, glorifiquem, ufanem.

2 Answers. A forma correta é abençoe, conjugação do verbo abençoar. O uso do til está incorreto pois a palavra não tem som nasal.

Que Deus abençoe você e sua família!

e Acabaram de me perguntar se a frase Deus abençoe possui o acento grave indicativo de crase a resposta é não porque primeiro verbo abençoar é um verbo transitivo direto que abençoa abençoa alguém em segundo lugar Este a que aparece aí. é um pronome não é um artigo não é uma preposição. é o pronome.

O correto, segundo a norma padrão, é "Deus os proteja".

Em resumo, devemos usar os pronomes pessoais oblíquos da terceira pessoa (lhe ou o/a), quando a pessoa com quem falamos for tratada por “você”. Já se a pessoa for tratada por “tu”, devemos utilizar o pronome pessoal oblíquo da segunda pessoa (te).

Os pronomes utilizados estão corretos; devemos, no entanto, atentar para a pessoa verbal a que eles correspondem e, neste caso, o uso foi equivocado. O pronome TE (ou ti) corresponde à segunda pessoa e LHE corresponde à terceira.

Verbo transitivo indireto é aquele que exige um complemento com preposição (por exemplo: de, com, em, a). Esse complemento recebe o nome de objetivo indireto. Alguns verbos costumam ser acompanhados por preposição, por isso, são geralmente classificados como verbos transitivos indiretos.

Verbos transitivos são aqueles que necessitam de complemento porque, sozinhos, não conseguem transmitir uma informação com sentido. Para fazer sentido, o verbo transitivo é concluído com o objeto direto, objeto indireto ou com ambos. Assim, o verbo pode ser transitivo direto quando não é seguido de preposição.

Exemplos de verbos transitivos

  • Verbo comer;
  • Verbo querer;
  • Verbo acreditar;
  • Verbo lembrar;
  • Verbo emprestar;
  • Verbo agradecer.