Qual a refeição menos importante do dia?

Perguntado por: osanches . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.4 / 5 12 votos

"Descobrimos que o café da manhã não é a hora mais importante do dia para comer, embora essa crença esteja realmente enraizada em nossa sociedade e no mundo todo", comenta a pesquisadora Flavia Cicuttini, professora da Universidade de Monash, na Austrália, co-autora do estudo, citada pelo portal da emissora australiana ...

Ao realizar apenas uma refeição por dia estará reduzindo a ingestão de nutrientes importantes para o corpo, resultando, a longo prazo, em complicações de saúde física e mental. Alguns sintomas podem aparecer como: cansaço extremo, dores de cabeça, confusão mental e irritabilidade entre outros.

Café da manhã é mesmo a refeição mais importante por garantir a energia necessária para o dia.

Então, a ciência parece dizer que a maneira mais saudável de se alimentar ao longo do dia é fazer duas ou três refeições, com uma longa janela de jejum durante a noite, não comer muito cedo, nem muito tarde e consumir mais calorias no início do dia.

Quando comeram duas vezes, os voluntários perderam mais peso e tiveram uma maior redução do nível de açúcar no sangue. Segundo os cientistas, estes resultados corroboram com "evidências anteriores" de que refeições em menor número e porções maiores traziam mais benefícios.

"Comer de 3 em 3 horas acelera o metabolismo, pois cada vez que ingerimos algum alimento, o corpo gasta energia para digeri-lo - o que também leva a um gasto calórico - e faz com que a atividade dos intestinos seja intensa e regular", explica Caroline.

A maioria das dietas recomenda seis refeições por dia: o desjejum, a colação, o almoço, o lanche, o jantar e a ceia. Em um dia com oito horas de sono, isso implica em comer a cada três horas.

Fazer apenas uma refeição ao dia ainda reduziria a ingestão de nutrientes importantes para o corpo, resultando, a longo prazo, em complicações de saúde física e mental. O jejum intermitente pode atrapalhar também o desempenho nos exercícios físicos e o sono, fatores fundamentais para o emagrecimento.

Para Adriana Ávila, a resposta para essa pergunta está no equilíbrio de todas as refeições. "Todas as refeições são importantes e necessárias para fornecermos os alimentos e consequentemente os nutrientes necessários.

De acordo com o estudo, o momento ideal para consumir alimentos é no período entre 7 e 8 horas, não sendo recomendável adiá-lo mais do que isso. Pular essa refeição, aliás, pode dificultar a perda de peso, causando efeito rebote nas demais refeições do dia.

Ficar frequentemente em jejum pode causar problemas mais sérios, como obesidade, diabetes tipo 2 e também gordura no fígado.

O que pode engordar é a qualidade do jantar. Muitas pessoas não têm o hábito de realizar jantares leves, de fácil digestão. Consomem alimentos gordurosos, ricos em carboidratos refinados e gorduras ruins, como pizza, lanches”, explica.

A Associação Brasileira de Nutrologia (Abran) orienta que uma refeição saudável comece pelas verduras e legumes, depois passe para as proteínas e, por último, os carboidratos.

5 opções de lanche da manhã

  1. Iogurte natural com frutas. O Iogurte Natural Taeq é rico em probióticos e combina muito bem com frutas - in natura e também desidratadas, como a Uva Passa Taeq! ...
  2. Barrinha de cereais. Quer um lanche da manhã saudável e bem prático? ...
  3. Sanduíche natural. ...
  4. Açaí ...
  5. Suco verde.