Qual a rede social menos tóxica?

Perguntado por: udrumond . Última atualização: 5 de maio de 2023
4.4 / 5 8 votos

Para isso, os entrevistados classificaram de 1 a 10 a nocividade de sete redes sociais: Twitter, Facebook, Reddit, TikTok, Snapchat, Instagram e YouTube, sendo 1 para pouca toxicidade e 10 para muita toxicidade. O Twitter foi considerado a rede social mais tóxica, com uma média final de 7,82.

Então é só dar uma olhadinha na matéria aqui embaixo e conhecer 3 redes sociais desconhecidas que merecem sua atenção.

  1. Bluesky. A Bluesky é uma rede social que merece muita atenção, olha só: ela vem sendo feita com muito carinho desde 2019 por Jack Dorsey, fundador do Twitter. ...
  2. Vero. ...
  3. MeWe.

As redes sociais podem ser um ambiente bastante tóxico. No Instagram, por exemplo, é comum que influenciadores promovam um padrão de vida e beleza inalcançáveis, o que pode gerar problemas de autoestima em muitos usuários. Já o Twitter é conhecido por ser palco de cancelamentos e propagação de discursos de ódio.

Para isso, os entrevistados classificaram de 1 a 10 a nocividade de sete redes sociais: Twitter, Facebook, Reddit, TikTok, Snapchat, Instagram e YouTube, sendo 1 para pouca toxicidade e 10 para muita toxicidade.

Telegram

Telegram. Apesar de se envolver em diversas polêmicas por conta de seu sistema de segurança, o Telegram pode ser considerado a rede social mais confiável. Com uma criptografia P2P, a plataforma pode oferecer anonimato completo para quem quiser e não solicita nem mesmo dados pessoais para que alguém se inscreva nela.

Como se livrar do vício em redes sociais?

  1. Mude seus hábitos. Jamais duvide do poder do hábito. ...
  2. Escolha momentos do dia para se conectar. ...
  3. Faça atividades físicas. ...
  4. Organize programas com a família e os amigos. ...
  5. Foque em outras atividades. ...
  6. Desligue as notificações. ...
  7. Faça terapia.

É isso o que aponta um estudo publicado pelo Journal of Social and Clinical Psychology, que concluiu que utilizar as redes sociais por até 30 minutos por dia pode trazer bons resultados à saúde mental. Pesquisadores da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, obsevaram o tempo online de 143 estudantes.

O movimento SocialFi agora começou a ganhar força à medida que a rede social se torna mais integrada ao blockchain. Muitos investidores, incluindo empresas tradicionais, estão começando a investir em novos projetos de blockchain social.

Oba!

  • 4. Facebook. O Facebook estava no primeiro lugar no ranking das redes sociais mais usadas no Brasil em 2020 e o manteve em 2021, mas perdeu o topo entrando em 2022. ...
  • TikTok. ...
  • LinkedIn. ...
  • 7. Facebook Messenger. ...
  • Kwai. ...
  • Pinterest. ...
  • Twitter.

O aplicativo Threads, da Meta, foi lançado no dia 5 de julho de 2023. Com apenas dias de uso, já agregou cerca de 30 milhões de usuários. A plataforma é parcialmente integrada ao Instagram e permite que usuários publiquem textos, fotos e vídeos, curtam, compartilhem e comentem posts de outros usuários.

Jovens muitas vezes se comparam com fotos irrealistas (e que foram manipuladas). Pesquisas anteriores já defendiam que expectativas fora da realidade e o medo de estar perdendo algo, criados por causa do feed das redes sociais, podem diminuir a autoestima e até catalisar ansiedade e depressão.

Como tal, o tempo que despendemos nestas plataformas faz com que a interação online seja uma parte importante da nossa vida. Ficamos mais perto do mundo, mas também ficamos mais vulneráveis. Segundo este estudo, o Instagram é a plataforma mais perigosa em termos de cyber-bullying, abuso e dependência de redes sociais.

Desse modo, é importante ter cuidado ao apontar as redes sociais como um grande desencadeador de transtornos. Porém, elas podem sim gerar uma série de gatilhos que fomentam quadros clínicos de ansiedade, depressão, transtornos de autoimagem, entre outros problemas. Veja só alguns dos principais motivos!

Com operadoras que oferecem uso ilimitado da plataforma e empresas que se comunicam com clientes e fornecedores, ninguém fica surpreso em descobrir que o WhatsApp é a rede social mais usada no Brasil!

O Facebook foi por muito tempo o queridinho dos brasileiros, mas perdeu espaço com o passar dos anos. Porém, continua no top 5 das redes sociais mais populares no Brasil com seus 109 milhões de usuários cadastrados.

“Entre as consequências, temos a ansiedade, a depressão, a sensação de isolamento, o comportamento agressivo, o esgotamento e a obsessão com o corpo.

Na descrição do Telegram é dito que “tudo é fortemente criptografado utilizando a combinação simétrica AES de 256 bits, RSA 2048 bit e troca de chaves seguras Diffie-Hellman”. Ao combinar essas três técnicas, os dados transmitidos são criptografados usando AES de 256 bits, tido como seguro e rápido.

Desde 2016, o WhatsApp oferece aos seus usuários criptografia de ponta a ponta, isso garante que todas as fotos, vídeos, mensagens de voz, atualizações de status, documentos, chamadas e mensagens trocadas por meio do aplicativo somente serão vistas pela pessoa que enviou e pelo destinatário.

O Signal foi apontado como o aplicativo de mensagens mais seguro por especialistas em segurança e organizações governamentais em todo o mundo.