Qual a rede social mais usada pelos brasileiros?

Perguntado por: lfernandes . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.2 / 5 14 votos

WhatsApp

Com operadoras que oferecem uso ilimitado da plataforma e empresas que se comunicam com clientes e fornecedores, ninguém fica surpreso em descobrir que o WhatsApp é a rede social mais usada no Brasil!

O movimento SocialFi agora começou a ganhar força à medida que a rede social se torna mais integrada ao blockchain. Muitos investidores, incluindo empresas tradicionais, estão começando a investir em novos projetos de blockchain social.

Com 2,96 bilhões de usuários ativos, o Facebook lidera o ranking das redes sociais mais usadas no mundo. Em seguida está o Youtube (2,51 bilhões), WhatsApp e Instagram com 2 bilhões de pessoas ativas. Na quinta posição está WeChat (1,31 bilhões) e TikTok (1,05 bilhão). Fonte: We Are Social e Meltwater (2023).

WeChat

Mas o WeChat é uma alternativa bastante popular. Na verdade, é a rede social mais popular na China.

Classmates.com

No entanto, a primeira rede social — que nasceu nos moldes do que se espera de uma — foi a Classmates.com, fundada em 1995, nos primórdios dos porões da internet. A Classmates.com foi uma rede criada com o intuito de conectar pessoas, em especial amigos dos tempos de escola, que separaram com o passar dos anos.

Quando falamos em redes sociais, mais vale a qualidade e constância do que estar em todas elas sem qualidade e dedicação. Por isso, o Youtube é a melhor rede para ganhar dinheiro para uns, o TikTok para outros e assim vai. Mas não se preocupe, essa não é a única forma de ganhar dinheiro online!

O TikTok conseguiu ultrapassar a rede social carro-chefe da Meta e aparece no topo do ranking das redes sociais mais valiosas do mundo. De acordo com a consultoria Brand Finance, o Facebook — que antes era a rede social mais valiosa do mundo — perdeu o seu posto para o TikTok.

Meta

Meta Platforms, Inc. é um conglomerado estadunidense de tecnologia e mídia social com sede em Menlo Park, Califórnia.

Com mais de 300 milhões de membros, o LinkedIn é a maior rede social profissional que existe. Assim como as outras mídias sociais – Facebook, por exemplo – também possibilita interação. O diferencial é que, nessa rede social, essas interações podem influenciar a carreira, positiva e negativamente.

Instagram

O Instagram ainda não superou o Facebook e nem tão pouco é o vice-campeão em números no quesito redes sociais. Mas, mesmo assim, pode ser considerada a rede social queridinha do momento. É a que cresce mais rápido ano após anos e, grande parte dos usuários é categórica ao escolher a plataforma como a sua preferida.

A rede social BeReal foi lançada na França em 2020 por Alexis Barreyat e Kévin Perreau, no entanto, a maioria dos downloads ocorreram em 2022. “BeReal é vida, vida real, e esta vida é sem filtros”. A grande premissa da “nova” rede social é que os usuários compartilhem momentos reais.

O YouTube continua dominando no topo da lista entre os brasileiros que tem acesso à internet, e se mantem como rede mais utilizada também em 2020 – em 2019 o resultado foi parecido – utilizado por 96% da população brasileira.

facebook

facebook.com está classificado como número 1 e é o site de Redes sociais mais visitado em Estados Unidos em junho 2023, seguido por twitter.com como segundo colocado, e instagram.com está classificado em 3º lugar. Esses são os sites de Redes sociais líderes em Estados Unidos.

Facebook

O serviço foi adquirido pelo Facebook em abril de 2012 por cerca de 1 bilhão de dólares em dinheiro e ações.

A exploração comercial da Internet foi iniciada em dezembro/1994 a partir de um projeto piloto da Embratel, onde foram permitidos acesso à Internet inicialmente através de linhas discadas, e posteriormente (abril/1995) através de acessos dedicados via RENPAC ou linhas E1.

Não é difícil criar uma conta, mas é preciso se lembrar do fato de que o VK (antes chamado de VKontakte) segue a legislação russa, apresentando uma política de privacidade distinta de outras redes sociais do gênero.

Bielo-Rússia, Omã, Paquistão, Catar, Síria, Tailândia, Turquia e Uzbequistão. Todos esses países aplicam algum tipo de restrição ou proibição aos usuários de rede social.

O Facebook se estabeleceu no primeiro lugar do ranking como maior rede social do mundo com mais de 845 milhões de usuários ativos em 126 dos 137 países analisados. A segunda posição é batalhada pelo Twitter e pelo LinkedIn, ou, especialmente na Europa, entre Badoo e Twitter.

Com a Web 2.0 em alta, surgiram as duas redes de relacionamento mais famosas até hoje: Orkut e Facebook. O primeiro, criado por um engenheiro turco, teve como público alvo os norte-americanos, porém se popularizou mesmo foi entre os países emergentes, como Brasil e Índia.

Pioneiro, site antecedeu redes sociais como Orkut e Facebook e chegou a ter mais de três milhões de usuários nos anos 1990; saiba tudo sobre o SixDegrees e seus recursos.