Qual a receita do Amplictil?

Perguntado por: alima . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 8 votos

Características do medicamento

Princípio AtivoClorpromazina
BulaVeja a bula
Registro MS1130002970078
ReceitaSim, C1 Branca 2 vias
Tipo do medicamentoReferência

E a resposta é simples: não!

Clorpromazina Cloridrato (Amplictil) com 10 ampolas - Cristália (Controlado) - Hospitalar Distribuidora.

A - para Entorpecentes e Psicotrópicos (listas A1, A2 e A3) COR AMARELA. B - para psicotrópicos (listas B1 e B2) COR AZUL. Notificação de Receita Especial - Retinóides, imunossupressores (listas C2 e C3) COR BRANCA.

Posologia do Amplictil Solução Oral
Deve-se iniciar o tratamento com doses baixas, 25 a 100 mg, repetindo de 3 a 4 vezes ao dia, se necessário, até atingir uma dose útil para o controle da sintomatologia no final de alguns dias (dose máxima de 2 g/dia). A maioria dos pacientes responde à dose diária de 0,5 a 1 g.

Como o Amplictil funciona? Amplictil tem como princípio ativo o cloridrato de clorpromazina, que é um medicamento que age no sistema nervoso central controlando os mais variados tipos de excitação. É, portanto, de grande valor no tratamento das perturbações mentais e emocionais.

Este medicamento é destinado ao tratamento de:
Quadros psiquiátricos agudos, ou então no controle de psicoses de longa evolução.

Receita de Controle Especial - Receita tipo “C” – Cor Branca Para medicamentos relacionados nas listas C1 (Outras Subst. Sujeitas a Controle Especial em 02 vias): A primeira via (farmácia ou drogaria) e segunda via, para o paciente. Validade após prescrição: 30 dias. Válida somente no estado emitente.

A receita C1 branca é usada para prescrever e dispensar medicamentos controlados. Entretanto, ao contrário dos receituários A e B, não são todos os receituários do tipo C que exige a notificação da receita. Mas a C1 exige essa notificação, sendo necessário também ser emitida em duas vias.

Receituário médico amarelo
Para medicamentos extremamente controlados, como entorpecentes e alguns psicotrópicos, é utilizado o papel amarelo. Cada receituário pode conter a prescrição de apenas uma substância, com quantidade necessária para tratamento durante 30 dias - que é, também, o período de validade da receita.

Quem pode prescrever receita amarela? A receita amarela só pode ser emitida por médicos, dentistas e veterinários.

Para informações sobre emissão de receituário controlado do tipo A, é necessário entrar em contato com a Vigilância Sanitária Estadual .

Distúrbios do sistema nervoso: sedação, sonolência, síndrome extrapiramidal (alteração neurológica que leva a distúrbios do equilíbrio e da movimentação, hipertonia, mioclonias, opistótono), efeitos atropínicos (secura da boca, obstipação intestinal (prisão de ventre)), acatisia (impossibilidade de ficar parado).

A clorpromazina é uma medicação psiquiátrica indicada geralmente para o controle de psicoses e tratamento de quadros psiquiátricos agudos, além de ser utilizada em casos clínicos para controle da ansiedade por conta de sua ação tranquilizante, sem causar sedação.

Os efeitos colaterais mais comuns da clorpromazina são sedação , sonolência, discinesia e discinesia tardia (uma síndrome potencialmente irreversível, caracterizada por movimentos repetitivos, involuntários e não-intencionais dos músculos da língua , boca , face , pescoço e mais raramente das extremidades), síndrome ...

Já as notificações do tipo C3 se referem à receita de Talidomida. Elas são impressas e distribuídas gratuitamente por autoridades sanitárias e devem vir acompanhadas do Termo de Esclarecimento para Usuário de Talidomida e Termo de Responsabilidade.

Para um médico ter acesso à receita azul para prescrição de medicamentos, ele deve solicitar na Secretaria de Saúde que irá autorizar a quantidade a ser impressa. Além disso, a receita azul possui uma numeração e ela é padronizada.

Amplictil também é indicado em manifestação de ansiedade e agitação, soluços incoercíveis (soluço que não para), náuseas (enjoo) e vômitos e neurotoxicoses (aceleração da respiração e convulsão com os olhos dilatados) infantis; também pode ser associado aos barbitúricos (medicamento depressor do sistema nervoso central ...