Qual a reação que o ácido oxálico pode causar no organismo?

Perguntado por: egil . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.3 / 5 17 votos

A substância é corrosiva para os olhos, pele e tracto respiratório. Corrosivo por ingestão A substância pode causar efeitos no equilíbrio de cálcio após a ingestão. A exposição a níveis elevados pode causar morte.

Hábitos que diminuem o efeito do oxalato

  1. Beber bastante água, para ajudar o seu organismo a eliminar o excesso de oxalato. ...
  2. Consumir alimentos ricos em cálcio, pois ele se liga ao oxalato, promovendo a sua eliminação nas fezes. ...
  3. Não consumir vitamina C em excesso, pois seu metabolismo produz ácido oxálico no organismo.

O ácido oxálico está presente no espinafre, no manjericão, no quiabo, na beterraba, no amendoim e na pimenta, afirma.

Os sintomas de altas concentrações de oxalato de cálcio na urina podem ser: alteração na cor e cheiro da urina, dificuldade para urinar, dor abdominal, inchaço nas pernas, presença de espuma na urina, dentre outros.

A excreção urinária do oxalato é um preditor de nefrolitíase. A hiperoxalúria é detectável em 30% dos pacientes com cálculos urinários compostos por oxalato. A dieta e o uso de ácido ascórbico podem alterar os resultados.

O ácido oxálico tem qualidades desinfetantes que o tornam ideal para a limpeza de superfícies, além de remover manchas de cimento e clarear pedras. O ácido oxálico ou ácido etanodióico, também conhecido com “sal azedo”, é um produto químico ideal para fins de limpeza.

O oxalato, ou Ácido Oxálico (C2H2O4), é uma substância tóxica para o ser humano, que se acumula em todos os tecidos vegetais, ou seja, nas folhas, caules, raízes, hipocótilo e sementes, e é facilmente encontrado em vegetais folhosos, oleaginosas, raízes e farinhas.

Espinafre: evite o consumo das folhas cruas
Assim, o consumo em excesso de espinafre pode levar a cálculos renais, artrite, reumatismo e gota, além de deficiência de cálcio e ferro por interferência na absorção destes minerais. "Quando o espinafre é cozido, pode ser consumido diariamente sem problemas.

Exame que faz parte da rotina de investigação de cálculos urinários de repetição, útil na avaliação das alterações que cursam com hiperabsorção, excreção ou alterações do metabolismo do ácido oxálico.

De acordo com Carina, uma saída para proteger os nutrientes do espinafre e desativar o tal do oxalato é apostar no branqueamento. A técnica consiste em ferver água, jogar o vegetal nela por 30 segundos e, aí, mandá-lo imediatamente para um banho de água com gelo.

Nos casos dos cálculos de oxalato de cálcio, a principal precaução é no cuidado com alimentos ricos em oxalato. A lista acima cita os principais: escarola, beterraba, ruibarbo, espinafre, quiabo, salsinha, almeirão, escarola, batata doce.

O cozimento em água também ajuda a reduzir os antinutrientes
Além de deixar os alimentos de molho, você também pode recorrer ao cozimento em água para remover de vez os antinutrientes.

Principal Causa. A nefrocalcinose é causada por doenças que envolvem alterações do metabolismo do cálcio, dentre elas a principal causa é o hiperparatireoidismo primário que é uma doença das paratireoides, que são glândulas localizadas no pescoço, atrás da glândula tireoide, que produz o paratormônio em excesso.

Para eliminar as pequenas pedras nos rins e evitar que se forme outras é importante beber pelo menos 2,5L de água por dia e ter cuidados com a alimentação, como evitar o consumo exagerado de carnes e reduzir o consumo de sal.

Frutas

  • Framboesa, 1 copo, 48 mg.
  • Laranja, 1 fruta, 29 mg.
  • Tâmara, 1 data, 24 mg.
  • Toranja, 1 fruta, 24 mg.
  • Abacate, 1 fruta, 19 mg.
  • Azeitona, 10 azeitonas, 18 mg.
  • Kiwi, 1 fruta, 16 mg.
  • Tangerina, 1 fruta, 10 mg.