Qual a raça do povo indiano?

Perguntado por: rcamacho . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.6 / 5 8 votos

Os povos indo-arianos fazem parte de um grupo etnolinguístico de falantes de diversas Iínguas indo-arianas e vivem, predominantemente, no Sul da Ásia. Os atuais descendentes desse grupo contabilizam mais de 1 bilhão de pessoas, ou 1/7 da população mundial.

Ou seja, são de 80 a 160 milhões de pessoas. Eles pertencem a aproximadamente 400 grupos étnicos/povos. Existem estatísticas que elevam esses números para muito mais, falando em milhares de grupos étnicos.

A religiosidade é um aspecto central para entender alguns dos elementos culturais observáveis no país. Na Índia, 80% da população é de praticantes do Hinduísmo, enquanto os demais se dividem entre o Islamismo (15%), Cristianismo (3%), Budismo, Skhismo e Jainismo.

O IBGE pesquisa a cor ou raça da população brasileira com base na autodeclaração. De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD Contínua 2022, 42,8% dos brasileiros se declararam como brancos, 45,3% como pardos e 10,6% como pretos.

Muita gente não sabe, mas os indianos têm uma genética muito mais Caucasiana do que Negroide ou Asiática, o que significa que a maioria da população do país asiático tem fios pouco espessos, que costumam ser lisos ou levemente ondulados e, em alguns casos mais raros, podem ser cacheados ou crespos.

Divisões por casta
Os pesquisadores demonstraram que a maioria das populações indianas é formada por misturas genéticas de dois grupos antigos e geneticamente divergentes, que contribuíram cada qual com entre 40% e 60% do ADN para a maioria das populações atuais.

Brahma

Brahma é o Deus supremo do hinduísmo, criador do universo. Brahma, na religião hindu, também tem atribuído sobre si a criação dos demais deuses e do conhecimento. No hinduísmo, Brahma é a entidade principal da Trimúrti, trindade composta por Brahma, Vishnu e Shiva.

Porém, não se deve confundir hindu com indiano; os habitantes da Índia são os indianos, dentre os quais aqueles que adotam o Hinduísmo, como Religião, são os hindus.

Eles conseguem saber a qual casta uma pessoa pertence apenas pelo sobrenome. Foi por isso que os Sikhs, religião monoteísta muito popular no norte da Índia e que rejeita a divisão de castas, adotaram para todos os seus membros um mesmo sobrenome: Singh para homens e Kaur para mulheres.

Tradicionalmente, a cultura indiana valoriza a higiene pessoal, mas observa menos a do ambiente comunitário. Lá, deve-se sempre tomar banho antes de entrar numa cozinha ou depois de fazer o número 2. Nas ruas, ambulantes fazem e servem comida a menos de 1 metro das valas onde o esgoto corre a céu aberto.

Dalit ou intocável é um termo usado inicialmente pelos ingleses para designar as pessoas que, dentro do costumes hindus baseados nas leis de Manu, foram expulsas de sua casta.

Como a Índia é um país diverso, não há comida nacional específica da Índia. As mais famosas são o Curry e o Garam Masala. Curry significa simplesmente “molho” e é considerado um tipo de masala na Índia e um tempero em pó aqui no ocidente.

A cultura indiana é muito rica e surpreendente e o mesmo acontece com sua culinária que é repleta de ervas, temperos e especiarias bem característicos. Entre as especiarias mais populares, o destaque fica para o curry que faz parte do preparo de grande parte dos pratos indianos.

Em meio à coleta do Censo e diante de polêmicas envolvendo políticos, você sabe como autodeclarar a sua raça ou cor? Para o IBGE a regra é como a pessoa se vê, é ela quem diz qual é a própria raça.

Pardo é uma pessoa com diferentes ascendências étnicas e que são baseadas numa mistura de cores de peles entre brancos, negros e indígenas. Essa miscigenação engloba: Descendentes de negros e brancos. Descendentes de negros com indígenas.

Uma análise genética do esqueleto de 10 mil anos revelou que a pigmentação de sua pele era de 'escura a negra'. O estudo do esqueleto humano mais antigo encontrado no Reino Unido contradiz a crença popular de que a maioria dos europeus sempre teve a cor da pele branca.