Qual a raça de porco tem a carne mais saborosa?

Perguntado por: elancastre2 . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 12 votos

Duroc

Duroc, a raça que com melhoramento genético, criação e alimentação natural desenvolveu características especiais como marmoreio, mais saborosa e de melhor coloração. Se você é apreciador ou apreciadora de carnes nobres, não pode deixar de ler esse post!

Dócil e rústico, o porco Hampshire produz carne de boa qualidade. Sua pelagem é curta, com cor preta mesclada de faixas brancas nos membros anteriores. Já no primeiro ano de vida, esse suíno alcança 300 kg. Com alta fecundidade, uma única fêmea da raça é capaz de gerar cerca de nove leitões por prenhez.

O pernil é o corte ideal para cozinhar na pressão e desossar. Além de servir bem como sanduíche, a carne desfiada pode ser o recheio de escondidinhos, a base de farofas e até ser servida com um delicioso purê!

Cada presunto, biológico, ibérico, proveniente de uma raça de porco em extinção, custa 4100 euros e demora oito a dez anos a chegar ao mercado. A maior parte dos clientes são particulares, com elevado poder de compra.

Duroc Jersey
Proveniente dos Estados Unidos, a raça é conhecida pelo notável ganho de peso diário, sendo que suas fêmeas podem atingir 225 kg, enquanto seus machos alcançam os 270 kg.

O carré é o lombo, com parte do osso da costela e da coluna vertebral. Por estar com o osso, a carne se torna mais suculenta. Pode ser feito de panela (inteiro), assado, recheado ou na churrasqueira.

O pernil tem mais gorduras, enquanto o lombo é uma versão de carne menos suculenta, mas muito macia depois de assada.

O porco mais pesado da história foi registado em Tennessee em 1933, com 1.155 kg e quase 3 metros de longitude. Na China foi registrado outro porco de 895 kg, que morreu em 2004, e um de 749 kg, em 2017.

Filé Mignon suíno de linhagem selecionada com mais marmoreio, a gordura entremeada nas fibras, que garante além do sabor, maior maciez e suculência. Se a ideia é preparar um churrasco gourmet, uma carne macia e suculenta como o Filé Mignon Suíno Linhagem Europeia Seara Gourmet não pode faltar!

Se a carne soltar algum líquido, ele deve estar transparente. Se não estiver, ela ainda não está pronta. Se a carne de porco estiver macia ao tocar, ela precisa cozinhar mais.

Carne de porco

Também chamados de “alimentos carregados”, o que os reimosos costumam ter em comum é a alta concentração de proteína e gordura animal. Carne de porco e de pato, camarão, caranguejo, moluscos e ovos encabeçam a lista.

Prefiro a paleta ao pernil, primeiro porque a carne é mais “parelha” já que o pernil tem vários cortes dentro dele, tendo pedaços mais tenros e mais duros; segundo porque sendo o osso da paleta achatado, a carne tem mais contato com ele, ficando mais saborosa.

Landrace
De origem dinamarquesa, essa raça é a mais produzida no Brasil. Sua pele é branca e fina e sua carne é magra, resultando em excelentes pernis. A melhor idade para abate é entre os 6 e 7 meses, quando atingem os 80 kg.

O porco de granja na fase de engorda consome diariamente de 2,5 a 3 kg de ração. Com alimentação de qualidade, cada animal pode engordar de 800 ou 900 g por dia.

Porco canastrão é uma raça de suídeo surgida no Brasil que já foi considerada a maior raça de porco do Brasil.

Entre as raças brasileiras, a piau de alta rusticidade gera número elevado de leitões por parto e tem dupla aptidão, fornecendo carne e banha. Indicada para o sistema de engorda a campo, a nilo-canastra também é rústica, boa mãe, parindo de seis a oito filhotes por ninhada, e produz muita banha e toucinho.