Qual a quizila de Yemanjá?

Perguntado por: iximenes . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 7 votos

Além dessas características, algumas pessoas afirmam que uma das quizilas de Yemanjá é a fofoca ou fuxico. Ou seja, geralmente são pessoas que não gostam, mas acabam sendo vítimas de falatórios por conta de sua trajetória ou personalidade inquieta.

Quizilas de Oxum: Tangerina, Ovos, carcaça da galinha, Camarão vermelho, Cavalinha, feijão fradinho, tapioca, Galinha, Pombo… Quizilas de Oxumaré: Ovos, Tudo que rasteja, Abóbrinha, amendoim, batata-doce, fruta-do-conde, grão de bico, pipoca…

Logo no princípio do mundo, Iemanjá já teve motivos para desgostar da humanidade. Pois desde cedo os homens e as mulheres jogavam no mar tudo o que a eles não servia.

Pomba-gira é a mulher “da vida”, mulher da rua, a mundana, a cortesã. Se Iemanjá é a grande Mãe, Pomba-gira é a “Outra”, a amante, segundo os valores contidos em uma sociedade ainda com forte conteúdo machista e conservadora (Cristiane Amaral de Barros).

Orungã, o Édipo africano, representante de um motivo universal, apaixona-se por sua mãe, que procura fugir de seus ímpetos arrebatados. Mas Orungã não pode renunciar àquela paixão insopitável. Aproveita-se, certo dia, da ausência de Aganju, o pai, e decide-se a violentar Iemanjá.

As essências preferidas de Iemanjá são lavanda e jasmim. A calma trazida pela lavanda representa sua ternura para com os filhos, e o intenso perfume de jasmim representa sua beleza e sensualidade como mulher.

As bebidas preferidas de Iemanjá são água mineral e champanhe. Além delas, faça uma graça servindo um drinque no tom azul-claro, que combina perfeitamente com a atmosfera da festa.

Yemanjá recebe sacrifícios de carneiros e oferendas de comida à base de milho branco, azeite, sal e cebolas (Ebó). Ela dança com um leque de metal branco nas mãos e suas danças imitam o movimento das ondas, dobrando e endireitando o corpo.

Simpatia para garantir paz, tranquilidade e prosperidade
Misture pétalas de rosas brancas, arroz cru e um perfume de sua preferência e passe pelo corpo. Olhando para o mar, reze para Iemanjá pedindo paz e prosperidade, para o ano que está chegando.

História de Iemanjá
Após um tempo, Iemanjá se casa com Olofin-Oduduá, com quem teve dez filhos, que posteriormente se tornaram orixás. Por amamentar todos os seus filhos, Iemanjá ficou com seios enormes. Ela se sentia envergonhada, principalmente após o seu marido caçoar dela por este motivo.

Por exemplo, o abacaxi é a quizila maior do terreiro que é a quizila de Kisimbi. Kisimbi rejeita essa fruta, ela não gosta, então a gente não come, quem é filho da casa não come abacaxi.

As representações relacionadas às quizilas podem também representar os atributos dos orixás: o abacaxi, por exemplo, enquanto fruto rugoso, é quizila de Omolu, pois representa as chagas do corpo deste orixá, marcado pela varíola; os animais que rastejam não podem ser consumidos pelos filhos de Oxumarê, orixá cobra etc.

Também haviam os eewó/quizilas dos Orixás, tipo: Quem é de Oxum não pode comer ovo ou peixe de couro.

Quais flores oferecer para Iemanjá? Confira 6 opções e a cor indicada

  • Rosas.
  • Palma branca.
  • Lírio.
  • Orquídea branca.
  • Flor do manjericão.
  • Ritual com flores para Iemanjá