Qual a quilometragem que um motor aguenta?

Perguntado por: dinfante . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 14 votos

Quanto dura o motor de um automóvel? São tantas as variáveis que a resposta pode ir dos 100 mil quilômetros até 300 ou 400 mil quilômetros. Ou, além de um milhão de quilômetros no caso do diesel.

Os motores Flex possuem uma ótima resistência, em um funcionamento correto eles conseguem durar de 200 mil a 300 mil km, perdendo assim a sua eficiência.

Para o proprietário que altera o hodômetro e realiza a venda diretamente ao comprador, a conduta pode ser enquadrada no crime de estelionato, descrito no artigo 171 do Código Penal, com pena de reclusão de 1 a 5 anos e multa. Art.

Verifique o estado de conservação do veículo, a conservação dos bancos, revestimentos e desgaste do volante, estes são indicativos para identificar se o veículo possui ou não a quilometragem apresentada” - Reinaldo Hagge, diretor comercial da Dekra Brasil.

A quilometragem nem sempre é o mais importante
A verdade é que a quilometragem não pode ser o único aspecto para considerar na hora de comprar um carro usado. O histórico do veículo conta muito na hora de avaliar se um carro está em bom estado ou não.

Data no manual do automóvel
Uma das melhores formas de identificar quilometragem adulterada é verificar o manual do automóvel. Todo carro tem um manual, no qual existe um espaço para registro das revisões de fábrica — o preenchimento fica por conta das equipes das concessionárias e oficinas autorizadas.

De acordo com a KBB, a média brasileira são 12.900 quilômetros rodados no primeiro ano de vida do carro. Depois, esse número vai diminuir cerca de 390 km por ano. Esta, contudo, é a média brasileira, e a quilometragem vai variar até 6.500 km entre os estados brasileiros.

Capacidade de corrosão
O etanol apresenta certo grau de acidez, o que leva a uma maior corrosão das peças do motor do veículo. Já a gasolina possui um baixo poder de corrosão, bem como tem a capacidade de realizar a limpeza de peças do motor quando este estava sendo utilizado com etanol.

A vida útil de um motor é medida em quilômetros rodados. Essa é uma maneira prática de estimar o desgaste, já que existem muitas variáveis envolvidas, como a velocidade e o tempo que o motor fica ligado.

normal dele é 300 400 mil km Ah entendeu às vezes pode até 500 mil do anos. já o eletrônica dá um milhão então é dura dura o dobro.

Se tudo correr normalmente, ou seja, se você não sofreu acidentes o motor da moto pode durar entre 12 e 15 anos. Esse prazo pode aumentar se a moto for de alta categoria e o dono respeitar os prazos de manutenção e revisão.

Sendo que esses motores possuem histórico de durabilidade em torno de 250.000km...

Odômetro digital ou analógico pode ser alterado na hora e sem risco, segundo o vendedor.

O controle da quilometragem veicular é feito através do odômetro do veículo. O odômetro pode ser checado visualmente no painel do veículo ou lido da rede eletrônica através de scanners.

Se não for adulterado, o hodômetro de um carro só exibe a marca de 0 km quando o veículo deixa a linha de montagem, durante um período curto (999,9 metros, no caso dos hodômetros digitais, ou menos que isso, nos analógicos), e depois em intervalos de 999.999 km.

Odômetro é aquele equipamento no painel do carro que mede os quilômetros rodados desde que ele saiu da linha de montagem. A aferição do odômetro pode ser mecânica ou digital. No primeiro caso, a quilometragem é medida em tempo real e com o auxílio de um conjunto de engrenagens.

Mas, afinal de contas, por que isso acontece? Trata-se, basicamente, de uma margem de segurança. “É para evitar que o motorista trafegue mais rápido que o limite da via. Se isso acontecesse, ele poderia ser multado e correr maiores riscos de sofrer um acidente,” pondera Satkunas.

Qual quilometragem ideal para um carro seminovo? O ideal seria optar por carros com menos de 10 mil quilômetros rodados. Desta forma, você garante um bom estado de conservação. Porém, os preços serão mais altos e, inclusive, não é muito comum encontrar modelos que foram tão pouco usados.

Quando opta por comprar um seminovo, dificilmente encontrará um carro com menos de 10 mil quilômetros rodados. Dessa forma, deve olhar carros que tenham rodado entre 10 mil e 60 mil quilômetros.

Um P1800 1966 vermelho registrou nada menos que 5,23 milhões de quilômetros rodados e entrou para o Guiness World Record como o veículo não-comercial com maior quilometragem rodada da história.