Qual a quilometragem ideal para uma moto usada?

Perguntado por: nsalgado . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.6 / 5 7 votos

Um dos principais desafios na hora de escolher uma moto usada, é encontrar a quilometragem ideal. Para o mercado, uma moto é considerada muito rodada a partir dos 50 mil quilômetros. E a média aceitável é de 4 a 8 mil quilômetros por ano.

Existem motos que tem motores que passam fácil dos 200.000km, porém em alguns casos estes mesmos modelos muitas vezes quebram mesmo antes dos 100.000km, isso porque o tempo e a durabilidade do seu motor pode variar de acordo com alguns fatores de uso, cuidado e manutenção.

No painel da moto há o hodômetro, que é aquele número que diz quantos quilômetros sua moto já rodou desde que foi fabricada. Anote este número no posto de gasolina, enquanto o frentista enche o tanque da moto.

De forma geral, o mercado considera como baixa quilometragem carros que rodam entre 10.000km e 15.000km por ano. A média considerada pela maioria das concessionárias para definir um carro como seminovo é abaixo dos 20.000km rodados. Já a quilometragem alta se enquadra acima dos 100.000km.

Uma moto em bom estado deve funcionar em uma ou no máximo duas partidas, então essa é outra coisa importante de você testar. Mas antes, cheque se o motor está gelado, pois caso a moto tenha sido ligada antes ele estará quente e será mais fácil que a partida aconteça de primeira.

Quanto dura o motor de um automóvel? São tantas as variáveis que a resposta pode ir dos 100 mil quilômetros até 300 ou 400 mil quilômetros. Ou, além de um milhão de quilômetros no caso do diesel.

1 – Embreagem
O sistema de embreagem tem a função de transmitir a força do motor até as rodas. Como esse sistema é muito exigido durante os trajetos, portanto, é natural que ele acabe se desgastando com o tempo. Na verdade, é quase inevitável que o cabo da embreagem acabe se deteriorando.

Cuidados com a moto: 5 dicas para ampliar a vida útil

  1. Lubrifique as peças. ...
  2. Ajuste sempre a corrente. ...
  3. Fique de olho nos pneus. ...
  4. Cuidado com a temperatura do motor. ...
  5. Contrate um serviço de rastreamento.

Ligar a moto ao menos uma vez por semana, e deixar o motor funcionando por 10 minutos (em lugar ventilado) é a principal coisa que você deve fazer para preservar a vida útil da bateria e deixar o motor lubrificado.

Confira as dicas a seguir.

  1. Verificar o carimbo das revisões. As revisões realizadas em concessionárias resultam em carimbos no manual do proprietário. ...
  2. Analisar os pneus. ...
  3. Identificar o pedal da embreagem. ...
  4. Observar a parte externa. ...
  5. Procurar ajuda de profissionais de confiança.

Embora sejam mais econômicas que um carro, pois uma moto ou scooter roda, em média, 40 km/litro de gasolina, até mesmo os motociclistas estão sentindo no bolso a alta no preço dos combustíveis.

O sensor de velocidade nas motos normalmente fica no cubo da roda da frente. O procedimento é o mesmo: conforme a roda gira, um cabo registra e conduz os pulsos elétricos gerados por esse ímã. E essa informação é levada para o velocímetro. Vale a mesma coisa do velocímetro do carro.

A taxa de transferência de moto pode variar de acordo com o Detran. Em São Paulo, a taxa custa R$ 246,17 em 2022. Esse valor pode ser acrescido de documentos que precisem ser atualizados, como o licenciamento (mais R$ 144,86).

Como fazer a transferência de moto?

  1. 1 – CRV (Certificado de Registro do Veículo) ...
  2. 2 – Segurança ao vendedor. ...
  3. 3 – Formulário de transferência. ...
  4. 4 – Vistoria da moto. ...
  5. 5 – Entrega da documentação ao Detran. ...
  6. 6 – Análise da documentação.

TRIBUTOS. Depois de comprar uma motocicleta, você terá algumas despesas que precisam ser do seu conhecimento, para que não seja pego de surpresa. É o caso dos tributos anuais: IPVA, DPVAT e taxa de licenciamento. Circular com um veículo com os tributos atrasados é uma infração gravíssima.

Venda de motos em agosto tem melhor mês do ano; confira o ranking das mais vendidas em 2020 | Mobilidade Estadão | Mercado, MotoMotor.

A cor preta é com certeza uma das versões mais clássicas. Uma cor básica, simples e muito elegante, o preto possui uma ótima revenda por ser muito popular, além de garantir uma ótima visibilidade durante o dia, evitando que o motociclista não seja visto pelos veículos.

Pela proposta, que altera o Código de Transito Brasileiro (Lei 9.503/97), as motos já deverão sair da fábrica equipadas com os capacetes, para serem utilizados pelo motorista e pelo passageiro.

Sendo assim, para aumentar as opções, a quilometragem do carro mais indicada para conseguir um bom negócio ao adquirir um seminovo fica entre 10 mil e 60 mil quilômetros rodados. Isso não significa que todos os veículos com quilometragem superior a 60 mil representem um mal investimento.

Independentemente disso – e salvo casos mais raros –, o mais comum é que um motor a gasolina ou flex funcione corretamente por algo entre 200 mil e 300 mil km.