Qual a quilometragem ideal para comprar uma moto usada?

Perguntado por: ppilar . Última atualização: 7 de maio de 2023
4 / 5 8 votos

Um dos principais desafios na hora de escolher uma moto usada, é encontrar a quilometragem ideal. Para o mercado, uma moto é considerada muito rodada a partir dos 50 mil quilômetros. E a média aceitável é de 4 a 8 mil quilômetros por ano.

No painel da moto há o hodômetro, que é aquele número que diz quantos quilômetros sua moto já rodou desde que foi fabricada. Anote este número no posto de gasolina, enquanto o frentista enche o tanque da moto.

O que observar antes de comprar uma moto usada?

  1. Confira toda a documentação. ...
  2. Analise o estado geral da moto. ...
  3. Faça um test drive. ...
  4. Verifique a parte elétrica. ...
  5. Analise o óleo. ...
  6. Avalie os sinais de alteração nas peças. ...
  7. Verifique sinais de batidas. ...
  8. Analise o preço.

Existem motos que tem motores que passam fácil dos 200.000km, porém em alguns casos estes mesmos modelos muitas vezes quebram mesmo antes dos 100.000km, isso porque o tempo e a durabilidade do seu motor pode variar de acordo com alguns fatores de uso, cuidado e manutenção.

De forma geral, o mercado considera como baixa quilometragem carros que rodam entre 10.000km e 15.000km por ano. A média considerada pela maioria das concessionárias para definir um carro como seminovo é abaixo dos 20.000km rodados. Já a quilometragem alta se enquadra acima dos 100.000km.

Quanto dura o motor de um automóvel? São tantas as variáveis que a resposta pode ir dos 100 mil quilômetros até 300 ou 400 mil quilômetros. Ou, além de um milhão de quilômetros no caso do diesel.

Como nos carros, as motos usadas devem estar com documentação em dia, sem multas, bloqueios ou restrições e registradas em nome do vendedor ou de parentes próximos. Caso a moto tenha alguma pendência, só feche negócio e efetue o pagamento depois que tudo estiver resolvido.

Confira as dicas a seguir.

  1. Verificar o carimbo das revisões. As revisões realizadas em concessionárias resultam em carimbos no manual do proprietário. ...
  2. Analisar os pneus. ...
  3. Identificar o pedal da embreagem. ...
  4. Observar a parte externa. ...
  5. Procurar ajuda de profissionais de confiança.

Pelo site. Uma das formas mais usadas para consultar documentos de veículos, são os sites do Detran. Para fazer a consulta da situação de uma moto, é necessário acessar o site do Detran do estado referente ao registro do veículo.

Embora sejam mais econômicas que um carro, pois uma moto ou scooter roda, em média, 40 km/litro de gasolina, até mesmo os motociclistas estão sentindo no bolso a alta no preço dos combustíveis.

Venda de motos em agosto tem melhor mês do ano; confira o ranking das mais vendidas em 2020 | Mobilidade Estadão | Mercado, MotoMotor.

Caso o veículo apresente rachaduras, quebras e trincos, a vistoria será negada. Outro ponto importante é: o insulfilme do carro deve ter sido instalado corretamente e seguindo as regras do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

A taxa de transferência de moto pode variar de acordo com o Detran. Em São Paulo, a taxa custa R$ 246,17 em 2022. Esse valor pode ser acrescido de documentos que precisem ser atualizados, como o licenciamento (mais R$ 144,86).

Basta olhar o motor e a carroceria, você encontrará o número do chassi. Dica: nos vidros do veículo é possível encontrar uma parte dos dígitos também.

1 – Embreagem
O sistema de embreagem tem a função de transmitir a força do motor até as rodas. Como esse sistema é muito exigido durante os trajetos, portanto, é natural que ele acabe se desgastando com o tempo. Na verdade, é quase inevitável que o cabo da embreagem acabe se deteriorando.

Sem dúvida, os motores de baixa cilindrada da Yamaha são mais duráveis e mais potentes do que os da Honda. O principal motivo é o material usado na construção. A camisa dos motores das motos da Yamaha possuem um revestimento cerâmico que ajuda a diminuir o coeficiente de dilatação.

Cuidados com a moto: 5 dicas para ampliar a vida útil

  1. Lubrifique as peças. ...
  2. Ajuste sempre a corrente. ...
  3. Fique de olho nos pneus. ...
  4. Cuidado com a temperatura do motor. ...
  5. Contrate um serviço de rastreamento.

Sendo assim, para aumentar as opções, a quilometragem do carro mais indicada para conseguir um bom negócio ao adquirir um seminovo fica entre 10 mil e 60 mil quilômetros rodados. Isso não significa que todos os veículos com quilometragem superior a 60 mil representem um mal investimento.