Qual a quantidade que devo comercializar para que o lucro seja máximo?

Perguntado por: oarruda . Última atualização: 12 de fevereiro de 2023
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Quantas unidades devem ser vendidas mensalmente, de modo que se obtenha o lucro máximo? O número de unidades vendidas mensalmente para se obter o lucro máximo será determinado por Xv. Para se obter o lucro máximo, basta que 3 unidades sejam vendidas.

Sabe-se que o lucro total de uma empresa é dado pela fórmula L = R – C, em que L é o lucro total, R é a receita total e C é o custo total da produção.

12 peças

Para que se tenha lucro é preciso que a receita seja maior que o custo. Para ter lucro é preciso vender acima de 12 peças.

Assim, a margem de lucro não pode ser maior que 100%, pois o lucro líquido nunca será maior que o preço de venda (a não ser que não houvesse custo algum ou despesa, o que é praticamente impossível). A margem de lucro é de 50%.

Qual a margem de lucro permitida por lei? O limite permitido para a margem de lucro é de 20%. E um percentual acima deste seria considerado abusivo pelo PROCON. Na prática, essa porcentagem serve para deixar claro que não é permitido que uma empresa tenha uma lucratividade excessiva em cima do consumidor.

A margem ideal de lucro em vendas depende do ramo de atuação da empresa, mas, no geral, estima-se que lucro deve ser de 20% a 30% para serviços, de 15% a 20% para comércios e de 8% a 12% para indústria, que possui variáveis muito específicas.

Como calcular a margem de lucro? Para calcular a margem de lucro, é preciso dividir o lucro da empresa pela receita total e multiplicar o resultado por 100. A receita (ou faturamento) é obtida pela soma do valor total recebido pela empresa nas vendas de produtos ou serviços.

Para calcular o novo preço comercial, você precisará adicionar os custos de envio e manuseio ao custo de aquisição – isso dará a você o custo total do produto. Em seguida, aplique um markup comercial a esse custo. O markup comercial é o quanto você está aumentando o custo do produto para estabelecer o preço de revenda.

A fórmula para o cálculo da margem de lucro é simples: divida o lucro pela receita total e multiplique o resultado por 100. Veja o exemplo de uma loja que faturou R$ 10 mil em um mês e teve custos de R$ 6 mil no mesmo período. Pelos cálculos, a margem de lucro da loja foi de 60%.

Nesse sentido, é recomendado investir, em média, de 15% a 30% do lucro líquido do negócio mensal ou anualmente para que esse valor retorne futuramente. Você pode realizar esse investimento aplicando na estrutura da empresa, inovações em produtos/serviços, além de capacitação da equipe, como veremos nas dicas a seguir.

Vender 2.000 unidades por ano seria o mínimo para esta empresa não obter prejuízo.

Lucro e formação de preço de venda
Lucro é todo retorno positivo de um investimento feito por uma pessoa ou empresa. Por exemplo, se a sua empresa compra peças de automóvel por R$ 50 e as revende por R$ 75, então você está tendo um lucro de R$ 25 em cada peça.

Se você vender por R$ 30,00 teve lucro de 100% e se vender por R$ 45,00, lucro de 200%.

Atualmente, alguns dos produtos para revenda com alta margem de lucro são:

  • Acessórios de beleza;
  • Produtos pet;
  • Componentes eletrônicos;
  • Itens de decoração;
  • Produtos de bebê;
  • Roupas;
  • Artigos esportivos.

Há no mercado uma métrica de retorno a depender do tipo de setor em que se irá empreender. No varejo, por exemplo, há uma remuneração de cerca de 4% sobre o total das vendas. Para a atividade de serviços, se espera algo em torno de 20% sobre o total das vendas.

Como calcular a margem de lucro
Existem três etapas para fazer esse cálculo: Determine o lucro bruto (subtraia as despesas para execução do produto e/ou serviço da receita). Divida o lucro bruto pela receita. Multiplique o resultado por 100 para chegar a uma porcentagem.

Produto. O cálculo é simples, você deve dividir o lucro bruto pela receita, e multiplicar o resultado da divisão por 100. Quando um produto for vendido a R$ 10 e a produção custar R$ 5, você ganhará R$ 5. Esse valor é o lucro bruto e ele representa uma margem bruta de 50%.

Quanto ao lucro que você deseja obter, não esqueça de trabalhar dentro dos parâmetros do mercado e do segmento em que você estará atuando, para que sua empresa possa ser competitiva e ainda sim dar lucros. Reforçando, a margem de lucro média para comércio é de 15% a 20%.

Lucro desejado
Para saber quanto lucrar, você deve pesar os valores praticados no mercado, ficar de olho na concorrência e projetar o quanto precisa para se manter no mercado. Vale ressaltar que esse valor, para uma empresa se manter saudável no varejo, precisa ficar pelo menos entre 5% e 10%.

Segundo o SEBRAE (2008), a rentabilidade esperada para uma micro e pequena empresa, é de 2% a 4% ao mês sobre o valor do investimento. No entanto, com essa diferença crucial entre os dois índices, é possível afirmar que existem empresas lucrativas que podem não ser rentáveis.