Qual a quantidade ideal de proteína para ganhar massa muscular?

Perguntado por: lneves7 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

Um estudo publicado em setembro de 2022 na revista científica Sports Medicine Open sugere que o consumo diário de proteína para aumentar a massa muscular deve ser de 1,5 grama para cada quilograma de peso corporal. Nesse contexto, uma pessoa que pesa 80kg deve consumir 120g do macronutriente por dia.

Realizar exercícios compostos, como agachamentos, levantamento de peso morto, supino e flexões, que envolvem vários grupos musculares ao mesmo tempo, é altamente recomendado. Esses exercícios desencadeiam uma resposta anabólica no corpo, promovendo o crescimento muscular.

Os alimentos mais ricos em proteínas são os de origem animal, como a carne, o peixe, ovo, leite, queijo e iogurte.

6g

Uma unidade de ovo de galinha tem, aproximadamente, 6g de proteína. O alimento pode ser consumido diariamente, pois traz diversos benefícios para a saúde que vão além do aporte proteico. Rico em vitamina B12, promove a redução dos níveis de gordura e auxilia na formação de músculos.

De acordo com o Instituto Ovos Brasil, incluir ovos em nossa alimentação diária pode contribuir para aumentar a imunidade e reduzir o risco de contrair doenças sazonais, como o resfriado. Recomenda-se consumir pelo menos dois ovos por dia, de forma equilibrada e como parte de uma dieta saudável e variada.

Ele afirma que a média de ganho de massa muscular de forma natural para homens é de 0,5 a 1 kg por mês. Para as mulheres, a média é de 0,5 kg.

vitamina D

A vitamina D ajuda no ganho de massa muscular e peso por diversos motivos. Dentre eles, podemos citar as suas funções metabólicas, as quais são importantes para a regulação dos sistemas cardiovascular, musculoesquelético e imunológico. Além disso, ela exerce papel importante na síntese de hormônios.

1. Proteínas. Se você busca por ganho de massa muscular, saiba que a proteína tem um papel muito importante. É ela quem faz a reparação e o remodelamento dos músculos e dos tecidos danificados, o que contribui para o crescimento saudável dos grupos musculares.

Caso tenhamos dificuldade ao acesso de carnes, podemos procurar por opções mais baratas e que têm uma quantidade suficiente de proteínas, como os ovos, a sardinha, o leite, a soja, o feijão, o grão de bico, a lentilha, o brócolis, a ora-pro-nóbis, o espinafre, a couve, o repolho, o frango e outras carnes.

Para Amanda, tanto a clara quanto a gema do ovo são essenciais para ganhar músculos. “Os nutrientes da gema complementam o que a clara oferece. A clara é rica em albumina, uma proteína formada por aminoácidos que, por ser de fácil absorção, é um dos componentes de suplementos como whey protein e BCAA.

1,6 g

Banana. Para completar a lista, é preciso mencionar a importância das bananas. Em uma porção da fruta, uma pessoa obtém, em média, 1,6 g de proteína.

Indivíduos sedentários ou pouco ativos: 0,8g/kg/dia. Indivíduos que praticam atividade física moderada: de 1,2 a 1,4g/kg/dia. Indivíduos que praticam atividade física intensa: 1,2 a 1,7g/kg/dia.

Frango

Corte de carne (100 g)Quantidade de proteína (g)
Peito de frango grelhado31,8
Sobrecoxa sem pele assada29
Coxa de frango sem pele cozida26,8
Coração de galinha grelhado22,3

Consuma mais calorias do que gasta
Para saber quantas calorias você deve consumir, basta multiplicar o seu peso atual por 30. Por exemplo, se você pesa 72 kg e quer aumentar sua massa muscular, deverá consumir 2.160 calorias.

Analisando friamente, é possível dizer que, por ter um preparo simples, o ovo cozido é a opção mais saudável e menos calórica, uma vez que só precisa de água. Além disso, não contém gorduras prejudiciais à saúde, que estão presentes nas frituras.

É possível, por exemplo, ingerir de cinco a dez claras ao dia, ou fazer uma refeição só com clara de ovos”, informou o especialista, que recomenda o acompanhamento de nutricionistas.

Comer ovo cozido de manhã emagrece: Benefícios nutricionais
Assim, além de beneficiar a manutenção de massa magra, este alimento também pode ajudar a reduzir o apetite, controlando os níveis de açúcar no sangue e promovendo a saciedade, o que pode ajudar a reduzir a ingestão de calorias ao longo do dia.

Quais são os alimentos ricos em carboidratos?

  • Aveia.
  • Batata-doce (não podia faltar)
  • Batata inglesa.
  • Arroz branco.
  • Arroz integral.
  • Frutas.
  • Pão integral.
  • Leguminosas (feijão, grão de bico, lentilha…)