Qual a quantidade ideal de gordura por dia?

Perguntado por: rveloso . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.8 / 5 11 votos

Uma pessoa que consome 2000 calorias por dia, por exemplo, não deve ultrapassar 66 gramas de gorduras totais, o que representa 30% do valor energético total da dieta.

O cálculo aqui é mais simples: um grama de gordura para cada quilo de peso. Uma pessoa de 80 quilos deve ingerir 80 gramas de gorduras ao dia. Um grama de gordura possui cerca de nove calorias.

Novas diretrizes da OMS
O consumo de gorduras totais não deveria passar de 600 calorias (30% do total) – o que representa 66 gramas. As gorduras saturadas deveriam somar no máximo 10% dessa quantidade, ou cerca de 6,6 gramas.

Para indivíduos adultos saudáveis, a recomendação média é de que o consumo de nutrientes não ultrapasse os seguintes valores: Carboidratos – 55% das calorias consumidas. Gorduras – 35% das colorias consumidas. Proteínas – 20% das colorias consumidas.

A fórmula utilizada para o cálculo é: IMC = Peso ÷ Altura x Altura, e a sua unidade de medida é kg/m². De acordo com uma tabela firmada pela Organização Mundial da saúde, o resultado mais indicado para homens adultos com idade entre 20 e 59 anos estaria entre 18,5kg/m² e 25 kg/m².

5 gramas

Um ovo grande contém 77 calorias, com 6 gramas de proteína de qualidade, 5 gramas de gordura e traços de carboidratos. Em geral, a parte branca do ovo é a melhor fonte de proteína, com muito poucas calorias. A gema de ovo carrega o colesterol, gorduras e a maior parte das calorias em geral.

Gorduras mais saudáveis:
Gorduras insaturadas são reconhecidas como “gorduras boas” e há dois tipos: monoinsaturadas e polinsaturadas. As gorduras monoinsaturadas encontram-se, por exemplo: Azeite. Óleo de amendoim.

Alimentos ricos em gorduras boas

  • Abacate. Uma das raras frutas ricas em gordura, mas a maior parte delas é monoinsaturada, então ele está liberado. ...
  • Azeitona. ...
  • Azeite de oliva. ...
  • Salmão. ...
  • Nozes. ...
  • Ovos. ...
  • Linhaça. ...
  • Chocolate.

Gorduras boas como abacate, azeite de oliva, castanhas, nozes, amendoim e amêndoas são ótimas. O abacate é rico em proteína vegetal e gordura de boa qualidade, e pode auxiliar no ganho de massa muscular. As oleaginosas são fontes de vitaminas do complexo B e vitamina E, que favorece o metabolismo energético.

Quais são os alimentos ricos em carboidratos?

  • Aveia.
  • Batata-doce (não podia faltar)
  • Batata inglesa.
  • Arroz branco.
  • Arroz integral.
  • Frutas.
  • Pão integral.
  • Leguminosas (feijão, grão de bico, lentilha…)

Gordura saturada
Outros exemplos de produtos que também contêm gorduras saturadas são o bacon, creme de leite, ovos, queijo, manteiga e iogurte. A gordura saturada é prejudicial ao organismo e, além disso, não é essencial para o bom funcionamento do corpo. Ela aumenta os níveis de colesterol ruim (LDL).

Para ganhar massa muscular é preciso comer alimentos ricos em carboidratos complexos e proteína de alta qualidade, que podem ser de origem animal e vegetal, além de gorduras boas. As proteínas ajudam na reparação e construção dos músculos, enquanto os carboidratos e a gordura são fonte de energia.

Que, para perder gordura, ele precisa começar pelo carboidrato nos primeiros estágios. E que sim, vou perder peso, mas a maioria deste será perda de músculos e não de gordura. Uma vez eu li mesmo que, antes de gastar gordura, [o corpo] precisa utilizar o carboidrato.

O método mais simples é atribuir calorias em relação aos nutrientes com uma divisão de porcentagem. O mais comum é dividido 40:40:20, ou seja, 40% das calorias atribuída à proteína, 40% de carboidrato e 20% de gorduras.

O organismo precisa de gordura para se desenvolver e produzir energia. Ele também usa a gordura para sintetizar os hormônios e muitas outras substâncias necessárias para realizar suas atividades (por exemplo, as prostaglandinas). As gorduras são a fonte de energia mais lenta, porém mais eficiente.

Para o abdominal ficar definido o percentual de gordura precisa estar entre 13% e 15% para mulheres. Já para os homens, é cerca de 10% a 12%.

A literatura traz como referencial de percentual de gordura para fisiculturistas, levantadores olímpicos e basistas de 4,1% a 15,6%, os quais encaixam-se dentro dos achados do estudo (GUEDES, 2006).