Qual a quantidade ideal de energético por dia?

Perguntado por: acustodio . Última atualização: 14 de fevereiro de 2023
3.9 / 5 17 votos

Por isso, o ideal é que a pessoa consuma de uma a duas latas por dia, no máximo. A estimativa é que uma lata de 250 ml de energético tenha aproximadamente de 80 mg a 90 mg de cafeína (o consumo recomendado para adultos é de até 400 mg por dia).

Pico de ação entre 30 a 60 minutos e duração de três a seis horas.

Esses energéticos, como foi mencionado, possuem elevada concentração de cafeína e outras substâncias, tais como taurina, além de glicose (fonte de energia) e algumas vitaminas que, juntos, possuem efeitos que reduzem a sonolência, diminuem a fadiga e aumentam a atenção e desempenho físico.

O energético Monster tem 120mg de cafeína e o Red Bull tem 116mg. A mais alta concentração é a do Spiker Shooter, que contém 428mg de cafeína em cada 340 gramas, e o Wired X344, com 258mg.

O consumo excessivo também pode desencadear distúrbios e má qualidade de sono. De acordo com Fátima, é muito comum acontecer um círculo vicioso, em que a pessoa toma muito energético em um dia, tem problemas para dormir à noite, porque o corpo segue em alerta, e sente a necessidade de tomar mais no outro dia.

Por isso, o ideal é que a pessoa consuma de uma a duas latas por dia, no máximo. A estimativa é que uma lata de 250 ml de energético tenha aproximadamente de 80 mg a 90 mg de cafeína (o consumo recomendado para adultos é de até 400 mg por dia).

Os efeitos são o aumento da pressão arterial, aumento dos batimentos cardíacos e também da frequência respiratória, deixando a pessoa mais ofegante. O consumo com muito excesso, além de acelerar o batimento cardíaco, pode causar arritmias cardíacas", relata a médica.

O consumo ideal é de uma hora a 30 minutos antes de ir dormir.

Guaraná em pó
Por conter cafeína, teobromina e teofilina, substâncias que agem no sistema nervoso estimulando a concentração e aumentando o estado de alerta, o guaraná em pó é um excelente alimento para ajudar a tirar o sono e melhorar a concentração.

As pessoas que dizem não sentir o efeito da cafeína provavelmente não possuem receptores com muita afinidade por essa substância. Outra possibilidade para explicar as nossas diferenças de tolerância à cafeína é a velocidade de metabolização do composto no fígado.

Evite beber em jejum
"Um energético ingerido em jejum pode comprometer as funções do estômago e de todo o aparelho digestivo, além de potencializar os efeitos da bebida na medida em que sua absorção se torna mais rápida e os efeitos mais intensos", explica o fisiologista Paulo.

Mas fica a dica, os drinks com energéticos devem ser tomados com moderação, então nada de exageros!

  • 1 Vodka com energético. Essa talvez seja a combinação mais consumida nas casas noturnas. ...
  • 2 Whisky com energético. ...
  • 3 Drink de açaí com whisky. ...
  • 4 Maria do Bairro.

Limite o consumo a no máximo dois drinques por dia.
No caso dos energéticos mais populares e comuns, o limite de duas doses por dia é razoável e seguro para adultos saudáveis. No caso dos energéticos líquidos não concentrados, como o Red Bull e o Monster, isso equivale a 500 ml por dia.

Sociedade Brasileira de Pediatria lança alerta sobre produtos estimulantes e diz que não são recomendados para menores de 18 anos. Saborizadas e com embalagens atraentes, as bebidas energéticas podem parecer inofensivas para crianças e adolescentes, mas não são.