Qual a quantidade de uva passas por dia?

Perguntado por: djaques8 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 14 votos

100 gramas

Por ser rica em fibras solúveis e insolúveis, a uva passa ajuda no funcionamento intestinal e proporciona maior sensação de saciedade. Em suma, o consumo desse alimento pode fazer muito bem ao organismo, desde que seja feito com moderação. O máximo recomendado é de 100 gramas por dia.

2 colheres de sopa

A porção recomendada é de 2 colheres de sopa, adicionadas em iogurtes, saladas, cereais, bolos ou granola, por exemplo.

Mas muitas pessoas se perguntam: quanto de uva posso comer por dia? De maneira geral, não há uma quantidade específica recomendada, mas a orientação dos nutricionistas é consumir de 1 a 2 xícaras de uvas por dia, o que equivale a cerca de 150 a 300 gramas.

Por ser rica em fibras solúveis e insolúveis, a uva passa ajuda no funcionamento intestinal e proporciona maior sensação de saciedade. Em suma, o consumo desse alimento pode fazer muito bem ao organismo, desde que seja feito com moderação. O máximo recomendado é de 100 gramas por dia.

E se você não sabe o que comer à noite para dormir melhor, Carolina indica nozes e uvas passas, que são ricas em melatonina, substância que ajuda a dormir.

A uva pode ser efetivamente usada para melhorar o sono, jeg lag e até pode ajudar na insônia. Se optar em comer frutas que contém melatonina antes de dormir, mesmo em grandes quantidades, isso pode ajudá-lo a ter um sono profundo sem interrupções.

Mas no quesito nutrientes a uva passa preta fica na frente. Isso porque ela possui uma quantidade maior de flavonoides. Esses compostos bioativos possuem uma forte propriedade antioxidante, que combate o excesso de radicais livres no nosso corpo e com isso evita a oxidação das células, que pode gerar até o câncer.

A água de passas é um incrível remédio natural para o fígado, pois é capaz de estimular os processos bioquímicos do órgão, ajudando-o a depurar melhor o sangue.

“As uvas-passas têm como resultado uma concentração maior do sabor da fruta, mas é sempre importante buscar um produto de boa qualidade. Já vi uvas-passas com adição de açúcar, daí não é aceitável”, diz.

“A mesma porção de uva-passa pode ter três vezes mais calorias do que a fresca”, arremata a nutricionista. Logo, ao optar pela fruta seca, contente-se com 1 colher de sopa por dia. No caso da natural, estão liberadas de dez a 12 unidades.

Por conter sódio e potássio, o alimento não é indicado para pessoas que têm problemas renais. Isso ocorre porque esses minerais podem ficar armazenados em rins que não são saudáveis, gerando cálculos renais, as famosas "pedras".

Mas, em última análise, não há uma quantidade precisa de calorias. A Organização Mundial da Saúde estabelece que um indivíduo adulto saudável deve consumir entre 2.000 e 2.400 calorias por dia. Mulheres em torno de 2.000 e homens em torno de 2.400.

4) Ajuda o coração. Uvas passas ainda são ricas em catequina, antioxidante eficaz para eliminar o colesterol e limpar as artérias, além de regular a pressão e colaborar com a boa circulação.

seis meses

As frutas secas passam por um processo de desidratação, ou seja, perdem água e por isso o tempo de conservação é maior, já que microrganismos como fungos e bactérias têm dificuldade para sobreviver. “O prazo de validade, em média, é de seis meses.

Frutas que os diabéticos devem evitar ao máximo
São exemplos: queijo, salada, cereais, etc… Os frutos secos, como uva passa, ameixas devem ser consumidos com muita moderação e em pequenas quantidades.

O benefício mais comum é a laxativa, mas você sabia que ela é repleta de vitaminas do complexo A e B, cálcio, cobre, ferro, magnésio, manganês, potássio, zinco, fazendo assim, que ela auxilia de diversas formas a saúde física e mental do ser humano.