Qual a quantidade de sódio por dia?

Perguntado por: etorres . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 17 votos

Na região, a ingestão de sal está acima dos 5 gramas (2 gramas de sódio) por dia recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e seu consumo varia de 8,5 a 15 gramas por pessoa. Reduzir a ingestão de sal pode prevenir hipertensão e doenças cardiovasculares, as principais causas de morte na região.

A quantidade diária recomendada pela Organização Mundial Saúde e Sociedade Brasileira de Hipertensão deve ser de 5 gramas, o que representa 2 gramas de sódio.

A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é de que a ingestão de sódio seja de 2.000 mg/dia ou 2 g/dia, cerca de 5 g de sal (equivalente a 5 colheres rasas de café), porque o sal de cozinha é “cloreto de sódio” e contém 40% de sódio.

Alimentos que mais contêm sódio
O macarrão instantâneo ocupa o primeiro lugar da lista de produtos com sódio: contém 1600 mg (quase a dose diária recomendada de sal). As comidas congeladas também têm alto teor do mineral.

A Organização Mundial da Saúde recomenda um consumo máximo de 2000mg (2g) de sódio por pessoa ao dia, o que equivale a 5g de sal (lembrando que 40% do sal é composto de sódio), mas os brasileiros atualmente consomem mais do que o dobro desta quantidade.

49 mg

A Coca-Cola Zero possui 49 mg de sódio (350ml) e a Coca-Cola Light, 40 mg, enquanto a Coca-Cola regular tem 18 mg de sódio/350ml.

Na quantidade recomendada (2,4g por dia), o sódio: Regula o volume sanguíneo; Tem papel importante nos impulsos nervosos; e. Auxilia na contração muscular.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a recomendação de consumo de sal por pessoa é de até 5g por dia, o que equivale a 2g de sódio - uma colher de café contém 1g de sal.

Quando consumido em excesso o sódio pode provocar o aumento da pressão arterial, libera hormônios que causam a retenção de líquido e inchaço, além de comprometer o funcionamento dos rins, já que eles têm capacidade limitada para filtrar o sódio, e suas complicações podem levar ao Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Light: Possui 50% menos sódio, indicado para pessoas com hipertensão arterial. Grosso: Mais saudável porque não é refinado. Marinho: Não é refinado e tem mais minerais que o sal comum. Flor de sal: Contém aproximadamente 10% a mais de sódio que o sal comum, por isso não é indicado aos hipertensos.

Como calcular
A quantidade de sódio vem indicada em miligramas e o volume da porção aparece logo no topo, como na imagem ao lado. Divida o sódio em mg pela quantidade da porção. Se o resultado for inferior a 4, o alimento não é considerado rico em sódio.

50 gramas

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), no máximo 10% das calorias diárias devem ser provenientes do consumo de açúcar. Considerando uma dieta de 2.000 calorias, esse percentual equivale a 50 gramas de açúcar por dia (cerca de dez colheres de chá).

Alimentos como legumes frescos, frutas, a maioria dos produtos lácteos, ovos e nozes sem sal são naturalmente pobres nele.

Substitua o sal por outros temperos
Utilize temperos naturais em suas refeições para reduzir a quantidade de sódio sem perder sabor. Veja só: Pimenta: Além de adicionar mais sabor aos preparos, a pimenta também contribui para o melhor funcionamento do sistema digestivo e absorção dos nutrientes.

O sal de cozinha é um ALIMENTO utilizado na culinária para agregar sabor, composto de sódio, cloro e fortificado com iodo. Já o sódio é um NUTRIENTE essencial ao organismo, que corresponde a 40% da composição do sal de cozinha, ou seja, em 1.000 mg (1 g) de sal temos 400 mg de sódio.