Qual a quantidade de proteína para ganhar massa muscular?

Perguntado por: acosta . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.7 / 5 20 votos

Um estudo publicado em setembro de 2022 na revista científica Sports Medicine Open sugere que o consumo diário de proteína para aumentar a massa muscular deve ser de 1,5 grama para cada quilograma de peso corporal. Nesse contexto, uma pessoa que pesa 80kg deve consumir 120g do macronutriente por dia.

Os alimentos mais ricos em proteínas são os de origem animal, como a carne, o peixe, ovo, leite, queijo e iogurte.

Para isso basta multiplicar o seu peso corporal por 1,5. O número obtido é uma meta razoável para a quantidade de proteína, em gramas, que você deve comer todos os dias.

6g

Uma unidade de ovo de galinha tem, aproximadamente, 6g de proteína. O alimento pode ser consumido diariamente, pois traz diversos benefícios para a saúde que vão além do aporte proteico. Rico em vitamina B12, promove a redução dos níveis de gordura e auxilia na formação de músculos.

A ingestão diária recomendada é de 0,8 gramas por quilograma de peso corporal, isso equivale a cerca de 10% das calorias diárias.

1,8 gramas

De qualquer forma, para que você saiba a quantidade de proteína que precisa por dia, basta calcular, por ser uma pessoa fisicamente ativa, 1,8 gramas por quilo de peso corporal.

Em média um ganho de 5 kg de massa muscular varia de 3 até 6 meses. Ao passo que algumas pessoas conseguem ganhar músculos rápido, outras tem grandes dificuldades, e chegam a ganhar no máximo 1 kg em 1 mês.

vitamina D

A vitamina D, então, auxilia no processo de “cura” indiretamente, já que é importante na constituição de células do tecido muscular que sintetizarão as proteínas regeneradoras durante a atividade física. Essa regeneração é o que leva ao aumento da massa muscular.

Em muitas frutas também é possível encontrar quantidades consideráveis de proteínas, como: abacate, amora, goiaba, ameixa, jaca, banana e maracujá. O mesmo é válido para alguns vegetais, por exemplo, brócolis, espinafre, couve e tomate.

brócolis

Os brócolis são os verdadeiros super-heróis do mundo dos alimentos: uma xícara desse vegetal (91 gramas) oferece 2,6 gramas de proteína, incluindo todos os aminoácidos essenciais. Além disso, ele oferece folatos, manganês, potássio e vitaminas C e K – com apenas 31 calorias.

Frutas também possuem proteínas

  1. Goiaba. A goiaba é considerada a fruta mais rica em proteínas. ...
  2. Abacate. Continua após a publicidade. ...
  3. Damasco. Damascos frescos também são considerados uma boa fonte de proteína. ...
  4. Kiwi. Continua após a publicidade. ...
  5. Amora. ...
  6. Laranja. ...
  7. Banana.

Diariamente em uma dieta para ganho de massa magra deve-se consumir uma quantidade intensa de proteínas, em média calcula-se de 2g a 3g por quilo de peso do individuo. Usando o valor dos itens 1 e 2 somados distribua entre as 6 e 7 refeições diárias.

Um estudo feito nos Estados Unidos mostrou que a ingestão integral do ovo (clara+gema), mantendo proporções de 1.8g de proteína por kg de peso, é mais eficiente na hora de aumentar a massa muscular.

Seguem abaixo 7 opções de alimentos que estão cada vez mais servindo de opções para esse consumo matinal.

  1. 1 - Queijos. ...
  2. 2 - Iogurte Natural. ...
  3. 3 - Pasta de Amendoim. ...
  4. 4 - Quinoa. ...
  5. 5 - Aveia. ...
  6. 6 - Chia. ...
  7. 7 - Barras de Proteína.

É possível, por exemplo, ingerir de cinco a dez claras ao dia, ou fazer uma refeição só com clara de ovos”, informou o especialista, que recomenda o acompanhamento de nutricionistas.