Qual a quantidade de ovo por semana?

Perguntado por: imuniz . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 19 votos

Comer ovos todos os dias faz mal? Os estudos sugerem uma média de 2 a 3 ovos inteiros por dia, mas não existe uma quantidade certa, porque é muito individual. Há pessoas saudáveis e muito ativas, por exemplo, que consomem pouco mais que 3 ovos por dia sem problema algum.

O ovo possui nutrientes com ação antioxidante como os carotenoides, a vitamina A e E, ácido fólico, zinco, magnésio e selênio. Estes componentes ajudam a proteger as células da ação danosa dos radicais livres, o que auxilia a retardar o envelhecimento celular precoce.

Benefícios do ovo para o ganho de massa muscular
Ele pode ser consumido cozido, mexido, em forma de omelete e em receitas saudáveis, como crepioca. Mas, atenção: nenhum alimento é capaz de fazer milagres pelos músculos.

Apesar de o colesterol alimentar estar relacionado à elevação do colesterol no sangue, os maiores vilões para que isto ocorra são grande ingestão das gorduras trans e gorduras saturadas, menor participação de alimentos fontes de colesterol como o ovo e o camarão.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o consumo diário de colesterol não ultrapasse 300 mg. Tomando este valor por base, uma pessoa poderia consumir no máximo 2 ovos por dia, pois cada ovo contém, em média, 180 mg de colesterol.

Consumir ovos cozidos pela manhã ajuda a começar o dia com uma boa quantidade de nutrientes que estimulam o anabolismo. Eles são ricos em proteínas, o que ajuda no ganho de massa muscular, além de também prevenir o catabolismo.

Na dieta para engordar deve-se consumir mais calorias do que aquelas que se gasta, sendo recomendado comer a cada 3 horas, evitando pular as refeições, e adicionar alimentos calóricos mas ao mesmo tempo saudáveis e nutritivos, como azeite de oliva, batido de frutas, aveia, abacate e frutos secos.

"A melhor forma de preparo é a cozida, pois a pessoa estará ingerindo uma proteína de boa qualidade sem aumentar o aporte calórico e lipídico do alimento, visto que não há a adição de óleo para cocção", explica o nutricionista Guilherme Rosa.

Pessoas que não devem comer ovo à noite
São elas: Pessoas que possuem alergia ao ovo. Pessoas com diagnóstico de refluxo ou outro problema que atinge o estômago. Mas, nesse caso, a restrição é apenas para os ovos fritos, uma vez que as proteínas do ovo cozido podem ajudar a melhorar os sintomas desses problemas.

A gema contém praticamente todas as vitaminas (exceto a vitamina C), proteína e gordura.

E quanto à dúvida se comer ovos todos os dias faz mal, a resposta é: não. O ovo é um alimento bem completo em nutrientes, em especial, proteína de alto valor biológico, leucina, vitaminas A, D, E e do complexo B, colina, zinco, iodo e selênio, com inúmeros benefícios à saúde.

CAFÉ DA MANHÃ: 5 ALIMENTOS PARA GANHAR MASSA MUSCULAR

  • PATÊ DE FRANGO OU ATUM. Uma opção diferente para consumir no café da manhã com o pão integral. ...
  • IOGURTE. ...
  • QUEIJO. ...
  • OVOS. ...
  • Tofu.

Maçãs, uvas, morangos, frutas cítricas.
Essas frutas são ricas em pectina, um tipo de fibra solúvel que diminui LDL.

O colesterol alto, em si, é um quadro assintomático.
...
Por isso, fique atento a eles.

  • Fadiga. Quando o colesterol está elevado, é comum que o sangue tenha maior dificuldade para levar o oxigênio pelo corpo. ...
  • Palpitações. ...
  • Dor de cabeça. ...
  • Inchaço abdominal.

Colesterol alto: cardiologista elenca os quatro piores alimentos para o problema

  • Carne processada.
  • Carne vermelha.
  • Frituras.
  • Doces.

Ovo cozido: benefícios para o organismo
"O ovo cozido é rico em colina, que é bom para a memória; e zinco, que afeta o sistema imune. É uma excelente fonte de proteína, ajuda a retardar o envelhecimento, é boa para o sistema imunológico e sustenta o corpo", explica a nutricionista.