Qual a quantidade de melancia por dia?

Perguntado por: ipeixoto2 . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.7 / 5 5 votos

É possível afirmar que uma melancia inteira, com cerca de 10kg, ou até meia estão fora dos parâmetros de moderação. De maneira geral, o ideal é o consumo de uma ou até duas porções por dia.

As melancias são ricas em licopeno. Portanto, não devemos consumir melancia em grandes quantidades. Esse hábito pode levar a náuseas, inchaço, diarreia, vômito, má digestão e excesso de gases. Esses sintomas podem ser piores entre os idosos, pois o nosso sistema digestivo tende a ficar mais frágil com a idade.

E o efeito pode ser notado algumas horas após a ingestão da melancia. Estudos indicam ainda que os benefícios do licopeno e do betacaroteno presentes na fruta melhoram quando ela é consumida em temperatura ambiente.

O problema pode se agravar caso a pessoa sofra de síndrome do intestino irritável. Outro grupo que precisa evitar o consumo exacerbado de melancias são as pessoas que possuem diabetes, pois a melancia possui alto teor glicêmico, que elevam os níveis de açúcar no sangue.

A Direção-Geral da Saúde recomenda o consumo de três a cinco porções de fruta por dia, sendo a regra geral de cinco porções por dia para crianças e adultos . No caso dos adultos a porção equivale a 80 gramas de fruta. Para crianças corresponde, grosso modo, à quantidade que cabe na palma das suas mãos.

Além disso, antes de ir para a cama, a melancia deve ser sempre evitada, já que também pode provocar inchaços e vontade de urinar. Em contrapartida, a melancia pode ser aproveitada no café da manhã e como sobremesa do almoço. Você deve consumir essa fruta com moderação, se quiser evitar o ganho de peso.

290 calorias

Baixa em calorias: a melancia é considerada um alimento com baixa densidade energética, pois 1kg da polpa da fruta tem apenas 290 calorias.

Do ponto de vista nutricional, não há mal algum em comer melancia à noite. Muito pelo contrário, essa é uma fruta altamente nutritiva, com diversas vitaminas e minerais indispensáveis. Para quem pratica atividade física, por exemplo, a melancia é uma poderosa aliada da boa performance, já que é rica em potássio.

Ele também ajuda a manter a sensação de saciedade. No que tange à preocupação com o colesterol, a American Heart Association recomenda que pessoas com colesterol normal limitem sua ingestão de colesterol a 300 miligramas por dia. A melancia é uma excelente maneira de se hidratar pela manhã.

Ela é rica em água, fonte de carboidratos, possui vitaminas importantes para o organismo como C e A, além de sais minerais como cálcio, magnésio, fósforo, sódio e potássio. Sua cor avermelhada indica a presença do licopeno, que é um antioxidante potente que combate os radicais livres do organismo.

As frutas que mais combatem a impotência sexual masculina são as que possuem flavonoides, como morango, mirtilo e framboesa e as cítricas, como laranja e acerola. Isso porque os flavonoides parecem ter um efeito relaxante sobre os vasos sanguíneos, o que facilita a ereção.

As romãs estão entre as frutas mais saudáveis que pode comer. Não só são ricas em nutrientes, como contém também compostos vegetais poderosos responsáveis pela maioria dos seus benefícios para a saúde. Ao níveis de antioxidantes, a romã revela ser três vezes superiores aos do chá verde e do vinho tinto ( 27 ).

Embora os flavonoides estejam presentes principalmente nas frutas vermelhas, as cítricas (limão, kiwi, abacaxi, manga, entre outras) também se demonstraram eficazes contra a impotência sexual. Além disso, elas combatem a ejaculação precoce e ajudam a prevenir doenças cardiovasculares.

Com apenas 46 calorias por xícara, a melancia é rica em vitamina C, vitamina A, licopeno ( responsável pela coloração da polpa vermelha) , sais minerais como cálcio, entre outros compostos que proporcionam benefícios como prevenção de câncer, estresse oxidativo, inflamação, entre outros.

Comer perto ou depois de uma refeição faz com que a fruta permaneça no estômago por um período prolongado e apodreça no intestino. Podendo causar indigestão, azia, arrotos e outros desconfortos.

Contudo, apesar do elevado IG da melancia, esta fruta, bem como qualquer tipo de fruta, pode ser consumida por pessoas com diabetes, desde que: Consuma a quantidade recomendada (uma talhada de 200g); Não faça uma ingestão isolada deste fruto.