Qual a quantidade de massa muscular ideal?

Perguntado por: oesteves . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 13 votos

Para as mulheres adultas e saudáveis, em média o ideal seria ter cerca de 25 a 35% de massa muscular, quanto mais tiver, mais saudável estará o organismo. Acima de 30% é considerado um valor muito bom. Para homens, o percentual deve ser acima de 33%.

O cálculo da massa muscular pode ser feito pela avaliação das dobras cutâneas e também pela fórmula da área muscular do braço. Porém, além delas existem equipamentos tecnológicos que podem ajudar e evitar o risco de cometer erros.

Para mulheres é ideal que a porcentagem de gordura fique entre 20% e 24%. Quanto aos homens, as porcentagens precisam estar entre 16% e 20%. A saúde do organismo funciona assim: quanto maior os índices de massa magra, mais fácil é para manter o peso estável.

Na faixa de 12% a 17%, é considerado um nível bom ou ótimo. “Já acima de 22% prejudicial à saúde”, alerta Cilla. Na verdade, para ambos, se o índice apontar mais do que 22% é preocupante porque pode desencadear vários problemas de saúde.

Vamos deixar claro aqui que a maioria das pessoas consegue, com uma certa facilidade, ganhar cerca de um quilo de massa muscular por mês. Então, especialmente se você for iniciante, o tempo médio estimado para ganhar 5kg de massa muscular é de 5 meses.

Segundo o médico, a melhor forma de medir a sua composição corporal é com um exame de bioimpedância. Nele, você consegue descobrir massa magra, gordura corporal, água corporal total, entre outros dados que proporcionam informações mais precisas.

A força muscular máxima é alcançada por volta dos 30 anos e mantém-se mais ou menos estável até a quinta década de vida, quando o declínio se inicia. Entre os 50 e 70 anos, existe uma perda de aproximadamente 15% da força muscular por década e, após os 70, a redução da força muscular passa a ser de 30% em cada 10 anos.

Quando começar a ganhar massa muscular? No entanto, se o seu IMC estiver entre 12% e 15%, o indicado é construir músculos primeiro. Pois quanto mais massa muscular, mais o seu metabolismo aumenta e você gasta mais energia durante o treino. Além disso, também se torna mais fácil ganhar força ao longo do tempo.

A massa muscular e a gordura possuem o mesmo peso, mas a massa muscular ocupa um espaço menor. Assim, mesmo que a balança faça a pessoa se perguntar se vai ficar mais gordinha, a resposta é não. Afinal de contas, com o aumento dos músculos, que ocupam menos espaço, as roupas que a pessoa vestir cairão melhor nela.

Os valores de referência para normalidade variam de acordo com idade e sexo, como segue: 15 a 24 anos — 13,2 a 18,6 (homens) e 23 a 29,6 (mulheres); 25 a 34 anos — 15,3 a 21,8 (homens) e 22,9 a 29,7 (mulheres); 35 a 44 anos — 16,2 a 23,1 (homens) e 22,8 a 29,8 (mulheres);

O termo massa muscular se refere exclusivamente aos músculos. Já a massa magra é tudo aquilo no corpo que não é água ou gordura (ossos, pele, músculos, etc.). Quando os músculos começam a aparecer é sinal de que você ganhou massa muscular e/ou perdeu massa gorda.

De acordo com pesquisas, um acréscimo de 0,5kg de músculo aumenta, em média, o gasto de 30 a 50 calorias a mais por dia sem mudanças na dieta.

Uma pessoa magra é mais fácil por conta de ter menos gordura acumulado, entretanto, uma pessoa mais cheia pode alcançar um corpo definido e musculoso, dependerá apenas da sua força de vontade.

Fitness: Como perder peso e ganhar músculo

  1. Aumente o seu consumo de proteína. As dietas ricas em proteína ajudam a construir massa magra, a aumentar a saciedade e também a queimar gordura.
  2. Reduza o consumo de hidratos de carbono. ...
  3. Introduza gorduras saudáveis na sua dieta. ...
  4. Consuma um número moderado de calorias.

Aliar atividade física e uma boa alimentação é o conjunto perfeito para quem quer perder gordura abdominal. Alimentos integrais, não industrializados, com baixo teor de açúcar e alto teor de fibras, como vegetais e frutas, favorecem a queima da gordura abdominal.