Qual a quantidade de lux para cada ambiente?

Perguntado por: tlacerda . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.7 / 5 14 votos

As normativas indicam, por exemplo, o mínimo necessário de 150 lux em setores de estocagem e passagem e 300 lux ou 500 lux de iluminância no setor de produção. Já na seção referente à indústria elétrica, fica estabelecido que o ambiente deve manter 1500 lux de iluminação.

Em indústrias com um serviço mais bruto, a iluminação deve estar entre 200 e 300 lux, enquanto esse valor pode chegar a cerca de 500 lux em outras instalações fabris.

Quartos (geral): entre 50 e 300 lux. Quartos, sobre a cama (para exame ou leitura): entre 350 e 750 lux. Iluminação noturna: entre 10 e 50 lux.

Para saber qual a quantidade de iluminância necessária no ambiente deve-se multiplicar o valor do lux médio pela área total do cômodo (NBR 5413). Caso queira apenas saber se a quantidade de luz existente é o suficiente para aquele ambiente, é só somar o lúmen de todas e dividir esse valor pelo metro quadrado.

Normas Brasileiras NBR 5413 e NBR 8995-1
Já na seção referente à indústria elétrica, fica estabelecido que o ambiente deve manter 1500 lux de iluminação. Em linhas gerais, em galpões que não demandam trabalho visual criterioso, um bom número de referência é 750 lux.

De quanta luz preciso na sala de estar? Como veremos nas secções seguintes, os requisitos de luz podem variar de caso para caso. A recomendação geral é ter um sistema de iluminação que forneça cerca de 100 lux ao nível do solo. Isto fornecerá iluminação suficiente para a maioria das situações.

Mas em média, uma sala de estar deve ser iluminada de forma geral na faixa de 100 a 200 lux, ou seja, de 100 a 200 lúmens a cada metro quadrado. Para luzes direcionais, de 300 a 750 lux no caso de áreas de leitura, mesas de centro, escrivaninhas, quadros e fotografias, entre outros.

O refletor LED 30W é intermediário e tem fluxo luminoso de 2000 lumens, iluminando cerca de 3 metros.

É indicado que o banheiro não fique escuro, mas também não parecer um holofote. A temperatura da cor das lâmpadas deve se manter entre 3.000K e 4.000K, com 200 lux de iluminância para o banheiro e 500 lux para a pia e lâmpadas de reprodução de cor superiores a 80%.

Um lux é igual a um lúmen (lm) por metro quadrado (m2): ou, quando expresso em candela (cd) por esterradiano (sr): Um fluxo de 1000 lúmens, distribuído uniformemente sobre uma área de 1 metro quadrado, ilumina esse metro quadrado com um iluminância de 1000 lux.

Os níveis de iluminação recomendados dependem da finalidade do galpão: mínimo de 300 lux ou 500 lux de iluminância (lumens por metro quadrado) no setor de produção e de 150 lux em setores de estocagem e passagem.

Expressa em lux (lx), indica o fluxo luminoso de uma fonte de luz que incide sobre uma superfície situada à uma certa distância desta fonte. Na prática, é a quantidade de luz dentro de um ambiente, e pode ser medida com o auxílio de um luxímetro.

Segundo a norma, a iluminância média para cozinhas é de 300 lux por metro quadrado. Então, quantos lúmens no total precisaremos? Ou seja, precisamos de um fluxo luminoso de 2100 Lúmens nesse ambiente.

A FÓRMULA PARA ILUMINAÇÃO
Então se você tem um cômodo de 5 metros de largura x 4 metros de comprimento, em uma sala ampla, por exemplo, multiplique por 3,2 e o resultado será 64 watts (em iluminação LED) , que é o a potência necessária aproximada para iluminar adequadamente a sua sala.

Além disso, o ideal é que elas tenham temperatura de cor mais alta, entre 3.000 e 5.000K. Ou seja, luzes de cor fria, mais próximas do branco. Isso porque esse tipo de iluminação ajuda a estimular a concentração e o foco, o que é indispensável para a iluminação do home office.

Uma boa dica para encontrar o ponto preciso de iluminação necessária é multiplicar por 16 a quantidade de metros quadrados do ambiente (largura pelo comprimento). Quer saber mais sobre a iluminação ideal? Preparamos este post com dicas imperdíveis.

7 dicas de iluminação para a sala de estar e de TV

  1. Use LED. As novidades e atualizações tecnológicas são constantes no setor de luminotécnica. ...
  2. Prefira tons quentes. ...
  3. Invista em iluminação indireta. ...
  4. Dimerize. ...
  5. Crie um cantinho de leitura. ...
  6. Ilumine os nichos. ...
  7. Luz para as plantas.